Ar seco pode atrapalhar na hora de dormir? Descubra o que fazer

Não deixe o ar seco atrapalhar seu sono. Descubra maneiras de conviver bem com o clima e dormir tranquilamente.

577 views   |   1 shares
  • Com a chegada do inverno é comum não esperarmos o frio que é raro em nosso país tropical, mas sim o típico clima seco que é uma característica predominante do nosso outono e inverno.

  • E com a chegada do inverno e seu clima seco, também vem as doenças (em geral respiratórias) que aparecem na época como rinite, bronquite, sinusite e asma. Por isso devemos ter cuidado redobrado com crianças e idosos, pois são os que mais sofrem com elas.

  • O que fazer?

  • Essas doenças não apenas dificultam a respiração, mas também o desenvolvimento de nossas tarefas diárias e até mesmo o sono. Uma vez que não respiramos adequadamente, nosso sono também acaba sendo prejudicado pela respiração falha.

  • A palavra chave na época de estiagem é ÁGUA. Usando a água de maneira adequada, podemos sofrer menos nessa época que acaba nos fazendo sofrer um bocado. Mesmo aqueles que não sofrem com as doenças típicas da época, sentem os efeitos do tempo seco.

  • Primeiramente, beba muita água. Como a temperatura cai, temos a tendência de bebermos menos água, o que é um grande erro. Seja no verão ou no inverno, o corpo humano tem a mesma necessidade de ser hidratado frequente e corretamente. Por isso, beba bastante líquido e mantenha-se sempre bem hidratado ao longo do dia - aproveite para saborear chás quentes.

  • Mantenha o ambiente de casa sempre limpo e arejado, pois o acúmulo de poeira pode prejudicar severamente quem possui algum desses problemas de saúde típicos da época.

  • Outra dica bacana é umidificar o ambiente. E nessa, contamos com algumas opões bastante diferentes e até mesmo decorativas como uma minifonte na sala ou no quarto, bacias de água embaixo da cama, umidificadores elétricos e até mesmo borrifadores podem ser extremamente úteis para ajudar na tarefa de manter o ar do ambiente úmido.

  • Devemos ter alguns cuidados em relação aos umidificadores: no caso de fontes decorativas e humidificadores podem ser posicionados até mesmo como peças decorativas; já as bacias devem ser trocadas diariamente devido ao perigo de proliferação de pernilongos transmissores de doenças como dengue, zika e chicungunha.

  • Outra dica para casa é, sempre que possível, passar pano úmido e deixar secar naturalmente. Isso ajuda na tarefa de umidificação do ambiente.

  • Advertisement
  • E como última dica para garantir um sono tranquilo em tempos de seca, temos os exercícios físicos. Além dos benefícios habituais que temos com os exercícios físicos, se eles forem aliados a um ambiente aquático, têm maiores chances de combaterem às doenças típicas da época, aumentarem a resistência física e auxiliam na hora do sono também.

  • O mais importante de tudo é manter contato com a água, quanto mais bem hidratado estiver, quanto mais arejado e bem umidificado o ambiente, melhor será para lhe auxiliar a garantir uma boa saúde e consequentemente boas noites de sono.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mayara Taguti é graduada em Direito pela Anhanguera Educadional, ama livros, música e cinema. É Assistente Jurídico em um Escritório de Advocacia, professora de inglês básico para alunos de todas as idades e ama o que faz.

Ar seco pode atrapalhar na hora de dormir? Descubra o que fazer

Não deixe o ar seco atrapalhar seu sono. Descubra maneiras de conviver bem com o clima e dormir tranquilamente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr