Quer fugir da solidão? Estas dicas vão lhe ajudar!

Solidão nem sempre precisa significar tristeza. Encare este sentimento como uma forma de tomar uma nova atitude perante a vida.

Renata Finholdt

Há cada vez mais pessoas de todas as idades e situações que se deparam, em algum momento de suas vidas, com períodos de solidão e tristeza.

Muitas vezes o falecimento do cônjuge, ou de algum ente querido, escolhas erradas e o divórcio podem trazer este sentimento à tona e transformar os dias e noites em momentos tristes e depressivos.

Saber lidar com o sentimento de solidão requer um exercício diário. É preciso refletir e buscar enxergar as boas coisas que estão a sua volta para não deixar que a tristeza de se sentir sozinho acabe com a alegria de viver.

Com certeza há vários motivos para ser feliz a sua volta. Muitas vezes estão tão próximos que passam despercebidos.

Sua família, filhos, trabalho, seus dons, seus amigos tudo isso são bons motivos para deixar o sentimento de solidão de lado e passar a se sentir mais animado e feliz.

Advertisement

1. Busque ocupar seu tempo

Talvez a solidão seja um impulso para que você realize aqueles projetos antigos que caíram no esquecimento. Cursos de novos idiomas, uma nova graduação, projetos de auxílio humanitário, todas essas coisas podem lhe ajudar a tornar seus dias mais produtivos e espantar a solidão.

2. Pratique exercícios físicos

Passe a frequentar uma academia, por exemplo. É comprovado que a prática de exercícios físicos atua fortemente na serotonina, hormônio que produz bem-estar. Ao retornar para casa você se sentirá mais feliz, além de saudável.

3. Crie novos hábitos em sua própria casa

Manter-se à frente da televisão durante todo o dia não é um bom hábito, nesta situação qualquer um se sente triste e desmotivado. Acorde mais cedo, prepare cuidadosamente suas refeições, faça algo que goste todos os dias e cuide de você.

4. Auxílio humanitário

Há várias instituições que trabalham fortemente com ajuda de voluntários para auxiliar necessitados. Se você tem tempo livre por que não se envolver em ajudar aqueles que precisam?

5. Encontre suas amigas

Marque com suas amigas encontros periódicos em locais que vocês gostam. Essas oportunidades de encontrar pessoas queridas trarão alegria para seu dia, além de criar uma expectativa positiva para a próxima oportunidade.

Advertisement

6. Encare a solidão de outra forma

Quando chegar em sua casa e sentir-se sozinha tente enxergar essa oportunidade como algo agradável e prazeroso. Você, primeiramente, é a pessoa que mais deve gostar de sua própria companhia, então procure ser feliz consigo mesma.

Não tenha medo de confessar a solidão a seus familiares e amigos, eles poderão lhe influenciar positivamente e lhe ajudar nesta fase.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.