17 passos para conservação de frutas em compotas

Em 17 passos você poderá fazer deliciosas receitas de frutas em compotas para vender ou para seus familiares.

Márcio Patelli

Uma boa forma de armazenar e preservar frutas são as compotas. São deliciosas e podem ser saboreadas com uma fatia de queijo branco. Pode usa-lá em recheio ou como sobremesa, e são bem mais saudáveis que as sobremesas de padaria.

Há várias receitas em diversos sites. Escolha sua preferida e veja como preparar as melhores compotas:

Preparação

1. Selecione as frutas que estão perfeitas, livres de manchas ou apodrecimentos e bem maduras. Selecione por tamanho, amadurecimento e ponha as iguais juntas.

2. Coloque sobre a mesa ou pia todos os utensílios e ingredientes necessários. Lave e enxugue os utensílios, as superfícies de trabalho, as mãos e também todos os vidros. Esterilize-os e mantenha-os quente na água ou forno baixo.

3. Lave as frutas rigorosamente com bastante água, seque-as cuidadosamente para evitar que se machuquem. Esfregue as frutas com uma escova, mas não ensaboe.

Cozimento

4. Encher uma panela de água, até uns 18 cm. Comece a aquecer a água. Ao mesmo tempo coloque outra panela grande com água para aquecer.

5. Prepare o tipo de xarope requerido, dependendo da receita. Mantenha o xarope quente, mas não deixe que ferva novamente.

6. Prepare as frutas como determina a receita, cortando e descascando o bastante para os vidros que serão feitos, não mais. Siga as instruções para as frutas não escurecerem.

Enchimento dos vidros

7. Acondicione as frutas nos vidros até 1 cm da superfície. Se você estiver usando o método de acondicionar frio, as frutas poderão ser postas bem juntas nos vidros. Se você estiver usando o método quente, as frutas poderão ficar mais separas, já que não irão murchar praticamente nada durante o processamento.

8. Despeje o xarope nas frutas até 1 cm da superfície do vidro.

9. Corra uma espátula de madeira ou plástico pelos lados do vidro para liberar qualquer bolha de ar. Se necessário adicione mais xarope, suco ou água quente para que o nível seja sempre de 1 cm da borda do vidro.

10. Limpe as bordas do vidro com um pano ou guardanapo de papel.

11. Tampe.

Esterilização e vácuo

12. Cuidadosamente, coloque os vidros na panela com água quente. Arrume-os para que não toquem uns nos outros ou batam nas laterais da panela. Se necessário, adicione mais água quente tendo o cuidado de colocar água nas laterais da panela e não em cima dos vidros, até que estejam cobertos com pelo menos 2 cm de água.

13. Depois de cobertos, quando a água começar a ferver começa o tempo de processamento. Comece daí a marcar o tempo indicado nas receitas.

14. Quando terminar o tempo de processamento, desligue o fogo e retire os vidros cuidadosamente da panela. Coloque-os separados, cuidadosamente sobre uma toalha dobrada, num lugar livre que não será usado por pelo menos 12 horas.

15. Deixe os vidros esfriarem antes de removê-los do lugar. Então os rotule com o nome do produto e a data.

Armazenagem

16. Quando a comida do vidro estiver completamente fria, veja se estão bem fechados e se algum estiver com avaria, abra-o e guarde na geladeira para ser usado.

17. Antes de usar qualquer vidro, procure por sinais de deterioração, tampas mal fechadas, líquido escorrendo ou cheiro ruim. Jogue fora qualquer vidro que tenha esses sinais.

Cada receita dirá qual o método de processamento a usar, o frio ou o quente. Siga as instruções cuidadosamente, voltando sempre que necessário para os passos básicos e você deliciará sua família e impressionará seus amigos com uma linha de deliciosas frutas em compotas.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Márcio Patelli

Márcio R. Patelli é pai, marido e SUD. Formado em eletrônica pelo Centro Paula Souza, atua como professor de eletrônica e é responsável por sites de bem estar e fortalecimento familiar.