Como a oração pode ajudar: O doce poder da oração

Veja, neste artigo, como a oração pode ajudar a vencer as dificuldades e anseios da vida, a se libertar dos medos e como deve ser essa forma de comunicação com Deus. Abra seu coração e verá a luz chegar...

Fernanda Ferraz

O líder religioso Russel M. Nelson disse num discurso: “Nestes dias de computadores, telefones e pagers, as pessoas se comunicam mais do que nunca umas com as outras. Mesmo assim, frequentemente carecemos de uma boa comunicação. Ao visitar recentemente uma casa de repouso, conversei com uma mulher sobre sua família. Ela disse-me que tinha três filhos, dois dos quais a visitavam regularmente.

– E quanto ao terceiro filho?, perguntei.

– Não sei onde ele está , respondeu ela em meio às lágrimas – Não tenho notícias dele há vários anos. Nem ao menos sei quantos netos tenho.”

Após ler isso, fiquei imaginando o quanto é doloroso quando estamos afastados de quem amamos tanto e como a ausência nos causa preocupações.

Você pode se perguntar: “Mas o que isso tem a ver com a oração?”. E eu vos respondo: “Tudo!”.

Advertisement

1. A necessidade de orar

Se para nós já é tão difícil e desafiador ficar sem notícias de um filho ou de um pai, imaginem como se sente o Pai Celestial sem o nosso contato com Ele, através da oração.

Desde pequenos, sabemos que temos um pai na terra e um Pai no céu. O nosso pai terreno nos ajuda em muitas coisas, quem dirá o nosso Pai Celestial!

Esta escritura faz-nos ponderar sobre o assunto:

“E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?”

Advertisement

(…) quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”.

(Lucas 11:11-13)

2. A forma como oramos

A forma como oramos é uma demonstração de amor ao Senhor, isso inclui não só pedir, mas principalmente saber agradecer as boas dádivas, as quais tão graciosamente recebemos de Suas mãos.

Temos uma lista interminável de pedidos, é claro! Necessitamos de roupas, alimentos, saúde, paz, proteção, e em um mundo tão cheio de inseguranças, instabilidade econômica, fome, desemprego e caos público, como não orar ao Pai pedindo ajuda?

De todas as formas, dependemos de sua bondade e amor.

Advertisement

3. Tempo dedicado

  • Quanto tempo nos dedicamos para conversar com o Pai Celeste?

  • Quanto somos sinceros, não repetitivos em nossas petições?

  • Confiamos suficientemente Nele e ainda que nosso pedido demore, somos gratos ou perdemos a fé?

  • E ainda que estejamos orando com fervor e tenhamos uma relação muito forte e próxima com o Pai, porém tudo está dando errado, desanimamos ou continuamos firmes louvando e agradecendo?

  • Só oramos nas dificuldades? Ou isso faz parte de tudo em nossas vidas?

    Advertisement

Isso inclui o quanto de nós confiamos e o quanto de nós estamos dispostos a continuar num diálogo eterno com o Pai.

4. A humildade em orar

Com o tempo, orar passa a ser uma NECESSIDADE, é como parte de nós, um elo inquebrável.

Orar é uma conversa íntima com Deus. É como cochichar no ouvido de um amigo muito próximo e dizer: “Eu preciso muito de você. Estou aberta para ouvir Seus conselhos e Sua vontade… Ajude-me”.

5. A forma que oramos

Eu tenho certeza, como uma boa amiga, que seria chato se toda vez você viesse com repetições ao meu ouvido, se todas as vezes você só falasse as mesmas palavras, a ponto de ser tão automático que você nem sentisse ou percebesse o que está falando. Fica meio sem sentido diálogos assim.

Oração tem que vir do fundo da alma

, das suas necessidades, medos e confiança mais extrema, tem que vir do coração, é essa forma de diálogo que o Pai Celeste espera ouvir de você.

Advertisement

6. Ninguém precisa saber

A oração mais bonita é aquela quando sincera e humilde

O Senhor não exige que sejamos formados em Letras para poder pronunciar as palavras corretamente a Ele. Você pode orar quando e onde desejar, até mesmo dentro de seu íntimo, seu silêncio pode se transformar em oração.

7. Quando orar

A oração pessoal deve ser parte de nossa vida. Todos os dias, devemos escolher um tempo para conversar com o Pai.

Devemos pedir conselhos ao Senhor. Pedir sua ajuda. Orar com a família, na igreja, no trabalho, nas horas da refeição, no desenvolver de uma tarefa e em particular.

8. Compreender as respostas

Às vezes, o Senhor dirá não às nossas respostas, porque sabe que é o melhor para nós.Às vezes não estamos capacitados ainda e o aperfeiçoamento pode levar algum tempo.

Além de compreender as respostas vindas do Pai de amor, temos que saber orar. Muitas vezes, só pedimos a graça, o milagre… E esquecemos de pedir: “Pai _capacita-mea receber essa graça, __acompreender se é também da Tua vontade_ e, claro, que seja feita não a minha, mas somente a Tua vontade__.”

Advertisement

Esse sim é o doce poder da oração que sempre estará ao alcance de todos.

Se você sente que precisa se aproximar mais de Jesus Cristo, veja este artigo: Como se aproximar mais de Cristo.

Ou se quer se achegar mais ao Senhor, veja este: Como se achegar mais a Cristo.

Se caso você tenha se distanciado do Pai e deseja voltar para seus braços de amor, veja este: Como se reaproximar de Deus uma vez que você se desviou do caminho.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.