5 promessas que mantêm um casamento

O que faz um casamento durar a vida toda? Como fazer com que seu casamento dure para sempre?

Stael Ferreira Pedrosa

Ao assistirmos uma cerimônia de casamento, temos o privilégio de compartilhar do momento em que pessoas cheias de amor fazem sagradas promessas um ao outro. Promessas de amar em todas as situações e em todos os momentos. Estas palavras não devem ser apenas parte de uma cerimônia, pois elas podem ser mais que isso, podem ser um guia para se chegar a um casamento longo, duradouro.

Muitos casais após décadas de casamento fazem uma cerimônia cara para renovar esses votos que deveriam ser renovados a cada dia na convivência. Não importa quanto tempo estejam casados aqui vai um lembrete dos votos que se faz na cerimônia e que devem ser renovados todos os dias:

1. Prometo lhe ser fiel, amar e respeitar

Ser fiel não é só não ter olhos para ninguém mais além do cônjuge; vai além disso. Ser fiel é ser leal, é não ter segredos, não ter uma vida pessoal e distinta da vida no lar. Amar não é apenas um sentimento, é um compromisso. Comprometam-se sempre a preservar e santificar o amor de um pelo outro todos os dias. Escolha amar seu cônjuge a todo momento. E respeitar é amar e aceitar o outro como ele é, sem tentar mudá-lo, cuidar dos sentimentos do seu par tendo em vista o quão sagrados esses sentimentos são. É ser cúmplice e companheiro.

2. Prometo ficar ao seu lado na alegria e na tristeza

É uma solene promessa de jamais abandonar o barco, mesmo que ele esteja afundando. Quem se compromete a estar com o outro na alegria e na tristeza está dizendo: “Pode contar comigo para o que der e vier, eu vou estar sempre aqui não importa o que aconteça.”

3. Ainda prometo estar ao seu lado quando e se a doença chegar

Muitos casais que juram amar-se para sempre costumam desistir do casamento quando o outro não atende mais suas necessidades. Seja um marido inválido, uma esposa com câncer, seja ter que dar banho ou trocar fraldas, não importa o quê, a promessa deve ser cumprida. Estarei contigo na saúde e na doença.

Advertisement

4. Na riqueza e na pobreza

Uma das principais causas do divórcio passa pela questão financeira. Maridos sovinas ou esposas gastadeiras (e vice-versa) estão lotando os escritórios de advogados em busca da dissolução do casamento. Embora seja um assunto importante, pois há bens e principalmente pessoas (como os filhos) envolvidos na abastança ou na miséria, não é uma dívida que o casal deva pagar com o amor de ambos. Portanto, se vocês estão cheios de dinheiro ou mergulhados em dívidas, não é o amor de vocês que deve pagar o pato. Há que se discutir, fazer metas financeiras e viver dentro de um orçamento.

5. Até que a morte nos separe

Como diz o pastor Dave Willis: “Casamento é a união de duas pessoas imperfeitas que se recusam a desistir uma da outra”. Não desistir significa continuar lutando para que seu casamento não apenas dure, mas que seja feliz. É ter e passar ao outro a certeza de que nada além da morte poderá separá-los neste mundo, porque seu amor é mais forte que qualquer tristeza, que qualquer doença, qualquer dificuldade financeira e que irá durar para sempre.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.