5 elogios que a sua filha realmente precisa ouvir (sem ser “você é linda”)

Criar mulheres confiantes e seguras pode estar ligado aos elogios que você dá ou não às meninas durante a infância.

Caroline Canazart

Na ansiedade de acertar os pais muitas vezes erram. Aquela falha clássica de quem tem muito amor para oferecer, mas acaba transbordando o copo. O mundo cor de rosa e de princesas vendido para as meninas e suas famílias também pode criar uma barreira para que não se veja além desse muro. E, não há dúvidas, o discurso que usamos com as crianças vai influenciá-las no presente e também no futuro. “Somos suscetíveis ao olhar do outro e vamos formando nossa identidade em meio à interação social. O que penso de mim é influenciado pelo parecer das pessoas”, disse, Sonia Losito, doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As meninas não deveriam acreditar que a beleza é o melhor delas. A vaidade excessiva pode transformá-las naquelas que daqui a um tempo estarão fazendo dietas malucas para estarem com o corpo da atriz principal da novela teen. Maquiagem e roupas provocativas, tudo o que não combina com infância tem sido cada vez mais cedo apresentado para as meninas. Você nem precisa sair de casa para ver isso. É só dar uma olhada nas centenas de canais com vídeos feitos por crianças do mundo todo no Youtube – mas, com certeza, editado pelos pais ou responsáveis.

Como as crianças não sabem distinguir o que é bom ou ruim, cabe aos pais essa função de ampliar o horizonte das filhas. Quem não vê com frequência meninas com pouca idade que mais parecem uma mini-adulta? E a comercialização de sapatos de salto para crianças pequenas? Quem é o responsável por tudo isso? De acordo com especialistas, a vaidade excessiva leva as crianças a um mundo muito competitivo. Elas poderão ter o desejo maior de ser melhor em tudo, sem admitir os próprios erros levando ao egoísmo que lá na frente poderá se transformar num outro grande vilão.

A vaidade na medida certa poderá criar uma nova geração de meninas preocupadas em mostrar para a sociedade o que elas têm de verdadeiro valor. Muito mais do que os meios de comunicação passam com regras padronizadas para todos. Os pais podem usar algumas formas para ajudar e falar para as filhas que podem se destacar por outros motivos – não por sua beleza física.

A alternativa poderá ser em expressar elogios, tais como:

Advertisement

Você é inteligente

Não se esqueça de ensinar que a humildade precisa estar junto nessa caminhada.

Você é importante

Quando os pais demonstram amor pelas suas filhas é mais fácil para elas saberem que alguém se importa, sendo assim, são importantes para alguém, e que terão a quem recorrer quando precisar de um ombro amigo.

Você sabe lutar pelo seu espaço

Deixe-a encontrar o que dá prazer e ensine que é preciso lutar por tudo o que deseja na vida.

Você é honesta

Hoje em dia, quando um ato honesto vira até matéria de programa de televisão, é um dos melhores elogios que alguém pode receber. Ensine pelo exemplo.

Você sabe o significado da palavra empatia

Se colocar no lugar de outra pessoa – principalmente em momentos ruins – é uma das formas mais bonitas de demonstrar amor ao próximo.

Advertisement

Todos gostam de ouvir um elogio. Mas, como a vaidade precisa ter um limite, os elogios também. Ninguém quer criar uma filha que acha que pode tudo – até o ilícito – para se sentir bem, não é mesmo? Apontar os erros, ensinar a forma como corrigi-los e deixar ciente de que tudo na vida tem consequências – boas ou ruins – também são deveres dos pais.

Não é fácil fazer com que sua filha seja uma menina/mulher com a autoestima elevada e confiante. As influências externas são duras e não tem dó. Infelizmente, hoje em dia, ainda temos que conviver com pessoas que usam expressões como “é coisa de menina” para desvalorizar algo.

Um vídeo intitulado “Like a Girl” – Tipo Menina, em tradução livre – fez sucesso em 2014. Ele mostra como a sociedade usa essa expressão para diminuir e insultar as pessoas. Mas também nos dá a esperança de que sim, é ensinando corretamente as crianças, que o mundo se tornará melhor. Clique aqui para assistir.

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.