11 dicas de cuidados no preparo e manipulação de alimentos

Alimentos contaminados podem causar doenças em toda família, para que isso não aconteça é preciso ter o hábito de tomar alguns cuidados básicos.

Renata Finholdt

Todo cuidado é pouco quando o assunto é manipular alimentos para o consumo de nossa família e amigos. Os micro-organismos presentes em vários lugares, inclusive em alimentos que compramos nos mercados, podem ser os responsáveis por várias doenças e muitas vezes nem suspeitamos que sejam eles os vilões.

Então cuidado e atenção é fundamental para manter a saúde de todos. Alguns simples cuidados podem reduzir os riscos de doença em nossas famílias.

  1. Lavar as mãos não poderia deixar de ser a dica número um. É imprescindível lavar as mãos com água e sabão antes de preparar as refeições e ter contato com algum alimento.

  2. Lavar as frutas, verduras e legumes com água corrente também é muito importante. Alguns nutricionistas até mesmo indicam que antes de consumi-los cru o ideal é desinfetá-los.

  3. As compras no mercado também precisam de uma certa atenção. As carnes, frangos e produtos de geladeira devem ser os últimos a entrarem no carrinho de compras para evitar que fiquem tempo demais fora da refrigeração.

    Advertisement
  4. Quando chegar do supermercado vale a pena limpar os produtos um a um antes de armazená-los.

  5. Produtos vencidos devem realmente ser descartados. O consumo deles pode prejudicar muito a saúde.

  6. Os alimentos que estão prontos não devem ficar fora de refrigeração por mais de trinta minutos. O ideal é guardar tudo o que sobrou em potes na geladeira e nunca deixá-los sobre a pia ou fogão.

  7. Se perceber que algum ovo está com a casca rachada evite consumi-lo. Os ovos podem ser facilmente contaminados e quando consumidos são responsáveis por doenças como a salmonela.

  8. As latas amassadas devem ser desprezadas, pois podem contribuir para a contaminação do alimento em seu interior.

    Advertisement
  9. A pia, panelas e outros utensílios devem ser rigorosamente limpos com água e sabão para evitar qualquer tipo de contaminação.

  10. Se a água de sua casa vem de uma caixa d’agua é importante que esta caixa seja limpa a cada seis meses, pois a sujeira da caixa pode contaminar a água com que você tenta limpar os alimentos.

  11. Na geladeira tenha cuidado em separar os alimentos prontos dos alimentos crus. Essa separação pode ser feita por prateleiras. Também é importante manter sempre a geladeira limpa.

Tomando alguns cuidados básicos é possível afastar os tão indesejados micro-organismos dos alimentos e assim garantir a saúde de toda a família.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.