15 frases de homens ciumentos que mostram que o relacionamento corre riscos

Um dos grandes problemas ao se procurar um par é não saber de antemão o que o outro traz dentro de si. Só descobrimos aos poucos e algumas vezes, tarde demais.

Stael Ferreira Pedrosa

Um homem doentiamente ciumento é alguém com baixa autoestima e total falta de autoconfiança. Ele não se sente digno nem merecedor da mulher com quem está e sempre acha que alguém irá roubá-la se ele não estiver por perto. Além disso, ele fantasia que a mulher por ele amada está procurando algum meio de escapar de entre seus dedos e traí-lo. Ele crê que ela mente e, portanto, precisa vigiar cada passo dela, seu telefone e seus amigos. Onde ela vai, com quem e por que vai.

Qualquer descuido pode ser “fatal” e ele além de perder a mulher da sua vida irá fazer papel de bobo e ser alvo das piadas dos outros.

Ele não leva em conta o fato de que se ela está com ele (já que ele não se acha merecedor) é porque ela o ama e quer estar com ele. O problema é que como ele não se ama, então acha impossível que alguém mais o faça. Daí vem o controle, a possessividade, o isolamento, a violência e em alguns casos a morte.

Fique atenta para não cair em uma armadilha dessas. O homem excessivamente ciumento e dominador pode ser identificado por algumas frases. Veja estas 15:

  1. “Estamos juntos há apenas uma semana, mas já sinto que você é a mulher da minha vida.”

    Advertisement
  2. “Me preocupo em ver você andando sozinha por aí. Isso me chateia.”

  3. “Não gosto de sair com seus amigos ou com os meus. Prefiro ficar sozinho com você.”

  4. “Essa roupa é muito chamativa, todos os homens vão olhar para você. Não tem outra?”

  5. “Você não precisa de tanta maquiagem assim, tire um pouco.”

  6. “Como assim sair só com as amigas? Não gosta da minha companhia?”

    Advertisement
  7. “Vou lhe ajudar a decidir…”

  8. “Vou lhe dar um conselho…” (em tom de aviso ou ameaça)

  9. “Você teve muita sorte em encontrar um cara como eu que a ama e cuida de você.”

  10. “Estou avisando, você me magoa quando sai com seus amigos.”

  11. “Por que você não me disse que iria sair mais cedo do trabalho?”

    Advertisement
  12. “Por que você não me conta as coisas direito?”

  13. “Quem é aquele cara e por que ele está sempre rodeando você?”

  14. “O que você está escondendo? Deixe-me ver seu telefone!”

  15. “A culpa é sua. Seu comportamento me deixa louco e eu acabo fazendo coisas que eu realmente não quero.”

As frases podem variar, mas o sentido é esse. O homem excessivamente ciumento será encantador, protetor (em excesso), exclusivista e a fará sentir que você tem o melhor homem do mundo, até que a verdadeira face surge.

Advertisement

Homens que não se sentem bem sobre os seus próprios papéis no lar, sua masculinidade, suas frustrações e problemas financeiros, que tiveram pais dominadores e abusivos, tendem a tornarem-se possessivos. O amor é um convite aberto, e não algo a ser capturado e mantido preso.

Um homem feliz, confiante, seguro de si não tem esse tipo de comportamento. Ele pode até sentir ciúmes, mas isso será algo que ele resolverá consigo mesmo sem culpá-la. Embora ele queira compartilhar a vida com você, ele valoriza sua independência e seus valores pessoais.

O relacionamento saudável une duas pessoas que têm seus próprios mundos. O ciumento possessivo quer que o outro deixe seu mundo para ficar apenas dentro do seu. Compartilhar é a ideia.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.