10 mentiras que marido e mulher falam um ao outro

O câncer do casamento são as mentiras. Elas não possuem formas ou tamanhos, simplesmente provocam um grande estrago na vida dos casais. Arranca a dignidade da pessoa, rouba a confiança do cônjuge e mata o amor.

Roberta Preto

Há um provérbio português antigo que diz: “Atrás de uma montanha está outra.” Esse dito popular se encaixa bem quando muitos casais usam de mentiras para trazer facilidade em seus relacionamentos, eles usam a famosa “mentirinha saudável.” Entretanto, sabemos que: A confiança é fundamental em qualquer tipo de relacionamento e não há “mentirinha saudável”, apenas necessária em determinadas ocasiões.

O grande problema é que como o provérbio português acima, as mentiras nunca são pequenas e nem saudáveis, quando você pensa ter contado apenas uma, ela se torna tão grande que você terá que contar outra maior ainda para tentar esconder a que você pensava ter sido pequena. Contudo, se houver uma busca sincera no seu interior de se libertar dessas “montanhas”, o melhor a se fazer é dizer a verdade, mesmo que ela esteja contra você, pois no final, somente a verdade é o que irá lhe libertar.

Muitos casamentos são construídos com doses diárias de pequenas mentiras e quando descobertas, tudo se desmorona, já que o mais forte e firmes alicerce do casamento está na confiança e no respeito pelo parceiro.

Alguns de meus amigos casados me deram “10 mentirinhas saudáveis” que ambos costumam contar para seus cônjuges. São elas:

1. “Amor, sua comida está maravilhosa”

Quando se está no começo do casamento, os casais se esforçam para não machucarem um ao outro.

Advertisement

Um marido relatou-me: “Não consegui dizer para ela no início do relacionamento que o ‘famoso bolinho de espinafre’ dela era horrível. Machucá-la era o que eu menos desejava, até que depois de 10 anos, numa discussão, deixei escapar.”

Ninguém precisa ser adivinho para saber a reação de mágoa da esposa. Então ela disse: “Ele não precisava fingir por tantos anos que não gostava dos meus bolinhos. Eu gastei muito tempo para prepará-los, especialmente para ele. Tudo bem! Eu até poderia ter ficado chateada de início, mas agora me sinto magoada. Esse tipo de coisa não é motivo para separação, mas foi o suficiente para me ferir”.

Sejamos sinceros, ninguém merece se alimentar por anos de algo que não gosta. No entanto, precisa-se de um cuidado especial sobre a relação, por mais que você não queira machucá-la, isso de fato irá acontecer, mas você precisa escolher a melhor maneira de não causar feridas que não se curam.

2. “Querida, seu cabelo ficou lindo”

É necessidade de muitas mulheres a aprovação de seus companheiros. Um marido falou sobre isso dizendo: “Não tem jeito! Eu não sou louco de dizer para minha esposa que o cabelo dela não estava bom, pois, toda vez que discutirmos, ela vai me lembrar disso.”

Em situações como essas o melhor a se fazer é usar de esperteza, revertendo a pergunta ao questionar se ficou da maneira que ela desejava. Provavelmente, ela se sentirá mais feliz por saber que sua preocupação é com o bem-estar dela do que sua preferência pela maneira como ela escolhe pintar ou cortar os cabelos.

Advertisement

3. “Querido, sua mãe é tão agradável”

Nem todas as sogras são agradáveis e há aquelas que são possessivas e ciumentas, elas sempre darão um jeito de lhe cutucar. O melhor a fazer é apenas tentar enxergar nelas coisas positivas, pode ser que você encontre nela uma grande amiga, que irá ajudá-la nos desafios com seu parceiro, já que a pessoa que mais conhece as qualidades e defeitos do seu cônjuge é a mãe dele. Portanto, seja controlada e sábia e evite mentir um sentimento que não possui. Escolha amá-la, mas se não conseguir, mantenha o respeito para se ter uma boa convivência familiar.

4. “Querida, vou ali e volto já”

Quando as pessoas se casam, elas se comprometem a cuidarem umas das outras e se respeitarem. Perguntar para onde o cônjuge vai e se está tudo bem é uma forma de se importar com quem tanto se importa com você.

