11 habilidades que seu filho deveria desenvolver até os 3 anos
Seu filho de 0 a 3 anos enche-lhe de alegria com cada conquista alcançada.
Erika Otero Romero
As crianças são criaturas maravilhosas que todos os dias, desde o nascimento, enchem seus pais de alegria. Grande parte dessa felicidade vem de cada conquista alcançada em seus diferentes estágios.
Se for mãe de um bebê, você sabe disso. Você espera pelo momento em que dará o seu primeiro sorriso, quando sairá os dentes, e aguarda ansiosamente a sua primeira palavra. Tudo é motivo para comemorar.
Portanto, exponho abaixo o que cada criança de 3 anos deve saber fazer.
1. Segurar o lápis
Ela o fará da sua própria maneira, a qual você deve ir corrigindo para que ela não tenha uma pegada errada ao longo da vida, o que depende de sua motricidade fina.
Os especialistas explicam que a motricidade fina têm a ver com os músculos mais finos e menores das mãos, pulsos e dedos. Você pode ajudar seu filho a desenvolvê-la, colocando-o para brincar com massa de modelar. Um bom exercício é rolar a massinha entre os dedos ou contra uma superfície plana para formar palitos bem finos.
Outra forma de ajudá-lo, é fazer com que ele desenhe linhas, círculos e figuras arredondadas em um papel. Ao fazer esses exercícios na forma de brincadeira, você aprimora as habilidades motoras de seu filho, o que irá facilitar a realização de tarefas quando for maior, tais como desenhar bem, montar figuras, tecer e até construir artefatos mais elaborados sem danificá-los.
2. Subir e descer escadas
Ele começará a subir engatinhando e descer de nádegas. No entanto, com mais confiança (e sempre sob sua supervisão), ele poderá se tornar mais hábil nessa tarefa, até não precisar mais da sua ajuda ou que você o vigie para que não se machuque.
Isso está relacionado à motricidade grossa. Trata-se de habilidades da criança para correr, pular, subir, descer e escalar.
Quando você permite que seu filho pule com um pé, passe pelas bordas das calçadas segurando sua mão ou suba em montes de terra ou qualquer elevação, estará ajudando-o a fortalecer os músculos maiores que o sustentarão e o manterão firme conforme for crescendo.
3. Comer sozinho
E fará uso dos talheres (principalmente colher). O melhor é que ele se tornará mais independente no uso dessa ferramenta, a ponto de não se sujar tanto.
4. Pentear-se e escovar os dentes sozinho
E mesmo que o fizer à sua maneira e estilo, ele precisará um pouco da sua ajuda para ir se aprimorando nessas tarefas.
5. Gosta de socializar
Se o levá-lo a um parque ou ele frequentar um berçário, você ficará surpreso ao vê-lo fazendo amizades para brincar, e é muito mais fácil para ele, pois as crianças são inocentes e têm em comum o desejo de brincar e se divertir um tempo.
6. Começar a se vestir sozinho e aprender a amarrar cadarços
Isso faz parte da sua independência. Você pode até deixar seu filho escolher as roupas que quer usar. Não tenha medo de explicar pacientemente, caso cometa algum erro ou não faça algo corretamente.
Há crianças que tem facilidade para amarrar os cadarços, e outras que não. Isso também é uma questão de ser ensinado pacientemente. Você pode ajudá-lo com uma canção e guiá-lo, um dia você verá que ele vai ter feito sozinho, e será mais um triunfo para comemorar.
7. Começa a conhecer mais seu corpo e suas partes
Isso ocorre desde o primeiro ano. É normal que os pais lhe peçam para apontar diferentes partes do corpo e ele o fará com entusiasmo.
8. Identificar os gêneros (masculino e feminino)
Especialistas em psicologia explicam que crianças nessa idade estão aprendendo a ver as diferenças entre pessoas e coisas. Então, ele saberá quem é sua mãe e quem é seu pai. Ele poderá distinguir se é menino ou menina devido às formas do seu corpo ou às roupas com as quais ele é vestido, seus brinquedos, entre outros.
9. Lembrar-se do seu nome, identificar as cores
Como resultado da repetição, ele aprenderá tudo o que você deseja lhe ensinar: nomes de animais, pessoas, membros da família, cores, memorizar músicas simples, números etc.
10. Imitar pessoas (gestos e sons)
Ele adora fazer isso, então, não se surpreenda se você esticar a língua ou piscar e seu filho imitá-lo. Por isso dizemos sempre que as crianças observam e seguem o que quer que lhes ensinemos.
Este é o momento certo de aproveitar para falar com muita clareza, sem grosseria, porque seu filho falará como você fala.
11. Pode começar a ajudar em pequenas tarefas domésticas (juntar os brinquedos, arrumar a mesa)
Como dissemos, as crianças imitam o que você faz, e como ele certamente o(a) observa fazendo as tarefas da casa, o natural é que ele queira fazer o mesmo.
Permita e até lhe peça para pegar seus brinquedos, sapatos ou roupas de onde os deixou. Peça a ele para ajudá-lo a colocar os talheres na mesa na hora da refeição e a limpar algo que tenha derramado.
Essas pequenas tarefas fazem despertar o senso de preocupação, a independência e o ajudam a entender o que ele é capaz de fazer de acordo com a sua idade.
E se meu filho não atender a esses “requisitos”?
Cada criança é diferente, então é possível que algumas dessas realizações sejam alcançadas antes dos três anos ou algum tempo depois. Portanto, se ele levar alguns meses a mais para se aperfeiçoar em algumas dessas tarefas, não se preocupe.
Apesar disso, se você estiver preocupado ou com muitas dúvidas sobre o desenvolvimento de seu filho, o melhor a fazer é consultar um pediatra sobre o atraso que você percebe nele.
Segundo pediatras especialistas na área, algumas das dificuldades que podem surgir são:
Ele não conseguir jogar uma bola por cima do ombro
Ter dificuldade para pular em um só lugar
Não conseguir andar de triciclo
Não conseguir segurar o lápis entre o polegar e o indicador, não conseguindo, portanto, desenhar ou escrever
Ele ter medo do abandono
Não socializar com outras crianças e ser muito solitário
Não se vestir sozinho, dormir sozinho nem usar o banheiro
Apresentar um desenvolvimento limitado do vocabulário, não conseguindo formar frases com mais de três palavras
Ficar com raiva facilmente e não superar a frustração
Seu filho irá ajudá-lo a conhecê-lo melhor. Dê a ele muito amor, proteja-o e o ajude em todo processo de desenvolvimento, porque isso depende muito de você e do relacionamento com ele.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 11 habilidades que tu hijo debería desarrollar hacia los 3 años