Por que você deve respeitar o seu marido mesmo se ele não lhe respeita

Você sente que seu marido não a respeita e que está difícil respeitá-lo? Mas, você deve fazê-lo, veja por quê.

Stael Ferreira Pedrosa

Não sei quanto a você, mas para mim é muito difícil respeitar alguém que não me respeita.

No entanto, não devemos ser governados por nossos defeitos, e sim buscar sermos melhores do que somos. Mas, existe uma razão muito forte para respeitarmos todas as pessoas, até mesmo aquelas que não nos respeitam. Todos sabem a dificuldade que é respeitar um cônjuge que não respeita você. Mas, ainda assim, é possível.

Antes, é necessário esclarecer que respeitar não significa aceitar abusos de qualquer espécie, tampouco significa se diminuir ou se anular.

Então, o que significa respeitar?

Respeitar significa não discriminar ou ofender alguém por causa da sua forma de viver ou suas escolhas. Significa discordar de atitudes, discutir ideias e não pessoas. A palavra respectus vem do latim e significa “olhar outra vez”.

O que significa respeitar os outros?

Respeitar não tem a ver com tornar-se um capacho para que o outro pise ou deixar de ter uma opinião própria porque o outro pensa diferente. Respeitar significa ver o outro como Deus vê.

Advertisement

Respeitar o seu marido significa simplesmente não o tratar como inferior, mas como um igual. Alguém imperfeito assim como você.

Na Bíblia, mais especificamente em Efésios 5:33, o ensinamento é claro:

“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.”

Como pode-se ver no texto, não existe a conjunção subordinativa “se”, ou seja, “e a mulher trate o marido com todo o respeito, se…” (Se ele merecer, se ele for fiel, se ele for um bom homem, etc.)

Sei que parece injusto, mas pense por outro lado. É fácil respeitar quem nos respeita. O difícil é fazer isso quando não nos sentimos respeitados. Porém ninguém determina nosso comportamento. Não é porque a minha vizinha é carrancuda ou mal-educada comigo que vou tratá-la da mesma forma. Ela não é meu modelo de comportamento.

Advertisement

Da mesma forma se seu marido é desrespeitoso é algo do qual ele precisa se arrepender e mudar. Isso não tem a ver com você e você não tem que imitar o comportamento dele. Cada um é responsável pelos próprios atos e afinal, Deus ordena que respeitemos nossos maridos, quer eles mereçam ou não.

Como demonstrar respeito ao seu marido?

Se você até aqui tem “pago na mesma moeda”, talvez seja hora de mudar a si mesma e olhar outra vez para seu marido. Não é garantia de que ele vá mudar, mas pode acontecer. Também não significa que você aceita o comportamento dele, mas que você escolheu ser uma pessoa respeitosa. Portanto, seja você a dar o primeiro passo.

  • Fale com ele de maneira educada, sem gritos, se ele gritar, baixe o tom, a tendência é que ele acompanhe o tom em que você falar com ele. Experimente sussurrar e veja o resultado.

  • Pergunte sua opinião.

  • Dê-lhe bom dia e diga sempre “obrigada”.

    Advertisement
  • Deixe o ambiente no lar o mais agradável que você puder (não precisa se sacrificar, apenas faça o melhor que puder).

  • Trate-o como um igual.

  • Não o trate como criança ou o chame de irresponsável.

  • Se ele fizer algo certo ou bem feito, elogie.

  • Tente ver algo positivo nele.

    Advertisement
  • Não fale mal dele, se não puder dizer algo bom, não diga nada.

  • Não o desautorize na frente dos filhos, se não concorda com algo, fale com ele a sós e sem brigar.

  • Faça algo de bom por ele a cada dia.

  • Se ele tem hábitos ruins como beber ou usar drogas, brigar não o fará parar. Tente ajudar, se após suas tentativas, nada mudar, reveja se pretende permanecer com ele ou não.

Respeitar os outros é um sinal de respeito consigo próprio, é ter liberdade de agir e ser autor da própria vida e do próprio comportamento. Quando respeitamos os outros mostramos que somos confiantes o suficiente para não nos deixarmos prender nem abater pelo que os outros nos dizem ou fazem.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.