Alguém roubou minha promoção!

Se você acha que o "novato" está atrapalhando sua tão sonhada promoção, cuidado! Você pode ser seu próprio inimigo.

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  • Certa vez em um treinamento ouvi a seguinte história:

  • "Um homem que estava há anos em uma empresa de produtos naturais tinha a certeza que desta vez seria promovido. Com todo seu esforço, dedicação e várias horas extras dedicadas à empresa, em meio à crise gigantesca no país e 12 anos de carreira, aquele com certeza era o momento perfeito para que a empresa demonstrasse sua importância. Algumas semanas mais tarde um rapaz, aparentemente mais jovem chegou para trabalhar. Em meio à reunião matinal, o rapaz foi apresentado como o novo Diretor de vendas e novos negócios. O homem mal podia respirar. Quanta ingratidão da empresa! Aquilo não era possível. Após alguns dias de angústia, o homem foi falar com o dono da empresa. Não que ele tivesse indo tirar satisfação, mas poxa vida, 12 anos dando tudo para aquela empresa e um novato de fora tomara seu lugar! Aquilo era inadmissível! O chefe, então, disse que ele teria outras oportunidades e que uma delas começaria naquele momento. Ele daria uma grande festa para aproximadamente 250 pessoas, e, por ser um segmento de alimentos naturais não serviria refrigerantes, somente sucos naturais. Gostaria então, que fosse feito um cálculo de quanto seria necessário de laranjas para que essas 250 pessoas fossem bem servidas. Três horas depois o homem voltou. - Chefe, agora não é época de laranjas. Liguei para algumas transportadoras e produtores, mas eles não conseguem entregar a tempo, e mesmo que conseguissem precisaríamos de outras frutas, porque ninguém tem esta quantidade de laranja para oferecer. Precisamos adiar o evento. Naquele momento o chefe ligou para o novato que prontamente apareceu em sua sala. A mesma coisa foi explicada a ele, que em 2 horas retornou. - Senhor, realmente não há laranja o suficiente para um evento deste porte. Mas pesquisei outras frutas que poderão servir o público e que têm a quantidade que precisamos. Podemos servir suco de manga, morango ou maracujá. Estas três opções, fazendo o pedido hoje, chegarão em 2 dias úteis, bem a tempo de realizar sua confraternização. Se o senhor não se agradar de nenhuma destas opções pode me dizer qual seria a outra fruta que vou em busca. O chefe agradeceu e o rapaz se retirou e então, olhou para o homem e disse: - Entendeu por que você não foi promovido?"

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  • Muitas vezes usamos desculpas para aquela tarefa que foi entregue na data errada ou culpamos alguém por ter tirado aquilo que achamos que somos merecedores.

  • Se você almeja algo, precisa correr atrás, aprendendo com seus próprios erros e com os erros alheios.

  • Mas, como fazer isso?

  • 1. Não arranje desculpas

  • Se você percebeu que não poderá entregar a tarefa a tempo, e que o prazo é curto ou que tem alguma dificuldade, exponha tudo, peça um tempo a mais antes de assumir o compromisso. Quem estabeleceu o prazo para você com certeza também tem um prazo a cumprir. É melhor que a negociação ocorra antes de aceitar o compromisso.

  • Se há algum empecilho para a realização da tarefa, exponha duas ou três opções que tornem a tarefa mais simples de ser executada.

  • 2. Não apresente problemas, apresente soluções

  • Se algo acontecer no meio do caminho e você estiver encarregado de algo resolva ou pelo menos tente antes de expor o problema. Aja de maneira natural e contorne a situação. Por exemplo: A máquina da produção estragou e você é o encarregado de entregar "2x" de peças. Antes de apresentar o problema e dizer que as peças não serão entregues, tente resolver, ligue para quem arruma a máquina, veja quanto tempo ela levará para ser arrumada. Enquanto isso, veja se a produção pode rodar em outro lugar. Quando for apresentar o problema, suas opções serão dizer que pela máquina ter enguiçado você teve uma produção de apenas "x" peças, mas ela já está arrumada e você deixará rodando durante a noite para não atrasar tanto a produção do dia seguinte ou que a máquina enguiçou e não poderá ser arrumada naquele momento, mas que a produção já está rodando em outra linha.

  • 3. Conheça todos os campos da empresa

  • Entenda de tudo um pouco. Procure ser especialista naquilo que faz, também de que adianta uma pessoa que anda aqui e ali e não resolve nada? Mesmo assim, saiba ser útil em outras áreas para que sua opinião seja válida.

  • 4. Enxergue o resultado final

  • Segundo Alexandre Range, sócio-fundador da Alliance Coaching, enxergar-se no resultado final diferencia um funcionário que estaria mais apto a receber uma promoção de outro que enxerga simplesmente a tarefa que está fazendo e não sabe as implicações daquilo.

  • 5. Saber ouvir e dar feedbacks

  • Esse é um atributo a ser desenvolvido em várias áreas de nossa vida. O feedback é algo promissor no desenvolvimento. Se a pessoa não souber responder à altura, perde grandes chances de se desenvolver.

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  • 6. Observe seu superior

  • Se ele está ocupando um cargo importante ele tem muito a lhe ensinar. Perceba aquilo que você já tem e o que ainda precisa desenvolver. Esforce-se mais quando não está sendo observado. Tentar mostrar trabalho somente quando está sendo observado pode ser uma grande furada. Trabalhe sempre da mesma maneira tentando se aperfeiçoar.

  • 7. Observe quais melhorias podem ser feitas

  • Você pode observar como ou o que pode ser feito para prevenir ou melhorar as vendas ou o entusiasmo do pessoal. Algumas atitudes preventivas, estabelecimento de metas ou conhecimento que ajude uma máquina funcionar melhor, por exemplo, são sempre bem-vindas. Estamos falando de proatividade. De atitudes preventivas que auxiliam no crescimento pessoal juntamente com a empresa.

  • 8. Busque aprendizado e aperfeiçoe-se

  • Ao contrário do que muitos pensam, sempre há o que aprender. Hoje em dia nível superior é o mínimo que uma empresa solicita. Aprenda um novo idioma, desenvolva métodos para crescer junto com sua equipe. Esforce-se para se dar bem com todos. Não conseguimos nada sozinhos. Uma equipe bem-sucedida é aquela que está sempre unida e não tem picuinhas e desavenças. No entanto, se isso ocorrer, esteja preparado para resolver da melhor forma.

  • Não seja uma pedra em seu sapato. Se você tem dificuldades, discuta sobre isso, espelhe-se em pessoas de sucesso e almeje o sucesso. Mas lembre-se, ficar parado não ajudará em nada. Enquanto a oportunidade não chega, esforce-se para estar preparado.

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Hevelyn Klegues é casada, mãe de uma boneca linda e formada em massoterapia. Seus principais livros de cabeceira são sobre como lidar com pessoas, como ser e formar líderes. Quando não está viajando, adora assistir a filmes e seriados de ação e suspense. Ama ler, passear ao ar livre e viajar com a família.

Alguém roubou minha promoção!

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