11 maneiras de se conectar com seus netos que moram longe
Avós e netos podem suportar a distância, mas jamais suportarão o descaso! Comecem a trabalhar, já, para manter essa conexão!
Erika Strassburger
Estudos feitos nos Estados Unidos constataram que a proximidade emocional entre avós e netos é benéfica para o desenvolvimento psicológico, escolar e social das crianças, principalmente quando, junto com os pais, eles participam ativamente dos seus cuidados.
E quando uma longa distância separa avós e netos, como eles poderão cultivar essa proximidade emocional? Como poderão manter-se conectados? Este artigo oferece 11 maneiras simples de fazer isso acontecer. Confira:
1. Tecnologias
Somos muito abençoados por vivermos em uma época com tantas opções de interação à distância, além da boa e velha ligação telefônica. Avós e netos podem se comunicar diariamente através de e-mails, mensagens de texto e de voz, chat, chamadas de vídeo; podem compartilhar fotos, vídeos e muito mais. Usem e abusem dessas modernidades, avós, e vocês estarão por dentro de tudo o que acontece na vida dos seus netos. Nos dias de hoje, não há mais desculpa para não manter contato diário com eles.
2. Presentinhos surpresa
Os netos amarão receber pelo correio uma caixa com mimos, de vez em quando. Pode conter chocolates, biscoitos e um cachecol feitos pela vovó, um brinquedo feito pelo vovô, ou qualquer coisa que traga ótimas recordações da cada um dos avós.
3. Jogos online
Jogos tradicionais como Xadrez e Dama podem ser jogados pela Internet. Que tal marcar uma partida online com seus netos?
4. Um projeto em conjunto
A distância não é uma barreira para trabalharem juntos em um projeto. É só combinarem tudo online e mãos à obra. Uma boa ideia é vocês plantarem algumas sementes em um canto do quintal ou em um vaso, e compartilharem entre si fotos e informações sobre o desenvolvimento da planta.
5. Recordar é reviver
As visitas anteriores certamente geraram histórias interessantes e engraçadas, as quais, se recordadas, trarão à tona os melhores sentimentos. Aí está uma excelente maneira de se manterem presentes na vida dos netos, contando e recontando as grandes aventuras que viveram juntos.
6. Diário de férias
Outra maneira de recordar os bons momentos é fazer um diário de férias. Todas as vezes que você os visitarem ou eles os visitarem, registrem o que fizeram, por meio de fotos, vídeos ou por escrito. Será uma recordação linda para o acervo da família.
Leia: 7 ideias criativas para viajar com crianças
7. Os outros avós
Pode ser que vocês sintam um pouquinho de ciúmes dos seus netos com os outros avós, principalmente se eles moram mais perto dos netos que vocês. Vocês bem sabem da importância dos avós na vida dos netos e vice-versa. Então, vocês devem incentivá-los a dar atenção a eles. É o que vocês desejariam que acontecesse se estivessem no lugar deles.
8. Bons conselhos
Conselhos de avós são tradicionais e sagrados. Com tantos meios de comunicação disponíveis, não há por que não perpetuar essa tradição. Seus netos precisam de seus conselhos sábios.
9. Uma historinha antes de dormir
Avós são eternos contadores de histórias. Uma forma de fazer isso acontecer à distância é enviar aos netos capítulos de um livro infantil em áudio, gravado por vocês mesmos, para eles ouvirem antes de dormir.
10. A visita
O momento do encontro é o mais aguardado por todos. Para os netos, nada substitui o abraço e o colinho dos avós. O sentimento certamente é recíproco. Então, para minimizar a saudade desses abraços e apertos, que tal ter sempre uma viagem anual programada? Eles lhes visitam nas férias de verão e vocês os visitam nas férias de inverno. Ou vice-versa. Se der para fazer visitinhas extras durante o ano, melhor ainda!
Reservem já suas passagens para a próxima visita. Acessem o site o Azul Linhas Aéreas Brasileiras e confiram nossas promoções.
11. Coisas de avós
É bom ter avós modernos e “antenados”. Ainda assim, os netos a-do-ram “coisas de avós”, como cheiro de bolo assando, pão caseiro, doce de compota, bordados, carne de panela no domingo, histórias antigas do tempo em que eles eram crianças. Se eles moram em sítio, então! Os netos se divertem para valer colhendo frutas direto no pé, dando milho para as galinhas, fazendo explorações, andando a cavalo e correndo para lá e para cá. São coisas mágicas, deixam marcas profundas.
A distância até poderá separar fisicamente avós e netos, mas quando há um esforço para manter a conexão, nada abalará o amor que sentem uns pelos outros.
Leia: 10 dicas TOP para economizar em uma viagem a dois