7 conversas que os casais evitam, mas que são essenciais para o bem da relação

Você busca um relacionamento saudável e duradouro? Então não evite estes 7 assuntos.

Hevelyn Klegues

O diálogo é uma das principais formas de união de um casal. Com ele é que estabelecemos nossas relações, expomos nossas dúvidas, pensamentos e intenções.

Às vezes o dia a dia acaba por nos deixar tão exaustos que deixamos aquela conversa para depois. Por falta de tempo, ânimo, ou até mesmo por vergonha, guardamos nossos pensamentos e deixamos para depois uma conversa essencial.

Mas e se esta conversa é de intenção recíproca, mas ninguém tem a coragem necessária para iniciá-la?

Muitos casamentos acabam por falta de diálogo ou porque simplesmente não conseguimos nos expressar ou entender o que o outro vem tentando nos dizer mesmo quando não fala nada. Quem ama cuida, quem ama conversa.

Não somente com ações vemos a intimidade e lealdade entre um casal. Um relacionamento bem-sucedido tem como base a amizade. E você conhece amigos que não conversam? Não trocam confidências, alegrias ou decepções?!

Advertisement

Ok, se seu amor é seu melhor amigo, você com certeza não precisa ter vergonha de conversar sobre assuntos tabulados como “DR” (discussão de relacionamento), mas, se você não tem conversado muito com seu parceiro, entenda, em algum lugar você e ele precisarão desabafar.

Antes de um diálogo aberto, é necessário que haja confiança. Podemos construir isso simplesmente sendo sinceros sempre, e mostrando que confiamos no outro e que ele também pode confiar em nós. Se você tem tido algum problema com isso, comece mostrando que se importa e que assuntos íntimos ficarão somente entre vocês.

É importante que os casais tenham cumplicidade para conversar. Casais bem-sucedidos conversam sobre assuntos sérios com descontração, e isso faz com que o assunto flua e resolva-se de maneira natural.

1. Sexo

Você tem conversado sobre… SEXO? Muitas vezes este assunto é um tabu mesmo para casais que já estão há anos juntos. Você precisa expor ao seu parceiro o que lhe agrada ou não. Precisa aprender e ensinar. As coisas se tornam mais intensas quando o casal aprende junto.

2. Despesas

Muitos casais evitam tocar neste assunto para que a conversa não “pegue fogo”. Erro o nosso. Precisamos conversar sobre assuntos relacionados a finanças com frequência. Se o cônjuge é “gastador” ou “avarento” é necessário que haja um equilíbrio. Para isso, é de suma importância conversar e estabelecer

Advertisement

3. Metas

As metas nos ajudam a alcançar nossos objetivos de maneira recorde! Quando temos um foco e estabelecemos metas juntos, o objetivo se torna um só. Então, se você precisa trocar de carro, por exemplo, pode estabelecer o que pode fazer e onde pode economizar para que esta meta se torne realidade. Estabeleçam juntos em quanto tempo pretendem cumpri-la e quanto podem economizar nos meses seguintes ao cumprimento da meta. Isso unirá o casal, que se tornará um em propósito.

4. Trabalho

Converse sobre seu dia. Você passa mais tempo no trabalho do que em casa. Às vezes seu cônjuge está precisando conversar. Conte como foi seu dia. Inclua seu cônjuge no seu dia já que ele não pode estar com você a todo o momento. E se o dinheiro está curto, você precisa conversar e fazer planos.

5. Planejar suas férias

O dia a dia é tão desgastante que vamos deixando nossos afazeres tomar conta integral de nosso tempo. Planejamento é fundamental. Nele entram as metas e as despesas. Quando planejamos algo, tentamos prever situações, e quando algo sair do controle, poderemos estar preparados. Não deixe que o dia a dia tire de você e de seu cônjuge o prazer de estarem juntos “jogando conversa fora” ou estabelecendo metas e planejando as próximas férias!

6. Ciúmes

Você precisa expor seus sentimentos para seu cônjuge. O ciúme é algo natural, mas que precisa ser controlado por ambos. É saudável que sintamos ciúme controlado do que amamos. No entanto, precisamos saber a hora adequada de abordar o assunto e expor o sentimento perante o que tem lhe deixado inseguro. Você melhor do que ninguém conhece seu cônjuge. Escolha um momento apropriado para tratar de assuntos delicados.

7. Filhos

Você, juntamente com seu cônjuge, concebeu esse ser tão maravilhoso! Agora você precisa educá-lo e estabelecer limites. É de suma importância para o bem do casal e da criança que os pais conversem particularmente sobre a educação do filho. Isso evita conflitos futuros quando o pai diz “sim” e a mãe diz “não”. Casais que estão unidos na criação dos filhos saberão como lidar em situações onde seus filhos precisam de uma decisão imediata, e esta decisão não ocasionará uma briga de casal posterior.

Advertisement

O diálogo é tão importante quanto comer ou dormir. Quando deixamos de nos alimentar ou temos uma noite maldormida acabamos por não “render” muito naquele dia. E se não o fizermos melhor na noite seguinte, vira uma bola de neve. Vem a irritabilidade e o mal humor. Assim é com o diálogo. Começamos a criar desconfianças, achar que o outro não se importa ou achar que não há mais amor.

Se você acha que seu relacionamento acabou, tente mais uma vez. Converse, converse e converse; mesmo que você ache que está falando sozinho. Alguém sempre lhe ouvirá!

Toma un momento para compartir ...

Hevelyn Klegues

Hevelyn Klegues é casada, mãe de uma boneca linda e formada em massoterapia. Seus principais livros de cabeceira são sobre como lidar com pessoas, como ser e formar líderes. Quando não está viajando, adora assistir a filmes e seriados de ação e suspense. Ama ler, passear ao ar livre e viajar com a família.