Como prevenir o mau hálito

O mau hálito é muito desagradável tanto para quem está com o problema quanto para as pessoas que estão por perto. Manter alguns cuidados pode ajudá-lo a manter-se longe deste incômodo.

Renata Finholdt

É tão desagradável quando conversamos com uma pessoa que está com mau hálito, não é mesmo? Muitas vezes ela, na verdade, nem suspeita, justamente porque o mau hálito, ou halitose, é mais fácil de ser detectado por outros do que por si próprio.

Você talvez já deva ter tido o receio de estar com mau hálito alguma vez na vida e nestas horas, como um recurso imediato, é muito comum recorrer à escovação dos dentes ou até mesmo uma balinha de hortelã. Mas o que fazer para evitar o mau hálito e esse momento constrangedor?

Alguns hábitos constantes ajudam a prevenir esse problema:

Escovar os dentes

Aquele velho conselho das mamães de escovar os dentes com frequência é sem dúvida um sábio conselho. Ao acordar, após todas as refeições, antes de dormir, após aquele lanchinho fora de hora, escovar os dentes é fundamental, pois além de mantê-los protegidos das cáries também contribui para prevenir o mau hálito.

Limpeza cuidadosa

O uso do fio dental é importante para remover qualquer impureza que possa permanecer nas laterais dos dentes. Aquele restinho de alimento que fica por ali pode fermentar e causar um odor bem desagradável.

Advertisement

Higienizar a língua

Você já pensou que a língua também participa do processo da mastigação e entra em contato direto com qualquer alimento ou líquido que colocamos dentro da boca? Sendo assim, ela também precisa ser higienizada para eliminar dali qualquer resquício que possa gerar mau odor.

Ingestão de líquidos

Não é incomum que muitos casos de mau hálito estejam relacionados a problemas digestivos, e a falta de líquido, algumas vezes, contribui para esse problema. Ter o cuidado de ingerir a quantidade recomendada de líquidos diariamente é um ato que pode ajudar a prevenir o mau hálito.

Alimentação

Passar longas horas sem se alimentar é um dos fatores causadores do mau hálito. Por isso é importante a alimentação regular de três em três horas como recomendam os nutricionistas. Esse conselho, além de ajudar a prevenir o mau hálito, também é aliado na prevenção de outros problemas.

Cuidados com a gengiva

Problemas na gengiva tal como a gengivite podem ser um agravante para o quadro de halitose. Ao perceber sangramento frequente na gengiva durante a escovação, é melhor buscar ajuda profissional para melhorar este quadro e consequentemente o mau hálito.

Se você sentir um gosto ruim em sua boca com certa frequência busque ajuda profissional para descobrir o motivo e sanar o problema. Não hesite em perguntar para pessoas próximas, familiares ou amigos, se sentem mau hálito em você, assim será possível buscar ajuda e se ver livre desse incômodo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.