Descubra os inúmeros benefícios da Vitamina D

Descubra os inúmeros benefícios da Vitamina D, inclusive para a saúde das futuras mamães e aprenda a aumentar os níveis dessa vitamina.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Você provavelmente já ouviu falar na Vitamina D, mas será que você sabe de todos os benefícios que ela pode trazer para sua vida e para sua saúde?

A principal função da vitamina D, de acordo com os estudos relacionados ao tema, é melhorar a absorção de cálcio pelo organismo, e com isso, contribuir para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes.

Mas a vitamina D tem muitas outras funções além de melhorar a saúde óssea. Ela previne doenças como: obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer (cólon e mama). Ela é responsável, ainda, pelo fortalecimento do sistema imunológico, pela melhora do equilíbrio e da saúde cardiovascular, sem contar que é uma grande aliada na prevenção do envelhecimento precoce.

Para as futuras mamães a vitamina D também é importantíssima. No primeiro trimestre da gravidez, a falta dela pode levar a um quadro de aborto espontâneo. Além disso, a deficiência de vitamina D pode favorecer a pré-eclâmpsia, doença provocada pela pressão alta no final da gravidez, e, aumentar as chances da criança nascer autista, já que a vitamina D é fundamental no desenvolvimento do cérebro do bebê.

Conheça os sintomas da deficiência da vitamina D

Infelizmente, a grande maioria das pessoas que vive em um ambiente urbano tem carência de vitamina D, visto que a vida na cidade é restrita a lugares fechados como os escritórios, shoppings e academias, por isso não há exposição suficiente ao sol.

Advertisement

Muitas vezes a deficiência de vitamina D é assintomática e a melhor forma de determinar o nível da vitamina no seu organismo é através de um simples exame de sangue, entretanto alguns sintomas podem estar relacionados a este problema.

  1. Fadiga sem algum motivo que a ocasione

  2. Dor musculoesquelética

  3. Fraqueza nos músculos

  4. Dores nas articulações

    Advertisement
  5. Baixa resistência a infecções

Como aumentar a vitamina D

A principal forma de melhorar os níveis de vitamina D no nosso sangue é através da exposição ao Sol. Isso mesmo, é simples e sem qualquer custo. Além disso, alguns alimentos possuem um nível maior de concentração dessa vitamina, como peixes, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e leite e derivados. Em alguns casos mais específicos pode ser necessário o uso de um suplemento para repor os níveis da vitamina no nosso organismo.

Os especialistas são unânimes ao afirmar que a exposição ao sol é a melhor forma para seu corpo dispor de vitamina D, isso porque, através de dietas é muito difícil alcançar os níveis necessários, sem contar que ao se expor ao sol o nosso organismo sabe exatamente o quanto de vitamina D pode produzir sem nos fazer mal, por isso ele cessa a produção ao atingir os níveis necessários.

Uma informação importante e que muitas pessoas desconhecem é que pessoas de pele clara absorvem a vitamina D com mais facilidade. Assim, quanto mais escura for a sua a pele, mais tempo de exposição ao sol vai será necessário para metabolizar a substância.

O suplemento de vitamina D só deve ser utilizado em último caso, e apenas por recomendação médica, já que o excesso de vitamina D pode causar a calcificação de alguns órgãos, em especial, do rim, fazendo-o perder a sua função. Por isso, não devemos usar o suplemento sem a devida orientação médica.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.