Quer ver a mulher ficar brava é se o marido diz: “Querida, vou ali e volto já.” Infelizmente, muitas discussões surgem por causa desse empecilho, o marido diz que não irá demorar, mas volta depois de 5 horas.

Há muitas mulheres controladoras e exageradas, porém, mesmo as mais equilibradas não irão tolerar esse tipo de situação, portanto, seja mais sensato e respeite sua companheira.

5. “Eu adoro os seus amigos”

Uma amiga foi bem clara comigo ao dizer que odiava os amigos do marido dela, mas fingia que gostava deles e ela carregou isso por muitos anos, até se divorciarem.

Advertisement

Os bons amigos nos ajudam a enxergar nossas falhas, nos tornam mais ponderados e nos ajudam a sorrir nas piores horas da vida. Por mais que você ame seu cônjuge, você precisa deixá-lo ter seus amigos, sair para jogar futebol, golfe ou boliche. Mas, não esqueça de que vocês têm os mesmos direitos, portanto, divirta-se com suas amigas e dê boas gargalhadas.

Se vocês viverem uma vida focados nos passos um do outro, acabarão por fazer da vida a dois simplesmente tediosa.

6. “Eu também gosto disso”

Embora haja muitos casais que escondam seus verdadeiros desejos, ocultando-se atrás de mentiras, somente para agradar seu cônjuge, eles tornam-se pessoas infelizes, por se sujeitarem a fazer coisas das quais não gostam.

Entenda! Seu companheiro não irá deixar de lhe amar porque você não torce para o mesmo time dele. E sua esposa também não irá lhe abandonar porque você não gosta da cor da casa que ela deseja pintar. O amor de vocês deve estar acima de tudo isso.

7. “Eu não estou brava com você”

A maior de todas as verdades é que os homens são mais propícios a esquecerem uma briga do que as mulheres. E, elas até poderão dizer que não estão mais bravas, quando na verdade, elas ainda estão muito irritadas com os cônjuges.

Advertisement

Em situações como essas, escolham o que vale a pena discutir e o que poderá ser ignorado, já que não acrescentará em nada no relacionamento do casal. Lembrando que, alguém terá que ceder para que ambos possam encontrar a solução para o problema de uma forma saudável, assim sendo, será possível que os mal-entendidos sejam deixados para trás.

8. “Já estou quase pronta”

Todos nós ficamos irritados de chegarmos atrasados a determinados eventos. Ser pontual é uma forma educada de se mostrar responsável e respeitoso diante de sua família e do compromisso que vocês assumiram. Claro! Haverá muitos imprevistos pela vida e nem sempre seremos pontuais em tudo, mas que possamos nos esforçar para não perdermos as coisas boas da vida ao lado das pessoas que mais amamos.

9. “Estou te ouvindo, fale”

Todos desejam serem ouvidos e quem escuta tem o dever de ouvir mesmo! Se o cônjuge perceber que não está sendo ouvido, se sentirá magoado. No entanto, o parceiro também precisa de “espaço”, e não é todos os dias que “tudo dá certo” ou que “você está de bom humor”, aprender a respeitar esse espaço no qual seu companheiro carece é uma forma de demonstrar amor por ele.

Esteja atenta! É preciso observar para que não surjam rupturas no relacionamento. Talvez, não seja uma busca de “espaço”, mas, um grave afastamento, se houver esse tipo de situação é bom abordar o assunto com o companheiro, para que juntos solucionem o problema.

10. “Estou com dor de cabeça”

Muitos casais sofrem com a famosa “dor de cabeça” e sejamos sinceros: Todos os dias? Essa mentirinha pode tornar-se parte de sua vida e fará com que seu cônjuge perca a confiança em você.

Advertisement

Pode ser que você sinta, realmente, dor de cabeça todos os dias, nesse caso, você precisa ir ao médico, pois você deve estar com algum problema de saúde. Mas, se você usa a “dor de cabeça” como desculpas para não se relacionar com seu parceiro é melhor buscar um terapeuta de casal. Também tente ser sincera com seu cônjuge, diga-lhe o que a aborrece antes de escolher mentir. Caso escolha se abrir com ele, ambos encontrarão um meio de superarem tudo isso. E se não o fizer seu casamento estará com os dias contados. Pense nisso!

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.