O que os seus filhos devem aprender sobre o amor desde pequenos

Amar, assim como odiar são atitudes aprendidas e quanto mais cedo ensinarmos às nossas crianças sobre o amor e como amar, melhores pessoas elas serão.

944 views   |   6 shares
  • É preocupante o que a psicóloga Luciana Reis diz a respeito do aprendizado e formação da personalidade. Segundo ela, a personalidade é formada até os 6 anos e tudo o que se aprende durante estes anos será para toda a vida. "A personalidade não muda. O que é possível é tentar 'reensinar', caso fique algum desvio de comportamento, através de terapia ou por uma experiência na vida", explica.

  • É útil pensar nos princípios e valores que estamos passando a nossas crianças. Elas estão aprendendo a amar? Elas percebem o que é o amor? Elas sentem que são amadas e que seu amor é bem acolhido?

  • O amor é um exercício. Exercitamos a cada dia com aqueles a quem amamos através da troca afetiva. Com seus filhos não é diferente. A criança aprende sobre o amor e aprende a amar através do amor que recebe de seus pais e de como é ensinada a amar vendo o amor de seus pais um pelo outro.

  • Por isso, além de amar devemos ensinar a nossos filhos o que é o amor e como amar. Podemos fazer isso ensinando-os:

  • A amar a Deus

  • Ensine que Deus é amor, que seu amor é incondicional, que ele nos ajuda, nos abençoa e podemos recorrer a Ele em nossas dificuldades. Que uma maneira de demonstrar amor a Deus é sendo gratos, obedientes e falando com Ele sempre.

  • Amar a família e amigos

  • Além do amor no lar por pais e irmãos, é necessário ensinar amor aos familiares dos dois lados. Tenho visto tantas crianças que não se interessam por seus avós, tios, primos, etc. Isso é horrível! A criança deve ser ensinada a amar e ter consideração, serem gentis com sua família estendida. A cumprimentar com abraços e beijos, ouvirem quando eles falam, lembrar aniversários e estar sempre em contato.

  • Amar/respeitar o próximo

  • Ensinar seus filhos a amar o próximo inclui, além do exemplo, fazer atividades de serviço onde eles possam ajudar outras pessoas. Atividades como doar brinquedos, roupas e agasalhos que não usam mais, ajudar um vizinho idoso, distribuir alimentos, trabalho voluntário, etc. Ensinam seus filhos a deixarem de ver a si mesmos como o centro do universo e olhar para o outro.

  • Também é importante tratar as pessoas como você gostaria que seus filhos tratassem, sem ser esnobe ou egoísta. Defenda causas humanitárias e lute contra a injustiça.

  • Amar os animais

  • Advertisement
  • Um sábio filósofo alemão chamado Immanuel Kant disse: Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais. Eu tive um pai extremamente amoroso, gentil e manso. Uma das características mais marcantes nele era a maneira como ele tratava as crianças e os animais. Todos o conheciam na vizinhança, pois sempre brincava e tratava bem seus filhos. Muitas vezes meu pai teve que tomar vacinas contra raiva por cuidar de animais doentes ou em situações de risco que o mordiam. Mesmo assim ele nunca deixou de cuidar dos animais. Aprendemos todos nós, seus filhos, a amar e respeitar as pessoas e os animais.

  • Amar a natureza

  • Cultivar uma horta ou jardim proporciona uma boa atividade com as crianças e ensina a importância da terra e da natureza para nossas vidas. Vania Dohme, autora do livro "Ensinando a Criança a Amar a Natureza" diz: "A natureza é nosso habitat, nosso mundo, tudo ao nosso redor. A criança que entende isso se encontra melhor em sua própria existência e tem mais estabilidade emocional".

  • Precisamos deixar um mundo melhor para nossos filhos e filhos melhores para o nosso mundo, por isso, desperte neles o amor pelo planeta, ensine sobre sustentabilidade, o destino correto do lixo, estimule-os a desenhar o que veem de bonito no meio ambiente, a terem uma planta e cuidar dela, façam passeios por lugares onde a natureza esteja preservada.

  • O amor é uma escolha. Escolha amar e ensine isso a seus filhos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

O que os seus filhos devem aprender sobre o amor desde pequenos

Amar, assim como odiar são atitudes aprendidas e quanto mais cedo ensinarmos às nossas crianças sobre o amor e como amar, melhores pessoas elas serão.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr