11 sinais que você está grávida e nem sequer sabe disso

Você poderia estar grávida e não saber? Veja se está acontecendo com você.

Hannah Rose

Eu sei que você quer fazer a grande pergunta, “Como uma mulher pode não saber que está grávida?” Ela deve saber ou então está em negação.

De acordo com o artigo de Jena Pincott sobre gravidez crítica no “Huffington Post”, 1 em cada 450 mulheres não sabe que está grávida até por volta da 20ª semana e 1 em 2.500 mulheres não percebem a gravidez até que entrem em trabalho de parto.

Há várias maneiras em que uma mulher pode estar grávida e não saber. Aqui estão 11 sinais que poderia estar acontecendo com você.

1. Teste de gravidez falso-negativo

Os testes de gravidez sem receita médica determinam se uma mulher está grávida reconhecendo a gonadotrofina coriônica humana (hCG) em sua amostra de urina.

Esses testes em casa podem apontar falsos negativos quando usados indevidamente, quando utilizados no comecinho da gravidez ou lidos de maneira errada. Se o feto está secretando níveis baixos de hCG, qualquer teste em casa vai apresentar um falso negativo. Especialistas em saúde sugerem que as mulheres façam um exame de sangue para determinar se estão ou não grávidas porque podem detectar até mesmo os níveis mais baixos de hCG.

Advertisement

2. Confundir o sangramento de implantação com um fluxo menstrual pequeno

Algumas mulheres experimentam o sangramento de implantação nos primeiros seis a 12 dias após a concepção. Este sangramento apresenta-se como manchas sanguíneas claras ou fluxo leve que pode ser confundido com um período menstrual pequeno. O sangramento pode durar de algumas horas a alguns dias.

3. A menstruação é irregular, portanto, uma falha não é percebida

De acordo com a professora clínica e especialista em ginecologia Amy Autry, quase 30 por cento das mulheres irão experimentar períodos irregulares durante a idade fértil. Exercícios extremos, dieta persistente, estresse, contraceptivos ou síndrome do ovário policístico podem causar a irregularidade.

Se você é uma dessas mulheres, a ausência de menstruação não pode desencadear qualquer confusão ou razão para acreditar que não está grávida.

4. Acreditam que são inférteis devido à SOP

A síndrome do ovário policístico (SOP) é descrita como um desequilíbrio hormonal. As mulheres que experimentam a síndrome produzem quantidades mais elevadas de androgênio (hormônio masculino) que o normal. Esses hormônios afetam o desenvolvimento e a liberação de óvulos durante seu ciclo fértil.

A SOP interfere na regularidade dos ciclos de ovulação, criando períodos irregulares, e pode ser problemático para a fertilidade. As mulheres diagnosticadas costumam acreditar que terão uma baixa chance ou zero chance de engravidar e muitas vezes negam a probabilidade de conceber.

Advertisement

5. Não apresentam sinais de ganho de peso

Várias mulheres não sabem que estão grávidas, porque simplesmente não experimentam nenhuma mudança física em seus corpos. As mulheres cujos fetos produzem baixos níveis de hCG são menos susceptíveis a estarem cientes de sua gravidez.

O hormônio da gravidez hCG é a ferramenta de comunicação que o feto usa. Se o feto não liberar altos níveis de hCG para notificar à mãe que está com fome, a mulher não vai sentir fome e não vai experimentar sintomas agudos.

6. Pouco ou nenhum sintoma

As mulheres que não estão conscientes da gravidez não experimentam náuseas extremas ou náuseas matutinas, fadiga, crescimento dos seios, desejos por certo tipo de alimento, dor nas costas e no abdômen, dores de cabeça ou ganho de peso. A ausência desses sinais vitais dificulta a detecção de uma gravidez.

As mulheres que não sabem que estão grávidas podem experimentar sensações ou sintomas leves, mas muitas vezes confunde-os com indigestão, estresse ou uma doença qualquer.

7. Níveis extremos de estresse

O estresse pode afetar negativamente a atitude de uma mulher e induzir à negação da concepção. Entre as mulheres que desconheciam sua gravidez, muitas admitem que o estresse as distraiu da ideia de que isso pudesse estar acontecendo.

Advertisement

O estresse também tem sido associado à irregularidade do ciclo menstrual. Uma mulher que experimenta altos níveis de estresse pode associar a ausência menstrual a fatores estressantes ou perturbadores, em vez de uma possível gravidez.

8. Instabilidade da saúde mental

Algumas mulheres – não todas – que permaneceram inconscientes de sua gravidez até o trabalho de parto foram diagnosticadas com alguma condição de saúde mental. Múltiplos estudos revelaram que muitas mulheres foram diagnosticadas com esquizofrenia, depressão grave e vários transtornos de personalidade, que influenciaram a capacidade da mãe em detectar sua própria gravidez.

9. Um bebê calmo

Seu bebê pode não chutar, não mostrar desconforto nem comunicar-se com você. A posição de seu filho no útero poderia tornar qualquer movimento quase impossível de detectar. Alguns bebês são mais ou menos ativos que outros.

Em retrospecto, algumas mulheres observaram que quando sentiam uma pontada no estômago, geralmente culpavam uma indigestão ou um estômago indisposto.

10. Fé demais no controle da natalidade

O excesso de confiança em pílulas anticoncepcionais, preservativos e outros contraceptivos pode aumentar o choque de uma gravidez não planejada e despercebida.

Advertisement

Os contraceptivos, como a pílula e preservativos, são extremamente eficazes na prevenção de uma gravidez não planejada, mas estão longe de ser perfeitos. Tomar a pílula em diferentes momentos do dia ou pular um dia pode aumentar sua chance de engravidar. Os preservativos podem se romper e os contraceptivos usados incorretamente aumentarão a probabilidade de engravidar.

11. Atribuir os sintomas da gravidez a outros problemas de saúde

As mulheres muitas vezes confundem sintomas comuns da gravidez com outros problemas de saúde. Mulheres com histórico de cistos ovarianos podem experimentar desconforto ou dor em torno da área abdominal que podem facilmente confundir.

Outros sintomas da gravidez podem ser ignorados com base na crença de que eles são apenas temporários.

Se você está preocupada com a possibilidade de estar grávida, tome as precauções necessárias e visite o seu médico. Não dói estar ciente e informada.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 11 signs you’re pregnant and don’t even know it.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Hannah Rose

Hannah Rose é uma contadora de histórias que encontra alegria em compartilhar experiências humanas. Conectando o mundo em versos escritos é uma paixão que a guia para seguir seus empreendimentos jornalísticos.