5 fatos incríveis sobre o seu cérebro que você deve conhecer

Já sabemos que é mito aquela história famosa de que só usamos 10% do cérebro. Mas tem muitas outras coisas verdadeiras e interessantes sobre o cérebro que muitos não sabem ainda.

Luiz Higino Polito

O cérebro humano é maior do que o cérebro de todos os animais, sendo por isso que os seres humanos têm mais habilidades do que eles, tais como a leitura, a escrita, etc.

Essa é só uma das muitas características sobre o cérebro humano que estão sendo descobertas pelos estudiosos. Outras muitas características do cérebro são surpreendentes, como algumas que seleciono abaixo.

O incrível cérebro humano

1. O cérebro não sente dor

Num site que fala sobre o cérebro aprendemos que “por não ter receptores para isso, o cérebro não sente dor.” Isso ajuda muito na hora de se fazer cirurgias do cérebro com o paciente acordado, pois assim se evita afetar regiões do cérebro que não devem ser mexidas, porque os neurocirurgiões acompanham as reações do paciente enquanto operam, para não afetarem o que não devem.

2. Os lados direito e esquerdo do cérebro agem diferentemente

No citado site, também lemos que os dois lados do cérebro têm funções diferentes, sendo que “um deles (é) mais voltado a pensamentos racionais e analíticos (o esquerdo) e o outro voltado mais para pensamentos conceituais e visuais (o direito)”.

Outro fato citado no texto, é que os dois lados do cérebro trabalham de forma invertida, isto é, o que fazemos com o pé direito, por exemplo, é o lado esquerdo do cérebro que é “responsável”.

Advertisement

3. Como o cérebro age quando estamos dormindo

Já é de conhecimento quase geral que o cérebro não dorme. Aliás, enquanto dormimos é quando o cérebro mais trabalha, seja fazendo as sinapses (conexões entre os neurônios), organizando a nossa memória ou processando tudo o que vimos, ouvimos e fizemos durante o dia.

Mas, enquanto dormimos também sonhamos. E o que é o sonho?

Num artigo que escrevi, “Os nossos sonhos têm algum significado?”, eu discorro sobre o assunto, e falo sobre a psicanálise e os sonhos, e que podemos aprender mais a respeito de nossa personalidade, com os sonhos.

4. Neurogênese: o cérebro produz novas células

Num artigo chamado “A revolução do cérebro”, uma outra revista conta coisas impressionantes sobre o cérebro, tais como essa: “…em 1998, (…) os cientistas provaram que o cérebro produz, sim, novas células ao longo da vida” . Isso poderá possibilitar, inclusive, novas descobertas para doenças como o Alzheimer.

5. Dá para se turbinar o cérebro

Em outra matéria chamada “Como turbinar o seu cérebro”, uma revista mostra o resultado impressionante de pesquisas realizadas em 2008, por um consórcio de 7 grandes universidades americanas, onde é constatado que música e teatro são excelentes para “turbinar” o cérebro.

Advertisement

A matéria diz que os pesquisadores “…observaram que quem treina para tocar um instrumento parece ficar mais habilidoso em geometria e a compreender melhor um texto. Quem faz teatro, (…) fica com a memória mais apurada, pelo hábito de decorar textos e interpretá-los no palco, e aumenta o nível de atenção – algo fundamental para aprender qualquer coisa.”

Em outro estudo, mais surpreendente, de 2007, a escola de medicina de Harvard fez outra experiência: Colocaram pessoas para tocar coisas bem fáceis ao piano. Quando os pesquisadores examinaram os cérebros deles com instrumentos sofisticados, viram que a área equivalente ao aprendizado de música havia aumentado de tamanho.

Mas, uma coisa mais espantosa aconteceu quando eles, com outro grupo de voluntários, pediu que apenas imaginassem estar tocando piano. Para surpresa dos pesquisadores, aconteceu a mesma coisa do que com os que fizeram exercício real!

Eu me lembro bem de que alguns treinadores olímpicos ou de futebol usaram esse método da imaginação dos exercícios com seus atletas, nos momentos de concentração, antes dos jogos.

Muitas coisas ainda vão ser descobertas sobre nosso maravilhoso cérebro, e essas descobertas podem nos trazer muitos benefícios para nossa saúde.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!