6 perguntas que mães jovens odeiam ouvir

Há coisas que nunca deveriam ser ditas, porque nos fazem muito mal, principalmente se você for mãe, e pior, se for jovem mãe.

Roberta Preto

Na vida aprendemos a ser firmes e fortes com as experiências que vamos adquirindo ao longo dos anos e nem sempre são fáceis de serem vividas. Algumas exigem de nós escolhas duras, mas necessárias para determinados momentos, ser mãe na juventude está entre elas.

Uma velha amiga contou-me sobre sua experiência de ter sido mãe de gêmeas na juventude, infelizmente, uma delas veio a falecer assim que nasceu. Ela relatou-me que não sabia como segurar sua filha nos braços e teve pouca ajuda, devido ao abandono de seu parceiro. Mas, ela permaneceu firme, aprendeu no hospital a maneira de dar banho e amamentar e foi com muito esforço e sacrifício que ela criou sua bela filha de uma forma honrosa.

Entretanto, ela me contou que na época de dificuldades, ela não se sentia emocionalmente bem, devido à perda de uma das filhas, porém, seguia em frente porque a que estava viva precisava dela. Contudo, ela se irritava ao extremo quando ouvia determinadas perguntas de pessoas insensíveis, alguns eram estranhos, mas havia aqueles que sabiam sua história e não tinham sensibilidade nenhuma para respeitá-la.

Separei 6 perguntas que não só minha amiga odiou ouvir como qualquer mãe jovem ou não, também teria o mesmo tipo de sentimento, são elas:

1. Por que você não doa seu filho para a adoção?

A pessoa é completamente insensível para fazer esse tipo de pergunta e não deve ter noção do que é ser mãe ou pai. Uma verdadeira mãe faria “tudo”, mas nunca mandaria um filho para a adoção. Reflita bem antes de fazer tal pergunta.

Advertisement

2. Por que você não passa a guarda do seu bebê para seus pais?

“Quem pariu Mateus que balance” é um dito popular que é bem claro para essa situação. Não se deve jogar a responsabilidade de um filho para outra pessoa que não sejam os pais da criança. No entanto, eles precisam possuir total capacidade para fazê-lo.

3. Será que você vai saber educá-lo?

Educação, não está relacionada à idade, mas ao caráter, virtudes e princípios que vamos recebendo desde à infância até a vida adulta. E é certo que, as boas mães mesmo que sejam muito jovens ou mais velhas, farão com que seus filhos adquiram o mesmo tipo de valores que elas receberam, fazendo deles capazes de estarem inseridos na sociedade.

4. Será que você vai saber cuidar das necessidades dele?

Tudo na vida se aprende! Então, qualquer mãe, não importando qual seja sua idade, mas que tenha o comprometimento de ser mãe é capaz de cuidar das necessidades do filho. Se os bebês carecem de banho, alimento e vistorias constantes, as boas mães o farão. Se eles crescem, precisam ir para a escola, aprenderem a fazer boas escolhas, depois frequentarem faculdades e, com certeza, lá estarão essas boas mães para ajudá-los em todas essas coisas.

5. Por que você engravidou tão novinha?

Não dá para responder esse tipo de pergunta para quem você não tem intimidade nenhuma, então muitas mães jovens respondem a mesma coisa sempre: Aconteceu! Porque se ela for detalhar que ela e o marido se programaram, a pessoa curiosa vai entrar com mais argumentos. E, se por acaso a pergunta for dirigida a uma mãe solteira, ela terá que ouvir comentários desagradáveis e como ela não havia pedido opiniões, pode acabar se irritando com tal situação.

6. Você não tem juízo?

Pessoas estranhas e conhecidos não possuem nenhum direito de lhe perguntar se você tem juízo ou não porque a escolha de ser mãe é sua. Assuma suas responsabilidades no seu chamado de mãe, sua vida deve ser focada na sua família, pois é o que realmente importa. Não precisa brigar, apenas ignore, lembre-se que: “O silêncio também é uma resposta.” As únicas pessoas pelas quais você deve satisfação de sua vida, se você for casada para seu marido, depois para seus pais e se achar que deve, você compartilha com seus entes querido e amigos mais íntimos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.