5 consequências para quem não dorme bem à noite

Desde crianças sabemos da importância de uma boa noite de sono, entretanto, você sabe quais as consequências de uma noite maldormida?

Mariana Cruz de Assis Rocha

A correria do dia a dia e a grande quantidade de responsabilidades que assumimos diariamente interferem diretamente no nosso sono. Aprendemos quando somos crianças que uma noite de sono maldormida pode ser extremamente prejudicial à nossa saúde, mas será que conseguimos quantificar o mal que isso pode nos gerar?

Todos nós já tivemos uma noite de sono maldormida e vários são os motivos que nos levam a isso: preocupações, noitadas ou trabalho, mas o resultado é sempre o mesmo – baixo rendimento no dia seguinte.

Não dormir bem à noite está associado a diversos problemas de saúde, e mesmo que você tenha o costume de dormir bem, as poucas vezes que você virar à madrugada não irão passar ilesas. Por isso, vamos falar sobre 5 consequências relacionadas à falta de sono para você ter a certeza de que uma boa noite de sono deve ser prioridade em nossas vidas.

1. Déficit de atenção, memória e raciocínio

Uma boa noite de sono é importante para manter o funcionamento do nosso intelecto em condições ideais. É durante o sono que fixamos, em nossa memória, o que aconteceu durante o dia e descansamos o necessário para recuperar as condições mínimas de concentração e entendimento. Devemos lembrar ainda, que com o raciocínio e a atenção alterados, as chances de sofrer um acidente vão aumentar proporcionalmente.

2. Alteração de humor

Uma pesquisa publicada em 2013 demonstrou que quando nos privamos do sono, algumas áreas cerebrais ligadas ao estresse e à ansiedade ficam hiperativadas. Além disso, o corpo descarrega noradrenalina deixando o organismo em alerta. Na prática, isso significa que o humor vai ser afetado e a pessoa ficará mais propensa a ter ataques de raiva e tristeza, podendo explodir a qualquer momento.

Advertisement

3. Abaixa a imunidade

Muitas pessoas acham que a única consequência de dormir pouco será o dia seguinte repleto de bocejos incontroláveis e dificuldade de concentração. Porém, a queda na nossa imunidade pode ser um sintoma silencioso da falta de sono. O sistema de defesa do nosso corpo está inteiramente ligado ao nosso ciclo de sono, isso porque sem o descanso há uma queda nos anticorpos do nosso organismo que nos deixam mais suscetíveis a infecções e gripes.

4. Descontrola o apetite

O nosso organismo possui alguns hormônios que são liberados durante o período de descanso, como, por exemplo, a leptina, que é um hormônio ligado à sensação de saciedade. Assim, o apetite de quem não dorme bem à noite vai ficar alterado, e a tendência é que a pessoa fique com mais fome, como se fosse necessário fazer uma reposição de energia. Quando o período sem o devido descanso é maior, fica mais fácil perceber a diferença no nosso corpo. Entretanto, mesmo após uma única noite maldormida o nosso apetite vai ficar descontrolado.

5. Prejudica a aparência

Sabemos que a falta de sono é responsável pelas tão temidas olheiras. Entretanto, esse não é o único problema de não dormir bem que vai interferir na nossa aparência. Existe uma pesquisa demonstrando que não dormir bem à noite reduz a produção do hormônio GH, fundamental para a renovação celular e auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce da pele e acúmulo de tecido adiposo. Portanto, se você deseja ficar linda no dia seguinte, o ideal é investir em uma boa noite de sono.

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.