O que você deve levar em conta quando decidir comprar o primeiro apartamento

Analise bem, consulte sua razão e seu coração e só feche negócio se sentir que este é o melhor que você pode fazer.

Renata Finholdt

A compra de um imóvel é sempre um assunto delicado e que precisa de cuidados e muita atenção. Não é o tipo de compra que se pode fazer por impulso, pelo contrário, há muitas coisas que é preciso levar em consideração antes de assinar o contrato final.

Seus gostos neste momento têm que ser considerados. Levar um amigo ou familiar para ajudar na decisão pode ser algo a se considerar, porém, há de se ter em mente que a decisão final deve ser baseada naquilo que você gosta, afinal, quem deve morar no local, você ou eles?

  1. Faça uma lista do que você espera em um imóvel. Logicamente, tendo em vista seu orçamento. Não adianta sonhar com um apartamento na cobertura se o valor que cabe em seu orçamento é apenas uma quitinete. É preciso ser realista e fazer a lista de desejos baseado nisso.

  2. Pense também nos bairros que ajudarão na sua locomoção. Assim, você já está limitando suas buscas de imóveis para estes bairros. Sua ida e vinda é algo muito importante uma vez que o trânsito das grandes cidades faz com que cada vez mais as pessoas percam tempo de locomoção.

  3. Em visita aos apartamentos, considere a altura do imóvel e se isso lhe causa algum tipo de incômodo. Apartamentos em andares altos tendem a utilizar mais os elevadores, as escadas normalmente servem para aqueles momentos de falta de energia. Você precisa levar isso em consideração.

    Advertisement
  4. O imóvel precisa de muitos reparos para ter a sua cara? Quanto você gastaria para deixá-lo da maneira que gostaria? Esse valor e tempo para isso cabem dentro de seus planos? São perguntas que você deve fazer a si mesma para verificar se o imóvel é ou não um bom negócio.

  5. Lembre-se que os apartamentos têm o valor do condomínio a ser pago mensalmente. Procure identificar com o corretor qual é esse valor. Ele também precisa pesar em sua decisão.

  6. O que você vê das janelas do imóvel? Há apartamentos que têm suas janelas de frente para outros apartamentos, isso lhe incomoda? Pense sobre isso.

  7. Procure conhecer a dinâmica do condomínio. Quem são os vizinhos? É importante ter uma ideia para entender se haverá mais silêncio ou barulhos em seu novo apartamento. Como são as vagas de garagem? Há condomínios de apartamentos em que as vagas sofrem rodízio de tempos em tempos. Já outros imóveis possuem vagas em que os carros param um atrás do outro. Forçando que você e seu vizinho tenham a chave do carro um do outro. Todos estes são pontos importantes a se considerar.

E não deixe de pensar, você se vê morando naquele imóvel, recebendo seus amigos e familiares? Consulte sua razão e seu coração e só feche negócio se sentir que este é o melhor que você pode fazer.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.