Maneiras que a minha filha me ensina a ser um marido melhor

"A vida é uma caixinha de surpresas", ela prega muitas peças - Um dia os pais ensinam os filhos e no outro dia os filhos é que ensinam seus pais.

Roberta Preto

A maneira como muitos pais lideram seus lares, o modo como eles educam os filhos, demonstra a capacidade e a qualidade de liderança sobre sua família. Percebe-se que há um número muito grande de homens que ao assumir sua responsabilidade de líder no lar, abusam desse poder, ofendendo, maltratando aos filhos e, principalmente, suas esposas. Para esses tipos de homens é preciso uma mudança em suas atitudes de imediato, porque caso não o façam, eles perderão suas famílias.

Entretanto, existem homens íntegros que se esforçam pelo bem-estar de suas famílias, eles nunca anulam suas esposas e filhos porque os respeitam e o objetivo deles é proporcionar uma boa qualidade de vida para suas famílias.

Estive conversando com um paizão e marido apaixonado que se sacrífica constantemente por sua família e ele me relatou que por mais que se esforce, às vezes, ele nem percebe o quanto machuca sua esposa, mas, sua filha é perceptiva, e de imediato aponta suas falhas com um olhar e outras vezes com palavras. Então, ele me ressaltou as muitas maneiras que sua filha lhe ensina a ser um marido melhor:

Pensar no que falo

Pai: “Ela me diz que preciso ponderar minhas palavras”.

Há muitas pessoas com “papas nas línguas” e ser honesto é uma virtude, porém, precisa-se de cautela na maneira de dizer “aquelas verdades” que precisam ser ditas. Agir dessa forma poderá afastar as pessoas de você, principalmente as que lhe amam, pois, nem todos gostam e querem ouvir “a verdade”.

Existem maridos que chegam em casa, após um dia de muito estresse e acham que a esposa e os filhos têm o dever de aguentar todo seu estresse, porque ele é o provedor do lar. Muito cuidado! Sua família não é obrigada a tolerar seu mau humor constante ou seus atos de grosseria. Se você tem problemas, resolva, se não pode fazê-lo sozinho, busque ajuda, mas nunca use sua família como “saco de pancadas”.

Advertisement

Voltar atrás

Pai: “Ela me faz enxergar minhas atitudes e me ajuda a repará-las.”

A maioria de nós reagiria de forma errada quando está com muita raiva. Dizemos e fazemos coisas que não gostaríamos de tê-las dito ou feito. A lei de Newton funciona perfeitamente nesse tipo de situação: “A toda ação há sempre uma reação”. Teremos que arcar com as consequências de nossos atos, às vezes, feitas por impulso. Portanto, precisamos controlar a nós mesmos para não vivermos uma vida de remorsos.

Embora a raiva seja difícil de ser controlada, o melhor a se fazer é evitá-la. Busque uma válvula de escape para extravasar sua raiva, mas não vá usar as pessoas como válvula, pois você não é o único que tem problemas, todos nós temos alguns dias ruins.

Moderar a voz

Pai: “Ela me lembra que não é necessário meu tom de voz elevado.”

Às vezes, nem se percebe como a voz se eleva quando se está com raiva, e esse é um dos motivos das discussões e até mesmo das agressões dentro dos lares. O aumento da violência é ocasionado pela falha na comunicação. Devido a essa falha, os insultos tornam-se parte das discussões nos relacionamentos.

A maneira como você fala reflete na sua personalidade, seja ela positiva ou negativa. Por isso é preciso cautela para saber discernir se você está defendendo um ponto de vista com firmeza nas palavras ou se você está elevando a voz para demonstrar força e autoritarismo. Lembre-se de que ser claro, objetivo, falar com amor, moderação e confiança é fazer do seu lar “um pedacinho do céu”.

Não controlar tudo

Pai: “Ela me faz saber que não posso controlar tudo.”

Há muitos pais que querem controlar tudo na vida dos filhos e da esposa, às vezes não é por quererem ser autoritários, apenas protetores, mas sua proteção se torna exagerada e leva muitos filhos a se afastarem deles. Já as esposas se sentem tão sufocadas que muitas delas desistem do relacionamento e pedem o divórcio.

Advertisement

Sabe-se que pai e mãe precisa ter uma postura firme ao disciplinar um filho, mas esses pais jamais devem impedi-los de terem novas experiências porque são através delas que eles irão adquirir maturidade. No entanto, interferir no arbítrio dos filhos, querendo escolher seus amigos, suas roupas, seus estudos, sua carreira profissional e até mesmo a pessoa com quem ela ou ele deva namorar, torna-se um ato abusivo por parte dos pais.

É certo que os pais não devem permitir tudo, os filhos precisam de regras para aprender a lei da obediência e do respeito, entretanto, cabe aos pais o equilíbrio do que pode e do que não pode ao ensinar os filhos.

Perdoar

Pai: “Ela me lembra de que preciso perdoar sempre.”

O conceito de família perfeita é almejado por muitos, no entanto, não é concedido a ninguém, porque não existe família perfeita, mas sim, pessoas imperfeitas que constituem uma família e que se esforçam dia a dia para serem melhores uns para os outros. E essas pessoas, com suas imperfeições, podem, em determinados momentos de estresse, angústia ou provação, se ofenderem e se magoarem; entretanto, eles possuem a convicção de que são uma família que sabe perdoar.

A família perfeita é um mito, mas, a verdadeira família existe e é aquela que sabe amar e perdoar, que tem a coragem de enfrentar os desafios da vida e que abandona as diferenças e o orgulho, pois o amor deles está acima de tudo isso.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.