8 frases comuns que bons pais NÃO devem falar aos seus filhos (PARE agora mesmo)

Você já falou algumas destas frases sem nem mesmo perceber o mal que elas fazem.

Rachel D.C.

Se comunicar com crianças é difícil. As crianças estão sempre em processo de aprendizado. Tudo que os pais falam, elas absorvem. Por isso é importante medir bem as palavras e os ensinamentos que os pais passam para elas. Muitas vezes as crianças podem interpretar e entender a ideia que os pais querem passar de maneira errada. Mesmo se você estiver bravo e perder o controle da situação, certas frases devem ser evitadas. Certas coisas que os pais falam podem diminuir a autoestima dos filhos e até afetar a sua relação com eles.

É comum muitos pais usarem livremente estas frases, mas elas podem estar afetando seus filhos de forma negativa sem você perceber. Aqui estão as frases que você deve parar agora mesmo de usar:

1. “Não fale com estranhos”

Essa frase é um pouco complicada porque muitas crianças não conseguem assimilar quem é um estranho e quem não é. Nancy McBride que é diretora do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas em Lake Park disse ao site Parenting.com que as crianças podem acabar negando a ajuda de policiais e bombeiros pelo fato de não os conhecerem. Ela também disse que muitas crianças não reconhecem alguém como sendo estranho se a pessoa for gentil com elas. Também há muitos casos que a criança é sequestrada por pessoas que ela já conhece.

O que você deve fazer: Ao invés de falar em estranhos, crie cenários. Como: “se você está esperando a mamãe na escola, e uma pessoa que você não conhece disse que a mamãe a enviou para ir lhe buscar, o que você faria?” E instrua a criança falando o que ela deve fazer. É importante também instruir a criança de sempre lhe falar quando ela se sentir em perigo, triste, frustrada ou assustada perto de alguém, mesmo se for um conhecido.

2. “Espere o seu pai/mãe chegar em casa”

Essa frase mostra que você não tem autoridade o suficiente e nem o controle da situação. O pai ou a mãe não devem ser usados como ameaça. Os dois têm o dever de disciplinar os filhos. É provável a criança agir pior ainda por saber que mais tarde ela será punida.

Advertisement

O que você deve fazer: Coloque a criança de castigo ou tome a atitude necessária no mesmo momento. Não espere ninguém chegar para tomar uma decisão.

3. “Que vergonha que você me fez passar”

O Doutor Carl Pickhardt que é psicólogo e autor do livro “Surving your Child’s Adolescence” disse para o site Care.com que essa frase é muito negativa. Ele disse que essa frase faz com que as crianças se sintam como se fossem a “desgraça da família.”

O que você deve fazer: Explique o que a criança fez de errado e porque ela não deve fazer mais aquilo. Mas sempre deixe claro ao seu filho que ele ainda é amado por você mesmo agindo do jeito que ele agiu.

4. “Deixe que eu faço para você”

É muito fácil ficar frustrado e querer ajudar o seu filho quando ele não consegue fazer algo. Mas a Doutora Myrna Shure, que é professora de psicologia da Drexel University, diz que a independência que você dá ao seu filho agora irá determinar o quão dependente ele será de outras pessoas no futuro.

O que você deve fazer: Você pode ajudar o seu filho, mas faça com que ele pense nas respostas. Faça perguntas para que ele possa chegar a uma conclusão e resolver o problema pensando por ele mesmo.

Advertisement

5. “Pare de chorar”

Muitas vezes o barulho do choro pode deixar pais enlouquecidos e a primeira reação dos pais é mandar os filhos pararem de chorar. Mas o seu filho deve aprender que não podemos segurar as emoções e esconder como estamos realmente nos sentindo.

O que você deve fazer: Tente confortar o seu filho, mas não impeça que ele demonstre como está se sentindo. Converse com ele e o faça entender que as vezes ficamos frustrados e tristes. Ajude-o a entender como controlar esses sentimentos.

6. “O seu irmão não faria isso”

Somos todos diferentes e únicos. Um filho não vai agir igual ao outro porque eles são duas pessoas diferentes. Essa frase causa ressentimentos e competições entre os filhos. Certifique-se de que comparações não existam dentro de sua casa.

O que você deve fazer: Evite comparações a todo custo. Tenha em mente de que cada filho seu tem uma personalidade diferente.

7. “Eu prometo”

Muitos pais usam essa frase para acalmar os filhos. Mas não é nada sadio prometer algo que você não vai cumprir. O seu filho irá perder a confiança em você.

Advertisement

O que você deve fazer: Fale que você irá tentar fazer o que o seu filho está lhe pedindo, e se for algo impossível, fale a verdade.

8. “Por que eu disse e acabou”

“Porque sim” não é resposta. Você não precisa sempre explicar os motivos para os seus filhos a todo tempo, mas é importante ao menos mostrar uma razão pelo qual eles devem lhe obedecer.

O que você deve fazer: Mostre que você sabe o que os seus filhos estão sentindo e que você entende por que eles querem algo, mas dê uma razão pelo qual aquilo não será possível.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.