5 formas de entreter as crianças em dias frios SEM o uso da tecnologia

Ficar conectado por mais de 4 horas diárias pode causar ou complicar depressão e fobias sociais nas crianças e adolescentes. O frio não é desculpa para passar o dia na frente de uma tela.

723 views   |   2 shares
  • Nos dias frios ou chuvosos fica mais complicado deixar a criança brincar no quintal ou levar os pequenos ao playground. Restam algumas alternativas indoor como deixar a criança vendo TV, manter o entretenimento através de jogos de videogame, computadores, tablets e celulares ou promover brincadeiras divertidas. Acredito que a terceira opção é a melhor.

  • As brincadeiras continuam tendo uma grande importância na formação das crianças e incentivar esta prática ajuda no desenvolvimento positivo delas. Ficar conectado por mais de 4 horas diárias pode causar ou complicar depressão e fobias sociais nas crianças e adolescentes, segundo reportagem do jornal britânico the telegraph.

  • Normalmente as crianças possuem muita criatividade e conduzem suas próprias brincadeiras indoor. Levante a mão a mãe que ao colocar os filhos dentro do quarto e dar a ordem de que ele fosse arrumado, ao voltar em meia hora não atrapalhou uma grande brincadeira. Porém, algumas crianças precisam de um empurrãozinho na criatividade. Os pais podem incentivar ainda mais brincando com eles, demonstrando que estão muito animados e se divertindo.

  • Uma outra questão é a brincadeira ter que ser mais interessante que o brinquedo tecnológico. Porque simplesmente falar que não é bom para a criança que ela fique brincando o dia inteiro no tablet não será suficiente. Será necessário algo muito mais chamativo e contagiante.

  • 1. Chamar a criança para brincar com brinquedos já é uma ótima ideia.

  • Usar a criatividade para as brincadeiras, permitindo que a criança lidere, ou se for mais de uma, que elas se revezem nas ordens e decidam juntos, sem brigas ou mau humor, fortalece vínculos, ajuda no desenvolvimento da criança e ensina princípios nas entrelinhas. Será muito divertido!

  • 2. Utilizar material reciclável ou outros materiais que não são necessariamente de brincar também é saudável.

  • Tubos de papelão de rolos que acabaram, caixas de papelão, papéis diversos, pratos de papel, lençóis, enfim, há muito material para diversão em casa, basta realmente abrir os olhos. As caixas podem virar pistas de corrida, casas, gol, roupas de robô ou outra coisa que a imaginação ouse revelar. Os tubos podem virar direcionadores de sopro em uma corrida de pompons ou bola de espuma, canos, lunetas, caleidoscópios e mais uma infinidade de coisas úteis para brincadeiras. Pratos de papel viram raquetes, decoração, e os lençóis podem ser barracas. Estas são apenas algumas ideias.

  • Advertisement
  • 3. Para os mais aventureiros, utilizar uma fita adesiva crepe não fere a pintura da parede ou outros móveis e torna realizável muitas peripécias.

  • Construir uma pista para os carros com a fita ao longo da sala, inclusive subindo no sofá, ou no chão demarcar as posições de uma amarelinha (sapata, cademia, amarelinha, pula maré ou avião, dependendo da região brasileira), aproveitando para levar adiante a cultura, ou ainda criar raios laser entre as paredes de um corredor, onde a criança não poderá encostar em nenhuma delas com o risco de ficar sem a parte do corpo que tocou no "raio".

  • 4. Jogos de tabuleiro sempre agradam e são excelentes para desenvolver o raciocínio e aumentar a capacidade da criança de lidar com frustrações.

  • 5. Para os mais artistas, há várias ideias que vão do desenho à massinha de modelar.

  • Muitas vezes os pais desanimam em incentivar essa prática para não lidar com a sujeira, mas é importante que eles possam soltar sua criatividade através de construções simples como uma pintura. Uma ideia "limpa" é colocar a tinta dentro de um saco plástico, daqueles de colocar em pastas, e vedar com fita adesiva em uma mesa. Eles pintam com os dedos, mas não encostam na tinta, pois estarão em contato com o plástico.

  • Incentivar práticas desportivas outdoor também é importante, por isso, mesmo que esteja frio, reservar um dia para levar as crianças e adolescentes bem agasalhados ao parque para jogar bola, peteca, ou ao playground fará muito bem a todos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

5 formas de entreter as crianças em dias frios SEM o uso da tecnologia

Ficar conectado por mais de 4 horas diárias pode causar ou complicar depressão e fobias sociais nas crianças e adolescentes. O frio não é desculpa para passar o dia na frente de uma tela.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr