8 sinais de que você está em um relacionamento ruim

Alguns sinais de que o relacionamento não vai bem podem passar despercebidos, mas acabam fazendo grande estrago no futuro, por isso é melhor estar alerta.

Suely Buriasco

Claro que ninguém é perfeito, consequentemente todo relacionamento tem lá as suas dificuldades, isso é totalmente normal. É sempre recomendável procurar entender a dinâmica da relação, a forma como funciona o relacionamento determina a qualidade do que ele provoca na sua vida.

Embora diferenças existam e correspondam a desafios importantes em qualquer relacionamento, alguns comportamentos correspondem a sinais de grande perigo e precisam de atenção urgente:

1. Você não se sente autêntico(a)

Para que o relacionamento se harmonize, muitas vezes é preciso mudar alguns comportamentos, ceder em algumas situações e gostos, mas isso jamais pode significar uma imposição para se estar junto. Preste atenção se você sente que não pode ser você mesmo na presença dele(a); isso é muito destrutivo.

2. Há um consenso negativo sobre o seu relacionamento

Claro que é a sua opinião que tem que prevalecer, mas se seus familiares, amigos, pessoas que você confia não se alegram com o seu relacionamento, vale a pena prestar atenção no que está acontecendo. Muitas vezes, as pessoas “de fora” veem coisas que podem passar despercebidas aos envolvidos.

3. Você se sente controlado(a)

Seu parceiro ou parceira toma todas as decisões, as coisas têm que ser sempre do jeito dele(a), não aceita ser contrariado e isso tem feito você aceitar tudo para evitar brigas, então as coisas não vão nada bem entre vocês. Ninguém pode ficar satisfeito se sentindo anulado, não tendo suas opiniões consideradas e mantido sob vigilância constante.

Advertisement

4. Você quer controlar tudo

Um relacionamento sadio é feito por duas pessoas que buscam harmonizar suas diferenças e viver em consenso; sempre que um quer impor algo ao outro ele adoece. Querer manter o outro sob seu comando é total contrassenso. Confiança e respeito são fundamentais.

5. Críticas e picuinhas são constantes

Seja da parte de um ou de ambos, não se pode viver bem num ambiente onde as críticas são contínuas e corriqueiras. Mesmo que em tom de brincadeira se um está sempre “alfinetando” o outro é preciso analisar melhor o que está acontecendo. Se é uma fase, mudar esse comportamento é imprescindível e se sempre foi assim, que se acendam todas as luzes vermelhas porque vocês estão em zona de perigo.

6. Não existe conexão sexual

O relacionamento sexual não é tudo, mas tem grande importância na vida do casal. As razões para a ausência de vida sexual ou insatisfação com o sexo precisam ser averiguadas. Segundo a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello na matéria: “O casal que chega a uma situação de ausência de sexo no casamento, nunca teve uma vida sexual satisfatória ou não tinha cumplicidade e intimidade naturalmente”.

7. Vocês não têm vida própria

Em um relacionamento é muito importante viver conectados, mas isso não pode significar a perda da individualidade. Isso significa que o “nós” é de suma importância, mas ele não tem consistência se o “eu” de cada um não estiver satisfeito.

8. Você tem se perguntado se está num relacionamento errado

A insatisfação é porta aberta para uma série de equívocos e sofrimento. Se você está inseguro(a) em relação ao seu relacionamento é urgente tomar uma atitude. Pode parecer dolorosamente óbvio, mas se você tenta “tapar o sol com a peneira” acabará sendo responsável por um enorme pesar no futuro.

Advertisement

Diante desses sinais não tarde em tomar providências, não acredite que “com o tempo tudo se resolve”. Procure ajuda se for preciso e mude rapidamente essa situação.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.