Apoio do cônjuge faz toda a diferença em uma carreira de sucesso

Quando um apoia o outro em suas metas profissionais, os dois vão mais longe!

Evelise Toporoski

Falar sobre carreira e desenvolvimento profissional feminino é um tema difícil de ser debatido, pois a elas também é colocada praticamente toda a responsabilidade em relação à administração do lar e dos filhos.

Por isso, muitas mulheres preferem abdicar de suas carreiras para cuidar exclusivamente do lar. Este é um gesto nobre de amor, e pouco reconhecido.

Para as mulheres que seguem em frente lutando por sua carreira, a sociedade impõe que elas esqueçam da família e qualquer falta ou licença para cuidar dos filhos é malvista no mundo corporativo.

A crença popular é que só as mulheres solteiras conseguem chegar aos cargos mais altos. Contudo, algumas profissionais têm se destacado e mostram que é possível ter uma carreira de sucesso e uma família feliz.

A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, conta que um dos segredos do sucesso profissional de uma mulher é escolher um bom cônjuge.Ela revela isso em seu livro Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar.

Advertisement

A importância de apoiar um ao outro

Sheryl Sandberg conta que a maior parte das grandes profissionais que ela conhece tem uma “cara-metade” e que é alguém muito bem escolhido, que vai apoiá-la em suas decisões e responsabilidades – o que infelizmente não acontece em todos os lares brasileiros!

Dados do jornal O Globo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra que de 2001 a 2013 a média de horas dedicadas pelas mulheres a tarefas domésticas caiu de 26 para 20 horas por semana, enquanto que para os homens a média permaneceu de apenas 5 horas semanais.

Mesmo aquelas que possuem mestrado e doutorado dedicam mais horas de trabalho do lar do que os homens. “Fizemos uma revolução de gênero pela metade. Saímos de casa para trabalhar, mas os homens não participam das tarefas de casa”, conclui Suzana Cavenaghi, professora do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, em entrevista ao jornal O Globo.

O que vocês desejam para o futuro?

Um estudo de 2014, publicado na Harvard Business Review, conta que as mulheres estavam insatisfeitas com sua trajetória profissional e não era por causa dos filhos, mas por terem que priorizar a carreira do cônjuge e não a sua.

Esta conclusão foi colhida por meio de pesquisa com 25 mil ex-alunos da Harvard Business School, homens e mulheres graduados numa mesma escola e treinados para assumir posições de liderança, com idade entre 26 a 47 anos.

Advertisement

Após a conclusão do curso, 60% dos homens disseram estar extremamente satisfeitos com sua carreira enquanto apenas 40% das mulheres deram esta resposta.

Boa parte das ex-alunas de Harvard (74%) já tinham um emprego e trabalhavam 52 horas semanais. Contudo, as mesmas reclamaram que não tinham chance para assumir cargos mais altos. Elas acreditam que por já terem solicitado uma jornada de trabalho reduzida ou horários mais flexíveis, por causa da maternidade, já as tinha estigmatizado.

Apesar de enfrentar tudo isso, o mais importante é ter o apoio do parceiro e juntos traçar os planos profissionais. De acordo com a pesquisa de Harvard, 75% dos homens esperavam que no futuro suas esposas deixassem a carreira de lado e assumissem os cuidados com os filhos, enquanto 50% das mulheres gostariam de seguir este caminho. Ou seja, alguns casais não planejam juntos seus objetivos profissionais, o que acabam frustrando elas ou eles.

“Os casais jovens que estiverem pensando em criar um projeto de vida comum deveriam ter uma conversa sobre quais são suas pretensões profissionais e pessoais. É muito importante escolher uma pessoa que respeite nossos desejos”, diz Pamela Stone, uma das autoras do estudo, em entrevista ao jornal O Globo.

Ou seja, os casais precisam conversar e traçar planos profissionais juntos, assim, têm mais chance de ter sucesso no casamento e realização na carreira.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!