O desapego como crescimento pessoal

Muitas pessoas confundem desapego com egoísmo, mas desapegar nada mais é do que se libertar daquilo que lhe faz mal.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Durante a vida vamos acumulando diversas coisas em nossa trajetória: as experiências vividas, os relacionamentos, alguns bens e uma mistura de sentimentos. Muito dessa bagagem tem grande valia para a nossa vida, entretanto, outras vivem como um peso a mais no nosso dia a dia.

Quando temos consciência que algo não está nos fazendo bem, precisamos aprender a desapegar. E o desapego nada mais é do que livrar-se de algo que não acrescenta em nada na nossa vida. Falando assim, o desapego pode parecer egoísmo, mas não é isso, ao contrário, o desapego é um valor interno precioso, que precisamos desenvolver para crescer como pessoa.

Desapegar não significa ser indiferente às coisas que nos cercam e nem abrir mão de tudo que consideramos importante. Podemos ser amorosos e cooperativos, e ainda assim, sermos desapegados. Desapegar é saber amar e se envolver de forma equilibrada, é pensar com clareza e não deixar que as opiniões externas lhe façam mal, é saber livrar-se dos excessos.

No início, praticar o desapego pode ser um pouco difícil, mas com o tempo você verá que não é impossível e que quanto mais você pratica, mais você vivencia uma nova energia. Você aprende a crescer e progredir sem fazer mal a ninguém e sem qualquer limitação.

Para lhe ajudar a desapegar daquilo que não lhe serve mais e que de alguma maneira está lhe limitando, siga estes 4 passos:

Advertisement

1. Assuma a sua realidade

Já vivemos muitas coisas e ainda vamos viver tantas outras. Viver focado no que já passou ou no que pode acontecer só traz sofrimento. Conheça, vivencie e aceite o seu presente, afinal, só assim você conseguirá agir com clareza e escolher o melhor caminho a seguir. Todos nós sabemos que nada é eterno, nem as alegrias, nem as tristezas, nem as conquistas e nem as derrotas. Por isso, mantenha o seu foco no que realmente importa: “o aqui e agora”.

2. Entenda o poder da liberdade

Ser livre não significa ser sozinho ou não se relacionar com as pessoas a sua volta. A real liberdade é saber que amar não significa ser dono de ninguém, menos ainda depender de alguém. Ser livre é assumir apenas as suas responsabilidades, sem querer ser responsável por outras pessoas ou deixar que os outros sejam responsáveis por você. Os relacionamentos entre casal, pais, amigos ou familiares em geral, devem ser pautados pela real liberdade sem que haja imposição que nos impeça de viver em seu sentindo mais amplo.

3. Aceite que você é o suficiente

Ninguém pode viver por você e você não precisa de mais nada além de respirar e se alimentar para sobreviver. É claro que conviver com as pessoas e adquirir bens é extremamente satisfatório, mas não devemos vincular a nossa vida ao que não depende de nós. Não dê aos outros e às suas aquisições o poder da sua felicidade. Dificilmente, qualquer outra pessoa ou situação, vai suprir todas as suas vontades. Seja madura para estar ciente dos motivos de suas escolhas e não vincule seu bem-estar a qualquer outra coisa que não seja você mesma.

4. Entenda que perdas vão acontecer

Nada dura para sempre. Os relacionamentos, os bens e até mesmo a própria vida se perdem no tempo. Amigos se distanciam, crianças crescem, amores se vão, os bens se desvalorizam. Não estamos acostumados a lidar com perdas, mas desapegar significa saber lidar de forma serena e corajosa com essas adversidades. É saber lidar com a tristeza passageira, sem deixar que ela se transforme em sofrimento contínuo.

E por fim, você entende que só o desapego é capaz de oferecer a tranquilidade que as circunstâncias externas não conseguem perturbar.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.