TPM : O que os homens precisam saber sobre isso

Alguns homens ainda acham que a TPM é uma frescura do mundo feminino. Algumas mulheres sofrem muito mensalmente com ela e seus maridos acabam sofrendo junto.

Renata Finholdt

A tensão pré-menstrual, ou TPM como conhecida popularmente, tem cada vez mais estado presente na vida das mulheres. Ela tem sido motivo de muitas visitas aos médicos ginecologistas a fim de que as mulheres que sofrem com isso possam buscar auxílio para minimizar esse problema.

Mesmo com o excesso de informações disponíveis hoje em dia sobre esse assunto, alguns homens ainda acreditam que a tensão pré-menstrual é mais uma frescura feminina e acabam por piorar o quadro para suas esposas e namoradas.

Se você quer ajudar sua esposa para que ela se sinta mais animada e feliz durante esta fase há algumas coisas que você precisa saber:

  1. A TPM é incontrolável para ela quando não acompanhada e tratada. Sua esposa não está mal-humorada porque o dia está chuvoso ou porque não dormiu o suficiente. A tensão pré-menstrual acontece devido à queda de hormônios e se esta tensão está mais forte do que o sustentável para você e sua família, converse com ela (em um outro momento, lógico!) para que possa buscar ajuda de um profissional. Ele com certeza mostrará meios de melhorar esse período crítico.

  2. Se você já conhece bem como a TPM influencia o humor de sua esposa, procure respeitá-la e ajudá-la. Evite discussões ou assuntos delicados que possam levar a desentendimentos, tudo terá uma proporção ainda maior já que os sentimentos ficam mais aflorados nesta fase.

    Advertisement
  3. Se o desejo dela é ficar mais quieta e sozinha neste período, ajude-a propiciando momentos em que ela possa se recolher. Acredite, poucos minutos sozinha poderão ajudá-la a sentir-se melhor.

  4. A TPM pode ser um período breve e tranquilo ou longo e bastante estressante, há fases. O stress do dia a dia pode contribuir para a melhora ou piora neste período.

  5. Os exercícios físicos podem ajudar muito a manter a TPM sob controle. Que tal se vocês arrumarem um tempinho para se exercitarem juntos constantemente? Além da TPM vocês colherão bons frutos sobre a saúde de vocês de forma geral.

  6. Os cuidados com a alimentação são fundamentais. Há alimentos que colaboram para melhorar alguns sintomas da tensão pré-menstrual, assim também o consumo de líquidos ajuda a diminuir o inchaço frequente nesta fase. Você estará ajudando, estimulando sua esposa a consumi-los.

Nunca esqueça: a tensão pré-menstrual não é uma doença, é apenas uma variação hormonal que pode, muitas vezes, influenciar bastante o dia a dia das mulheres. Sua presença, carinho e cuidados irão ajudá-la a sentir-se melhor.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.