7 erros de disciplina que toda mãe comete, geralmente para se livrar rapidamente do problema

São erros que podem colocar tudo a perder. Quem nunca cometeu pelo menos um da lista... que atire a primeira pedra.

Erika Strassburger

Como mãe, sei muito bem que, às vezes, tudo o que queremos é ver nossos filhos quietinhos no quarto, sem ficarem implicando com os irmãos, sem fazerem bagunça para a gente ter que limpar. Mas será que a maternidade se resume a isso? E a parte que fala sobre ensinar, instruir, corrigir, amar, conversar, fica onde?

Abaixo estão alguns erros que toda mãe comete geralmente porque quer se livrar rapidamente do problema:

1. Fazer as coisas que pediu para os filhos fazerem

A mãe pede para um filho lavar a louça do almoço. Ele ficar enrolando, e ela, impaciente, vai lá e faz. Confesso que já fiz isso algumas vezes e sei o quanto pode ser prejudicial.

A melhor saída para evitar fazer o que compete a eles é elaborar uma tabela de tarefas diárias. No início pode ser difícil implementar a divisão de tarefas, principalmente quando a mãe não trabalha fora. Mas nunca é tarde demais para mudar as coisas.

2. Não cumprir o castigo prometido

“Se você não lavar a louça, ficará sem computador!” ou “Da próxima vez que fizer isso, vou tirar seu celular!”. E o filho repete o erro, e nada acontece. Muitas mães fazem ameaças quanto estão de cabeça quente, e acabam esquecendo o que disseram. Os filhos acabam percebendo que há brecha para a desobediência, pois nada irá acontecer de qualquer maneira.

Advertisement

Para evitar que isso aconteça, o ideal é listar as regras e obrigações dos filhos, colocando abaixo as consequências do seu não cumprimento, e pendurá-las em um lugar visível da casa.

3. “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”

“Menino, para de falar palavrão, seu #@&¨!” Se quisermos que nossos filhos melhorem seu linguajar e comportamento, a mudança deve começar por nós mesmas!

4. Ceder às chantagens deles

Uma coisa é certa, seus filhos tentarão chantageá-la para conseguir o que querem. Você precisa estar preparada para manter em vigor o “não” dito anteriormente. As crianças precisam vivenciar frustrações de vez em quando, pois isso ajudará a construir seu bom caráter. Crianças e jovens cujos pais fazem de tudo para não lhes causar frustração tenderão a cometer delitos para conseguir o que desejam, quando não conseguem por outros meios.

5. Exagerar nas reações e nos castigos

Por exemplo, o filho quebra algo acidentalmente e a mãe reage como se ele tivesse feito propositalmente. Ou aplica um castigo totalmente desproporcional à gravidade do erro cometido e à capacidade de compreensão da criança.

6. Ser a rainha da histeria e do dramalhão

Quem nunca apelou, pelo menos uma vez? O fato é que gritaria e dramalhão são exemplos de descontrole emocional. E a criança acabará usando os mesmos artifícios quando tiver que lidar com seus próprios problemas. Esforce-se para ser exemplo de maturidade e equilíbrio.

Advertisement

7. Ser a “miss negatividade”

As crianças reagem muito melhor a “comandos” positivos que negativos. Então, em vez de dizer coisas como “Não brigue com seu irmão!” ou “Não brinque na água!”, diga: “Seja gentil com seu irmão.”, “Convide seu irmão para brincar.” ou “Que tal montar um Lego?”. Ofereça sugestões e substitutos, em vez de apenas colocar proibições.

Outro erro é dizer “não” a todos os pedidos deles, mesmo a coisas que não há problema de serem feitas. Selecione os “nãos” que você disser.

Toda mãe é imperfeita, mesmo que tente acertar na maioria das vezes. Se você gostaria de se tornar uma melhor influência na vida de seus filhos, não ignore os conselhos acima. Sei que as mudanças requerem sacrifício, mas sacrificar é exatamente o verbo mais conjugado por qualquer mãe que ama seus filhos.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.