5 maneiras de tomar a decisão certa

Tomar uma boa decisão pode ser muito difícil, por esse motivo, listamos 5 maneiras de lhe ajudar a tomar a decisão certa.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Todos os dias temos que tomar inúmeras decisões, mas quando é preciso decidir alguma coisa que consideramos muito importante, sempre bate aquela insegurança se saberemos tomar a decisão correta. A verdade é que nunca conseguiremos ter essa garantia, afinal, nós não conseguimos prever o futuro. E é justamente por esse motivo que para muitas pessoas o ato de tomar uma decisão se torna um grande sacrifício, mesmo porque a maioria das vezes temos que conviver com as consequências desse ato por bastante tempo.

Entretanto, a vida exige que decisões sejam tomadas, mesmo que a ansiedade não lhe permita enxergar com clareza ou que pareça impossível saber qual o melhor caminho a seguir naquele momento. Ainda assim é importante estar seguro de sua decisão, pois quando uma decisão é tomada através de um impulso e sem o devido equilíbrio pode gerar frustração e arrependimentos futuros.

Se você é indeciso por natureza, as informações abaixo vão lhe ajudar a ficar mais seguro na hora que você tiver que enfrentar as suas escolhas, auxiliando-o a tomar a decisão certa para você não se arrepender depois:

1. Identifique o problema

Quando você se vê obrigado a definir qual o melhor caminho para seu futuro e precisa tomar uma importante decisão, o primeiro passo é conhecer o problema de fato. Tenha consciência em quais as áreas da sua vida essa decisão vai interferir, defina suas prioridades e o alcance da sua decisão. Se você tomar qualquer decisão sem observar esses aspectos, futuramente você pode sentir que não fez a melhor escolha.

2. Controle a impulsividade

Não permita que o calor da emoção e o impulso guiem sua decisão. Se você estiver sob pressão ou dando valor ao que os outros vão pensar de você na hora de se decidir, as chances de você se arrepender são enormes. Por isso, ao tomar uma decisão fuja do imediatismo que a impulsividade gera. É claro que algumas decisões precisam ser tomadas rapidamente, mas ainda nesses casos, não decida com base nas emoções e nas pessoas, baseie-se nos fatos e nas suas necessidades.

Advertisement

3. Busque alternativas

Valorize cada detalhe antes de uma decisão, não feche o seu pensamento para um ou outro caminho, afinal é importante considerar que nem sempre vão existir apenas dois caminhos. No momento de uma decisão podemos descobrir novas possibilidades que até o momento não estávamos considerando.

4. Pense nos efeitos da decisão no futuro

Ao tomar uma decisão pensamos apenas no seu efeito imediato, mas o correto é pensar como você se sentiria a curto, médio e longo prazo. Por exemplo: Você tem um emprego que apesar de não ser o que você sempre sonhou lhe dá um bom retorno financeiro. Em curto prazo a melhor decisão é continuar no emprego porque ele lhe oferece uma estabilidade financeira, mas se você analisar em médio e longo prazo, quanto mais tempo você ficar nesse emprego, mais você se distancia de realizar o seu sonho de trabalhar com aquilo que lhe dá mais prazer. Então, analise todas as consequências da sua decisão.

5. Não procrastine

Muitas vezes ficamos com medo de tomar uma decisão e adiamos essa atitude o tanto quanto podemos. Uma vez que você tenha em mãos todas as informações possíveis e necessárias, não adie a decisão, pois agindo assim você só estará prologando o sofrimento da indecisão.

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.