Cuidados com a saúde do homem com mais de 50 anos

Envelhecimento não é doença, mas pode trazer doenças se você não se cuidar. Por isso aqui estão os conselhos de especialistas para envelhecer com saúde.

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  • Na medida em que envelhecemos, o corpo tem necessidades e respostas diferentes. Por isso é necessário ao escolher sua alimentação e exercícios, levar-se em consideração a idade.

  • A genética é um fator importante para determinar a qualidade do envelhecimento, mas é possível ainda que a sua carga genética seja desfavorável, quebrar a carga genética e ter boa qualidade de vida em qualquer idade. Como diz o cardiologista Donald Lloyd Jones: "Alguns genes podem carregar o risco para doenças, mas o estilo de vida saudável pode vencer o padrão endógeno".

  • O Ministério da Saúde considera a população masculina como uma faixa com altos índices de morbilidade e um problema de saúde pública, pois os coeficientes de mortalidade masculina são consideravelmente maiores se comparados aos índices femininos em todas as faixas etárias. Por isso em 2009, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) especialmente para atender a essa população e facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde.

  • Entre os maiores fatores de risco estão a hipertensão arterial, a obesidade, o diabetes tipo II e hábitos nocivos como abuso de gorduras não saudáveis, sal e doces, bebida alcoólica, tabagismo e sedentarismo.

  • Por isso se você tem mais de 50 anos, não descuide de sua saúde para não ter que ser cuidado por outros. Aqui estão alguns cuidados básicos que todo homem deve tomar:

  • Procure o médico e veja suas condições gerais de saúde. Faça um check-up se não fez até agora. Esse check-up deve incluir:

  • Exames laboratoriais para verificar

  • Sangue:

  • Níveis de glicose, triglicérides e colesterol, ácido úrico, creatinina, hemograma completo e níveis de testosterona - homens também podem ter a chamada "menopausa masculina" - a Andropausa, que é uma baixa significativa nos níveis de testosterona. PSA para verificar problemas na próstata e Proteína C Reativa (PCR) - para verificar infecções virais e doenças autoimunes.

  • Urina:

  • Verificar as condições gerais dos rins, açúcar ou sangue na urina, se há problemas relacionados à diabetes como proteinúria - presença de proteínas na urina, que quando acima do normal é considerado um problema grave e o exame do Tipo 1 (EAS).

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  • Exames ambulatoriais para verificar

  • O coração: Ausculta do órgão, aferição da pressão arterial, eletrocardiograma, teste ergométrico.

  • A próstata - exame que pode ser feito através do toque retal ou exame de sangue (PSA).

  • O cólon - colonoscopia - exame para detectar possíveis feridas ou câncer intestinal. Deve ser feito a cada 5 anos após os 50 anos, ou se houver alterações, a cada dois anos.

  • Pulmões: Raio X de tórax.

  • Cuidados com a alimentação

  • Como o metabolismo se desacelera com o envelhecimento, é sábio diminuir-se cada vez mais o tamanho do prato. Comer menos = viver mais.

  • Inclua mais fibras, verduras, frutas e legumes na alimentação.

  • Prefira as proteínas magras como frango, peixe e queijos brancos e fuja das frituras, especialmente em óleos refinados. A soja não deve ser utilizada por homens, especialmente nessa faixa etária, pois além dos fitoesteroides, semelhantes ao estrógeno (hormônio feminino), há estudos relacionando o uso exagerado de soja à demência.

  • Diminua ou corte totalmente da sua alimentação os carboidratos simples como: refrigerantes, doces, pães brancos, biscoitos, etc.

  • Inclua cereais integrais e evite os refinados.

  • Exercícios

  • Se você é sedentário, antes de começar a sair correndo por aí, faça o check-up descrito acima e aguarde a confirmação médica de aptidão. Com o passar dos anos, a tendência é perder músculos e acumular gordura. No entanto, com exercícios e alimentação adequada, você pode chegar aos 60 com o mesmo peso dos 20 anos.

  • Os melhores exercícios para quem tem mais de 50 anos:

  • Hidroginástica, caminhada, corrida (sob supervisão de profissionais, com menor frequência - 3 vezes por semana e descanso intercalado). Mas, sempre começando aos poucos.

  • Conselhos gerais

  • Mantenha-se ativo - física, sexual e intelectualmente.

  • Não fume, não use álcool e cafeína.

  • Se você ronca, trate o ronco. Roncar afeta a qualidade do sono, a pressão arterial, o peso, o ânimo e até o casamento (pergunte à sua esposa).

  • Cuide dos dentes.

  • Não se cobre tanto e evite o estresse.

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Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

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