Está com insônia? 5 dicas para dormir rápido

Muitos sofrem de insônia. Veja 5 dicas para dormir rápido e com qualidade.

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  • A insônia é um sintoma perturbante que impede uma pessoa de adormecer ou mesmo que ela permaneça dormindo, e isso acaba se refletindo de uma forma destruidora, já que ela possui a capacidade de interferir na saúde, desestruturando a vida da pessoa que sofre dela.

  • Embora muita gente sofra de insônia, já que ela é um problema ligado a muitas coisas e uma delas é a falta de disciplina, que está entre os fatores mais prejudiciais, levando muitas pessoas pelo mundo a perderem suas noites de sono.

  • Li alguns artigos, sendo que, um falava sobre a importância de dormir bem, e outro sobre mudarmos nossas atitudes, um texto maravilhoso chamado "Espaço de uma manhã." Um dos melhores artigos que já li, pois dizia sobre despertarmos para a vida, ponderar as palavras, repensar as atitudes e o texto finaliza dessa forma: "Não se prenda ao seu bem-querer, porque a vida é breve, e só dura 'o espaço de uma manhã'".

  • Após ler esses textos pude perceber 5 dicas que podem nos ajudar a dormir mais rápido e com qualidade:

  • 1. Disciplina

  • A disciplina é fundamental para se ter mais qualidade de vida e só é possível quando nos permitimos ser regrados pelas disciplinas da saúde. Assim sendo, adquirimos o prazer de adormecer rapidamente e tranquilamente.

  • Dentro da disciplina da saúde, encontra-se os cuidados essenciais como: atitudes, atividades físicas, leitura e uma alimentação saudável.

  • 2. Atitudes

  • Abandonar atitudes egoístas nos permite dormir bem, pois nossa mente se manterá tranquila quando nos alimentamos de pensamentos e atitudes positivas. Os bons sonhos são nossos companheiros durante à noite, entretanto, se buscarmos coisas ruins e imundas, nos tornamos escravos da insônia, já que a culpa não estará ao nosso lado, e sim, dentro de nós, destruindo-nos dia a dia.

  • A mudança de comportamento nos permite ter uma qualidade de vida melhor.

  • 3. Horários

  • "Quando vencemos a primeira batalha do dia contra o colchão, é bem provável que vençamos mais batalhas durante o dia. Também é mais provável que estejamos cheios de vida e energia."

  • Quando nos deitamos às 22:00 e levantarmos às 6:00 da manhã, nos tornamos mais habilidosos nos afazeres, adquirimos mais energia e vigor, assim sendo, as coisas fluem para nosso bem.

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  • 4. Exercite o corpo e a mente

  • Atividades físicas fortalecem os membros de nossos corpos, nos condicionando a ter uma vida saudável. Os exercícios físicos praticados ao menos meia hora por dia, também proporcionam bem-estar e deixa-nos mais ativos.

  • A leitura fortalece e enriquece a mente com conhecimento, inteligência e sabedoria. Também ajuda a nos desligarmos de coisas fúteis que acabamos ingerindo ao longo da vida.

  • 5. Sabedoria

  • Pode parecer estranho, no entanto, é preciso sabedoria para se adquirir um sono de qualidade.

  • Algumas pessoas precisam de medicação devido aos problemas de saúde que enfrentam, se os médicos receitaram, o correto é obedecer. Entretanto, há pessoas que se medicam por conta própria, prejudicando a saúde do corpo e da mente e muitas delas tornam-se "corujas", pois a ausência do sono impede-as de dormir.

  • A má alimentação também é outro fator que interfere muito nas noites. Se nos alimentarmos de coisas pesadas que não trazem benefício algum à saúde, provavelmente isso irá afetar em muitas coisas.

  • Ainda que a vida seja atribulada, a escolha de alimentar-se com qualidade deve ser prioridade em nossas vidas, caso não o façamos, dificilmente iremos dormir bem.

  • Alimentar-se bem é usar de variedades na escolha dos alimentos, reduzir o sal, o açúcar, evitar gorduras e comer muitas frutas, isso proporcionará qualidade na alimentação.

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Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.

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