10 lições de vida que o seu filho precisa saber antes de ir para a faculdade

Lições ensinadas desde a infância tornam a fase adulta do filho muito mais tranquila.

Michele Coronetti

Sim, eles crescem, e muito rápido. Quando menos se espera eles estão partindo de casa para a faculdade. E a maneira como eles enfrentarão suas dificuldades e problemas dependerá muito da bagagem que eles levarão. Não as roupas e livros, mas as lições de vida.

1. Convivência

Quando eles aprendem a conviver bem desde pequenos, muitas dificuldades serão evitadas quando estiverem morando sem a família. Aquelas regras de bom viver aprendidas no jardim da infância e dentro do lar são muito úteis. O respeito ao próximo mais próximo, aquele que divide espaço com o outro, mantém um bom relacionamento.

2. Respeito

Ter aprendido desde pequeno a respeitar as pessoas é uma grande ajuda nessa nova fase. O respeito incutido na pessoa faz com que ela veja o próximo de forma diferente, seja ele um professor PhD ou um funcionário de limpeza. Cumprimentar com educação todas as pessoas, sem superioridade ou deboche, e não apenas aqueles que podem trazer algum benefício é uma atitude das pessoas respeitosas. Em sua maioria, essa lição é ensinada muito mais através do exemplo dos pais do que por preceitos.

3. Finanças

Quando o jovem aprendeu a lidar com o dinheiro desde sua infância, ele entende que não é uma fonte inesgotável, que é necessário trabalho para que o dinheiro apareça, e que ser autossuficiente é benéfico para a autoestima individual. Ele saberá como gastar, o que pode comprar, que se endividar é perigoso, que estudante ganha pouco e que depois de formado, seu trabalho será mais bem remunerado. Entende que é apenas uma fase transitória.

4. Trabalho

Para aprender esta lição é necessário botar a mão na massa. Crianças muito pequenas ao verem os pais realizando tarefas domésticas pegam a vassoura e tentam ajudar. Ao crescerem, essa proatividade diminui, mas quando ele aprende que é importante que todos trabalhem para manter o lar, levará esta lição para sua vida inteira. Não se acomodará pensando que alguém irá fazer. O mesmo se dará com o trabalho remunerado. Ele entende que é importante e dará o devido valor.

Advertisement

5. Voluntariado

Sempre que as pessoas trabalham gratuitamente por uma causa ou alguém, elas se sentem muito bem. Claro que não pode tomar a maior parte do tempo, precisa ser algo equilibrado, mas fazer algo de graça mantém os níveis de satisfação acima da média. Novamente, esta lição de vida é mais bem aprendida com o exemplo dos pais. Oportunidades de ajudar alguém sem receber nada em troca são vistas em várias situações. Podem ir desde ajudar uma senhora a atravessar a rua a horários reservados em organizações não governamentais. A paz resultante eleva em todas as áreas da vida.

6. Tempo

Organização e sabedoria para dosar o tempo gasto nas várias atividades do dia também são aprendidas no lar desde cedo. Tabelas de horário podem ser preparadas ao menos no início de novas fases. Quando há planejamento, o tempo rende muito mais e o estresse fica mais distante. O estabelecimento de metas desde a infância é um aprendizado importante a se levar para toda a vida.

7. Cuidados

Saber cuidar de si mesmo é muito importante. Pais têm a tendência de proteger os filhos e fazer tudo por eles, mas para que eles aprendam a se cuidar é necessário zelar um pouco menos. Jamais abandonar, mas estar ali para que eles possam começar cedo a tomar suas próprias decisões, cuidar de um machucado ou preparar um alimento. Todas estas experiências supervisionadas na infância e adolescência o ajudarão a sentir que são capazes de se cuidar sozinhos.

8. Julgamentos

A sabedoria não vem de uma hora para a outra. Ela é adquirida desde cedo e quando os filhos são orientados a julgar de modo justo sua vida será muito melhor. Ao entender que pessoas são diferentes, que níveis de entendimento de cada um variam bastante, que culturas e convivências tornam as pessoas distintas, os julgamentos serão mais adequados. Melhor elogiar ou se calar que criticar o tempo todo.

9. Humor

Levar a vida com bom humor é importante, especialmente nos momentos de dificuldades. Quando a lição é aprendida desde cedo, os problemas não serão complicados e decidir o que fazer fica mais fácil. Sorrir e manter o bom humor faz bem para o indivíduo e reflete a todos os envolvidos.

Advertisement

10. Erros

Aqueles jogos de tabuleiro que a criança chorou por ter perdido ensinam bastante. Na vida nem sempre ganhamos. Mas ela continua e não pode parar. Pequenos ensinamentos ao longo da infância a respeito dos próprios erros e acertos se tornam grandes soluções para os erros na fase adulta. Saber lidar com isso, ter a consciência de que todos erram e que tudo pode ser mudado e aperfeiçoado é uma grande vantagem para o jovem adulto.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.