Coisas surpreendentes que acontecem antes do casamento que afetam muito seu relacionamento após o casamento

Um estudo identificou algumas coisas surpreendentes que afetam sua felicidade conjugal se feitas antes do casamento que você nem imaginava.

Stael Ferreira Pedrosa

Tradicionalmente as relações sempre começaram pelo namoro que leva ao casamento, que leva ao sexo, à coabitação e aos filhos. Atualmente há uma inversão nessa ordem: O sexo leva ao namoro, o namoro à coabitação, coabitação aos filhos e finalmente (ou não) ao casamento.

Qual é o efeito que esta inversão tem ou terá na qualidade dos casamentos? Um estudo das Universidades de Denver, Colorado, e de Virgínia, ambas nos Estados Unidos, comandado pelos doutores Galena Rhoades e Scott Stanley, analisou o histórico de relacionamento de novos cônjuges, suas experiências românticas anteriores, e investigou se há relação desse histórico com a qualidade dos seus casamentos.

Leia: Uma característica que irá destruir seu casamento

Os pesquisadores descobriram três grandes resultados

  1. Baseado no “background”, ou seja, nas experiências passadas dos entrevistados, concluiu-se que suas interações anteriores em relação a amor, sexo e filhos forma uma estreita ligação com a futura qualidade marital (o critério “qualidade marital” foi baseado em três parâmetros: felicidade no relacionamento, pensamentos sobre a dissolução, capacidade de confiar um no outro, e visão de cada um sobre o relacionamento atual).

  2. Alguns casais conseguem superar grandes transições no relacionamento, enquanto outros tomam decisões intencionais de atravessá-las. Os casais na última categoria se saem melhor.

    Advertisement
  3. Escolhas intencionais parecem estar mais relacionadas com a qualidade da relação depois do casamento.

Com essas conclusões os estudiosos cavaram fundo e encontraram que algumas coisas que acontecem antes do casamento afetam muito o relacionamento após o casamento.

Algumas são surpreendentes como, por exemplo, as diferenças em que homens e mulheres são afetados pelos mesmos eventos:

1. Número de parceiros antes do casamento

A quantidade de parceiros sexuais que uma pessoa tem antes do casamento se mostrou como um dado importante na avaliação da qualidade do casamento.

Mulheres

Advertisement

Quanto mais parceiros sexuais as mulheres tiveram antes do casamento, menos felizes elas relataram ser seu casamento.

Homens

Esta associação não foi estatisticamente significativa para os homens.

2. Filhos antes do casamento

Na amostragem, 16 por cento dos indivíduos recém-casados tinham filhos de relacionamentos anteriores e 16 por cento relataram que seus parceiros tinham filhos de relacionamentos anteriores.

Mulheres

Advertisement

Para as mulheres, ter tido filhos em um relacionamento anterior foi associado, em média, a uma qualidade conjugal inferior.

Homens

Já para os homens o índice de infelicidade conjugal devido ao fato de ter tido filhos antes do casamento foi bem inferior ao das mulheres.

Também foram levados em conta a gravidez antes do casamento dos atuais cônjuges. Foi feita uma associação entre a gravidez antes do casamento com mais baixa qualidade conjugal, mas apenas entre os de maior grau de escolaridade.

3. Esperar

Através dos relatos dos entrevistados, os pesquisadores encontraram dados suficientes para afirmar que tanto homens quanto mulheres que esperaram até o casamento ou que não tiveram parceiros sexuais a não ser seus cônjuges, relataram maior qualidade conjugal do que aqueles que tiveram múltiplos parceiros antes do casamento.

Advertisement

4. Morar juntos

Aqueles que viveram com o seu eventual cônjuge antes de ter um compromisso mútuo e definido, apresentaram níveis mais baixos relatados de qualidade conjugal do que aqueles que esperaram até o casamento para morar juntos.

Ainda segundo o estudo, quando o casal decide se casar antes de viverem juntos, tendem a permanecer mais tempo casados, o que fez os cientistas pesquisarem se a cerimônia de casamento (como oficialização perante outros) contribui ou não para o fortalecimento do compromisso, o que se mostrou positivo.

Outro dado interessante do estudo, mesmo excluindo-se diferenças étnicas, culturais, religiosas, econômicas e grau de instrução, percebeu-se que aqueles que tiveram um maior número de convidados em sua festa de casamento, também relatavam mais qualidade em seus casamentos.

5. Ter sido casado antes

A pesquisa também revelou que aqueles que se divorciam e casam-se novamente, têm a tendência a se divorciarem outra vez.

É realmente surpreendente como alguns fatos que se passam antes do casamento afetam diretamente a qualidade ou o nível de felicidade em um casamento. Portanto, se quer ser feliz no seu casamento essa pesquisa pode ser um bom guia. Evite morar juntos antes de casar, aguarde até o casamento para ter relações sexuais – o que já descarta a gravidez antes do casamento – e faça uma grande festa com muitos convidados. É curioso, mas pelo jeito, funciona!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.