11 sinais que evidenciam uma crise de saúde mental

Sofrer em silêncio e solidão a agonia de uma doença pode nos destruir rapidamente.

Erika Otero Romero

Qualquer pessoa no mundo pode sofrer uma crise de saúde mental. Claro, isso não surge do nada. Há eventos trágicos que podem desencadear uma crise e transformar sua vida em um caos. Apesar disso, devemos ser gratos por as famílias e o que entendemos por saúde mental terem mudado muito com o tempo.

Por exemplo, no início dos anos 1900, era vergonhoso admitir que você tinha um filho com síndrome de Down ou algum outro distúrbio ou síndrome. Tanto é verdade, que muitas famílias ricas confinavam seus enfermos em hospitais especializados, que assumiam os seus cuidados. Aquelas que não o faziam, mantinham-nos escondidos da sociedade. Sem contar como essas pessoas eram tratadas naqueles lugares. Realmente, é algo para se envergonhar.

Felizmente, as coisas mudaram muito. Agora é possível falar sobre as inúmeras doenças que podem afligir as pessoas, sem medo do escárnio público. Além disso, os tratamentos deixaram de ser tabu e muitos têm acesso a eles.

Dito isto, apresentarei a seguir os sinais que deixam claro que alguém à sua volta está passando por uma crise de saúde mental e precisa de ajuda.

1. Falta de cuidados pessoais

Este talvez seja um dos sinais mais óbvios de que algo está errado na vida de alguém. Evidentemente, essa deve ser uma mudança óbvia nas rotinas pessoais.

Advertisement

Se perceber que seu familiar, de uma hora para outra, vai perdendo o interesse em cuidar da higiene pessoal e sua casa mostra abandono óbvio, é sinal de que você deve falar com ele para descobrir o que está acontecendo.

2. Isolamento

Nem todas as pessoas gostam de ter uma vida social ativa, isso não é um problema. O dilema surge quando a pessoa, que antes tinha muitos amigos e passeios todos os finais de semana, passa a ter zero de contato social. Ou seja, nem sequer pega o telefone para atender uma ligação ou ler uma mensagem; então, as coisas não estão nada bem.

3. Descumprimento de suas responsabilidades

Se de repente a pessoa para de levar os filhos à escola, não tem interesse em pagar as contas ou fazer compras de mercado, ela está tendo uma crise. Na verdade, ela não se importa com nada ou se esquece de que fazer essas coisas é sua responsabilidade.

4. Paranoia

paranóia é uma doença mental caracterizada pelo fato de a pessoa ter pensamentos obsessivos. Eles são baseados em ideias de que ela está sendo seguida, espionada, ou alguém quer feri-la.

Essas ideias fazem a pessoa sofrer e se retrair para evitar que “alguém” ou “alguma coisa” lhe cause dano. A pessoa começa, inclusive, a suspeitar que sua própria família quer machucá-la. Para se defender, ela pode machucar aqueles que moram com ela.

Advertisement

A qualquer sinal dessa natureza, é melhor procurar ajuda médica.

5. Alucinações ou delírios

Existem alucinações e delírios de todos os tipos. A pessoa afirma ver, ouvir e cheirar coisas que não existem. Portanto, se o seu familiar disser que ouviu alguém conversando com ele e lhe deu ordens para fazer alguma coisa, se afirma ver monstros atacando-o e diz que sua comida tem gosto ruim, recusando-se, é hora de procurar ajuda psiquiátrica.

6. Pensamento suicida

Todos os dias, muitas pessoas optam por tirar a própria vida. Este não é um evento que surge de forma espontânea, é sempre desencadeado por uma situação angustiante. A ideia surge e começa a preencher cada espaço vazio da vida da pessoa; até que ela consiga colocá-la em prática.

Uma pessoa com ideias suicidas expressa sua intenção de mil maneiras, mas quase nunca diretamente. Ele também não cai em chantagem; quando está prestes a cometer o ato, o faz sem dizer uma palavra.

É por isso que se tiver um membro da família com problemas de trabalho ou de dinheiro, você deve estar atento para ajudá-lo e evitar uma perda valiosa.

Advertisement

7. Dificuldade para se lembrar de eventos importantes de sua vida

Algo comum para uma pessoa com uma crise de saúde mental é não saber responder a informações pessoais simples. Isto porque ela se esquece; é uma maneira de a mente agir para proteger a pessoa.

8. Mudanças drásticas em seus hábitos de sono

Algo que também acontece com frequência é a pessoa deixar de ter horários normais de sono e vigília. Ela pode dormir muito ou ficar acordada por mais de 24 horas seguidas. Durante esses eventos, ela pode ficar muito inquieta ou em estado de letargia.

9. Medo e ansiedade

Todos nós temos momentos de medo e ansiedade; entretanto, em uma pessoa com uma crise, isso irá de um extremo ao outro, a ponto de ela não conseguir ter uma vida normal.

10. Mudanças de humor

Vamos ser francos, hoje em dia as pessoas usam o termo bipolaridade para qualquer coisa. Ninguém, em nenhuma circunstância e em seu perfeito juízo, quer saber o que é ter uma crise de alguma doença emocional, tal como o transtorno afetivo bipolar.  Pois bem, as mudanças de humor não ficam dentro do quadro do transtorno anterior.

Se você perceber que a pessoa passa da alegria à tristeza em um segundo, se também ameaça ferir alguém e tem um comportamento destrutivo, procure ajuda rapidamente.

Advertisement

11. Extrema tristeza

Todos nós podemos sentir tristeza porque os problemas não se fazem esperar. No entanto, uma pessoa com boa saúde emocional sai de sua tristeza sem maiores percalços tão logo encontra a solução.

Quando se trata de depressão (endógena ou exógena), é importante procurar ajuda médica. Isto porque você não se livra dela a menos que receba ajuda profissional.

Por fim, resta dizer que se você sentir que alguém que ama precisa da sua ajuda, ajude esssa pessoa. Muitas vezes, por medo de escárnio, as pessoas sofrem sozinhas. Lidar com problemas de saúde mental não é fácil, mas com apoio é mais fácil enfrentá-los.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 11 señales que evidencian una crisis de salud mental

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.