A importância da gentileza na formação do ser humano completo

Conceituar a gentileza de forma abrangente é importante para o entendimento e prática desse atributo considerado essencial para o bem-estar humano.

8,228 views   |   23 shares
  • "Seja gentil, pois cada pessoa que você conhece está lutando uma dura batalha".

  • Perfeita colocação de Platão, afinal quem nesse mundo não vive seus dramas? De uma forma ou de outra todos nós travamos nossas batalhas íntimas buscando encontrar caminhos mais felizes mesmo que, muitas vezes, de forma equivocada. A gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo e, fundamentalmente, uma forma de convivência pacífica e respeitosa.

  • Mais humanos

  • Ser gentil é um atributo complexo, muito mais profundo do que ser educado. Tem a ver com caráter, valores e ética. Sobretudo, tem a ver com o desejo de transformar o mundo em um lugar mais humano e feliz para todos. Ser gentil é efetivamente querer promover o bem-estar do outro. Dessa forma, é preciso refletir sobre o modo como se tem relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo. É essencialmente assumir a posição de humano, aproximando-se de seus semelhantes. O escritor francês Joseph Joubert escreveu: "A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano".

  • Altruístas

  • Todo mundo gosta de ser bem tratado, de receber atenção e carinho. Todavia, nos momentos de dor quando a alma se dilacera em prantos, muitas vezes não chorados, a gentileza torna-se uma necessidade. O fato é que não conhecemos a extensão dos sentimentos alheios e nem mesmo como e quando uma atitude altruísta pode auxiliá-los no discernimento próprio para a superação. Daí a importância de desenvolvermos o altruísmo como forma de vida e tratamento natural para com todas as pessoas indistintamente.

  • Amáveis

  • Ser gentil é uma escolha pessoal que independe das atitudes do outro e não é uma troca. Tem a ver com a amabilidade natural, que demonstra delicadeza genuína e causa uma boa impressão sincera. Uma pessoa gentil é sempre atenciosa e educada, sabe ouvir e respeitar opiniões alheias, mesmo quando não tratada da mesma forma. Isso porque reconhece que uma pessoa indelicada, que não sabe retribuir gentileza, é alguém infeliz e que, portanto, precisa receber um tratamento diferenciado.

  • Compaixão

  • A psicóloga Cláudia Piasecki escreve: "Se a sociedade sofre, nós também sofremos. Quanto mais hostilidade abrigarmos, maior é nosso sofrimento. Sendo assim, não podemos prescindir da gentileza e da compaixão". Segundo Cláudia, o ser humano sofre quando não se dedica a desenvolver essas atitudes: "quando deixamos de expressar sentimentos de gratidão, de afeto, honestidade, quando não perdoamos, quando não respeitamos os outros, quando somos impacientes, quando não praticamos a generosidade, quando somos inflexíveis".

  • Advertisement
  • É assim que o valor da gentileza supera, e muito, qualquer conceito banal da palavra. É por ela que as pessoas se entendem e fortalecem elos. A gentileza é essencial, pois é por ela que o ser humano galgará caminhos mais dignos de sua posição no mundo. Como afirmou o filósofo e médico alemão Albert Schweitzer: "Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal-entendidos, desconfianças e hostilidade".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A importância da gentileza na formação do ser humano completo

Conceituar a gentileza de forma abrangente é importante para o entendimento e prática desse atributo considerado essencial para o bem-estar humano.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr