7 maneiras para tomar melhores decisões financeiras com o seu cônjuge

Ao escolher o cônjuge, você também escolheu a pessoa com a qual vai fazer planos e negócios financeiros durante toda a vida! Veja alguns conselhos para vocês serem bem-sucedidos.

Evelise Toporoski

Quando você decidiu casar, escolheu também que aquela pessoa seria sua parceira de negócios para toda a vida. Vocês compartilhariam as despesas e os ganhos para juntos comprarem uma casa, um carro, ou fazer viagens.

Contudo, vocês também escolheram estar juntos nos piores momentos, em que um talvez perca o emprego, sofra alguma fatalidade e o outro tenha que assumir as finanças.

Uma coisa é certa: o casal precisa estar em sintonia para conseguir tomar as melhores decisões financeiras. O professor de finanças pessoais, Joseph Sangl, criador da I was Broke. Now I’m not, uma instituição financeira que ajuda famílias a se recuperarem financeiramente, dá os seguintes conselhos para os casais:

1. Sempre falem sobre os planos financeiros

Compartilhem as suas ideias para conquistar uma melhor situação financeira e escute a opinião de seu cônjuge. Às vezes, o parceiro vai ter um olhar mais realista, analisando os riscos que antes você não tinha percebido. Lembre-se que ninguém os conhece melhor do que vocês! Seguindo o conselho um do outro, as chances de ter sucesso e apoio da família serão ainda maiores!

2. Ouça os conselhos

Quando você está entusiasmado com uma decisão financeira particular que precisa tomar, conte primeiro com seu parceiro, afinal, ele vai ser o primeiro impactado por esta decisão! É incrível o valor de compartilhar pensamentos em voz alta, isso ajuda a colocar as ideias no lugar e ajuda o companheiro a se sentir ainda mais valorizado, mostrando que você dá importância ao que ele considera melhor para vocês.

Advertisement

3. Ver por outra perspectiva

Homens e mulheres geralmente têm perspectivas diferentes sobre uma mesma situação, por isso, é importante compartilhar as conquistas e problemas financeiros um com o outro. Geralmente um terá um olhar mais emotivo e o outro mais racional, levando todos os aspectos em consideração é melhor tomar uma decisão que seja de comum acordo entre os dois.

4. Compartilhem até os pequenos gastos

O primeiro passo é deixar claro quanto cada um ganha e depois os dois ter acessos a mesma planilha de gastos. Eu conheci um casal que tinha a seguinte regra: compras acima de R$20 um avisava ao outro sobre a compra e se deveria mesmo fazer – pela saúde financeira da casa!

5. Saúde financeira influencia em toda a relação

Quando vocês estão afinados na área financeira, as chances de o casamento ir bem são ainda maiores. Segundo o economista Gustavo Cerbasi, no livro “Os segredos dos casais inteligentes”, o segundo maior motivo de separação entre os casais do mundo é por causa de dinheiro, perdendo apenas para traição.

6. Conversem sobre dinheiro

Dinheiro é parte de tudo o que nós somos, tanto direta ou indiretamente, e conversas sobre economia e finanças têm que fazer parte da rotina do casal. Isso ajuda a pensar e repensar para que as melhores decisões sejam tomadas. Afinal, vocês fazem parte do mesmo time e compartilham muitos sonhos juntos!

7. Confiem um no outro

Você sabe que amar é também ser feliz pela conquista do outro. Por isso, esteja pronto para aconselhar e apoiar seu parceiro em suas decisões. Uma das melhores coisas da vida é ouvir do parceiro “eu acredito em você, sei que consegue fazer isso”.

Advertisement

Uma das melhores coisas do casamento é poder ser você mesmo em todos os momentos em que está com o parceiro – mesmo quando não tem certeza do que está fazendo, sente medo, e não sabe se está tomando a melhor decisão naquele momento.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!