6 perguntas que toda criança faz e como respondê-las com naturalidade

Criança faz cada pergunta! Se você se sente em saia justa quando seu filho pergunta aqui estão algumas dicas de como responder naturalmente

Stael Ferreira Pedrosa

Algumas perguntas são simples, outras nem tanto e tem aquelas que deixam pais e mães sem saber o que dizer. Nessas horas gostaríamos de estar a milhares de quilômetros de distância, mas… Somos pais e é nosso dever responder às perguntas dos nossos pequenos. Por mais embaraçosas que sejam.

Meu filho em sua inocência dos 4 anos me pergunta: “Mãe, por que eu gosto de olhar bumbum de mulheres? “

Eu quase respondi: “Pergunte isso ao seu papai. ” Mas, respirei fundo e respondi com toda a naturalidade possível: “Porque você é um rapazinho e rapazinhos sentem vontade de olhar as mocinhas. Mas você não deve ficar olhando o tempo todo, pois pode deixar as moças sem graça.”

Se respondi certo ou não, não sei, mas ele não perguntou mais e nem ficou olhando o tempo todo.

Aqui estão algumas perguntas que as crianças fazem e sugestões de como você pode respondê-las:

Advertisement

1. Como o bebê foi parar dentro da sua barriga?

Através de uma sementinha que o papai colocou.

2. Onde Deus mora?

No céu.

3. Para onde o vovô foi? (Em caso de morte)

Essa pergunta costuma ser respondida de acordo com a crença dos pais. De maneira simples pode-se responder que o vovô foi para o céu, encontrar-se com Deus e que não voltará.

4. Por que as pessoas têm que morrer?

Essa pergunta envolve sentimentos delicados e geralmente vem após o contato com a morte de um parente ou amigo. Explique que a morte faz parte da vida e que um dia todos vão passar por ela, mas que não devemos ficar tristes para sempre e nem pensando nisso e sim aproveitar a vida.

5. Por que as mulheres não têm pipi?

Explique que homens e mulheres são diferentes. Homens têm pênis e mulheres têm vagina. (Use os nomes corretos e não se aprofunde. Se a curiosidade persistir a criança irá perguntar mais).

Advertisement

6. Por que o papai (ou a mamãe) não mora mais aqui?

É muito difícil para a criança entender a separação dos pais, por isso há que se ter tato e delicadeza com essas questões. O que ocorre é que a criança quer saber se ela não verá mais o outro pai. Tranquilize-a dizendo que o papai e a mamãe tiveram sérios problemas e não puderam continuar na mesma casa, mas que embora seu pais não morem na mesma casa, eles continuarão sendo pai e mãe dela e que continuarão a ter contato o mais frequente possível.

Muitas vezes as crianças apenas querem começar uma conversa com um adulto, mas pode ser que elas tenham ouvido algo na escola ou conversa de adultos e ficam curiosas. Não as censure por perguntar, mas tente saber a origem da dúvida. Nesses momentos o melhor a fazer é responder de maneira simples – de acordo com a idade – sem fugir da pergunta, sem aprofundar muito e principalmente falar a verdade. Jamais minta para seus filhos.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.