As 6 propriedades do amor

Comemore o Dia dos Namorados aplicando estas 6 propriedades ao seu romance.

Roberta Preto

Somos abençoados por nascermos numa época maravilhosa, onde podemos escolher com quem desejamos namorar ou casar. Imagine se tivéssemos que nos casar com alguém obrigado, é certo que o sentimento de frustração tomaria conta de nossas vidas e mais certo ainda de que o dia 12 de junho, no qual comemoramos o Dia do Namorados, talvez nem pudesse existir, porque não faria sentindo algum.

A comemoração do Dia dos Namorados não é exclusivamente para os casais que se namoram, e sim, para todos os apaixonados, para os casados e principalmente para aqueles que sabem amar verdadeiramente, ou seja, comemora-se o amor romântico, que passou a adquirir valor nos laços do matrimônio por volta do século XVIII. Desde os tempos primitivos até a Idade Média, o noivo não casava-se com a pessoa amada, eles eram obrigados a casarem-se com a pessoa que o pai escolhia, ou seja, o casamento era um negócio entre famílias e não entre os casais.

O amor é tão poderoso que ele influencia diretamente no comportamento da pessoa, despertando-lhe sensações boas, ou pode até perturbar, caso a pessoa não possua uma estabilidade emocional saudável.

O verdadeiro amor possui muitos atributos como: escolha, bom senso, paixão amorosa, companheirismo, afeto e respeito. No entanto, para se ter todos esses atributos, precisa-se que suas propriedades sejam colocadas em prática. São elas:

Paciência

A paciência está entre uma das propriedades do amor por ser uma “virtude celestial”, mas, infelizmente, a falta dela é um dos grandes motivos para o fim de muitos relacionamentos.

Advertisement

Para se ter um relacionamento verdadeiro é preciso encarar o fato de que problemas irão surgir em qualquer tipo de relação, entretanto, a maneira como os parceiros escolhem agir diante deles é o que determina se o amor cresce ou morre ali mesmo.

O mais importante é que os casais juntos aprendam a lidar com as situações, mas se um deles perde a cabeça, deixando o outro sozinho para lidar com as dificuldades, então eis o fim da relação. Quem não fica ao lado de seu companheiro nas horas tristes, não precisa estar nas horas felizes também.

Liberdade

Existem muitas coisas que podem ser feitas junto do companheiro e há muitas coisas que precisam ser feitas sem ele, para se ter um bom relacionamento. E, para que a relação possa vir a dar certo, os casais precisam ter espaço para ser ter amigos, jogar futebol, visitar os pais. Claro, eles não podem se esquecer um do outro, há muitas coisas boas que eles podem fazer juntos sempre.

Um relacionamento que sufoca, por mais interessante que seja a intimidade entre o casal, ele não irá sobreviver por muito tempo.

As flores precisam de terra boa para crescer e espaço para florescerem, o mesmo sucede ao amor, a liberdade é fundamental para o amor crescer e florescer.

Advertisement

Respeito

Quando se fala em relacionamentos que chegaram ao fim, a primeira coisa que a pessoa diz é: “Ela não me respeitava, não me deixava ter meus amigos” ou “Ele não me respeitava, tinha ciúmes de tudo”. Pode-se observar que o respeito está ligado a todas as propriedades do amor, e antes de usar o nome de cada uma delas, a pessoa independente se for ela ou ele, irá sempre usar as palavras: “a falta de respeito.”

Sabe-se que todos nós acabamos por usar esse mesmo termo porque fomos ensinados desde nossa infância que o respeito é essencial em todas as áreas de nossa vida, sem ele não construímos nada e não chegamos a lugar nenhum.

Fidelidade

A fidelidade ao compromisso deve ser honrada por cada casal, assim que as pessoas assumem o relacionamento, elas assumem esse compromisso de serem fiéis à relação, para demonstrar o quanto um se importa com o outro, a ponto de não fazer nada que possa magoar ou ferir os sentimentos de ambos.

Às vezes, irão surgir situações que fogem do controle e, sem que se perceba, você acaba decepcionando sua parceira. Infelizmente, não se pode controlar todas as coisas; no entanto, pode-se controlar os desejos egoístas para que a pessoa que você ama sinta-se beneficiada. E, se você realmente quer investir nesta relação ou se já formou laços com ela, você será para isso capaz de superar quaisquer fraquezas para não perder seu maior tesouro.

Generosidade

Amar seu parceiro exige gesto de generosidade com ele. Há muitos homens e mulheres egoístas que não se importam com as necessidades do companheiro, sendo que eles são as pessoas mais próximas e com maior capacidade para estender as mãos e socorrer a pessoa que diz tanto amar, mas simplesmente não o fazem. E ainda se perguntam quando a relação não perdura “porque acabou”, quando tinham a chance de provar ao parceiro o quanto o amava, ajudando-o, mas não o fez.

Advertisement

Lembre-se que amor verdadeiro é posto em prova dia a dia, ele não requer palavras, mas sim, atitudes.

Muitos acreditam que ser generosos está ligado ao dinheiro. Há situações que requer a parte financeira, mas há aquelas que você só precisa dizer: “Eu estou aqui”, “eu não sairei até que você esteja bem” ou “segure minhas mãos, passaremos por isso juntos”. Atitudes como essas são o suficiente para a pessoa se sentir segura e amada. Se você não for capaz de se doar, você não é digno de amar e ser amado.

Lealdade

Muito já foi dito e falado sobre a lealdade, ela é classificada como a “principal característica do amor”, ou seja, ela é a principal propriedade do amor, porque somente nela que se constrói todas as outras propriedades citadas acima. É na lealdade que cada propriedade é respeitada com total fidelidade.

Aprende-se na lealdade a suportar bem e esperar de mãos dadas ao parceiro que as dores passem, sabe-se valorizar o cônjuge sem perder seus valores. Também ensina a ponderar as decisões para não ferir a pessoa amada.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.