Reclamar sempre da vida: ajuda ou atrapalha?

“Não existe nada tão ruim que não possa piorar”, diz um provérbio inglês. Quem só reclama do que não tem em vez de agradecer pelo que tem, pode piorar sua situação ainda mais.

Luiz Higino Polito

As pessoas são muito diferentes umas das outras. Aliás, não existem duas pessoas iguais. Nem se forem gêmeas!

Existem pessoas que são agradecidas por tudo o que elas têm e são, mesmo que sejam pessoas de poucas posses. Estas pessoas não são invejosas, procuram ajudar os outros, são muito queridas e têm muitos amigos.

Outro tipo de pessoa é aquela que reclama de tudo, nada está bom e ninguém presta para ela. São pessoas rancorosas e invejosas. Não costumam ser queridas e nem têm muitos amigos de verdade.

Sempre há uma escolha

Uma coisa que todos nós precisamos aprender é que sempre existe uma escolha, por mais difícil que seja a nossa atual situação de vida, e dependendo da escolha que fizermos, nosso futuro poderá ser melhor ou pior do que é o presente.

Não é fácil fazermos uma mudança na nossa personalidade, pois têm coisas que vêm desde a infância, e que ficaram incrustadas no nosso inconsciente. Muitas vezes nem temos noção que essas tendências ou “rotinas de pensamento” existem em nossa mente.

Advertisement

Somente se conseguirmos nos observar como quem nos vê de fora, prestando atenção a tudo o que fazemos e dizemos, é que conseguiremos fazer uma avaliação mais imparcial de nós mesmos.

Espelho, espelho meu..

Uma das conclusões mais adultas e mais difíceis que podemos chegar é a de que o lugar que hoje estamos, pessoas que hoje somos, as coisas que hoje temos, são o resultado de nossas próprias escolhas, em algum momento da nossa vida.

Os que acreditam numa existência antes da vida nesta Terra têm muito mais facilidade para chegar à conclusão citada acima, isto é, a de que o maior responsável pelos nossos sucessos e insucessos que temos na vida somos nós mesmos. Os que acreditam que só exista essa vida mortal precisam de mais esforço para chegar a essa mesma conclusão.

Reclamação não ajuda em nada

Essa é uma lição muito difícil de ser aprendida por nós, mas quanto mais cedo a assimilarmos, reclamando o mínimo possível da nossa situação na vida, ou das coisas ruins que nos acontecem (como se tais coisas só acontecessem conosco), menos sofreremos e mais aproveitaremos a vida.

A chave do carro tinha de cair da nossa mão justamente num bueiro, onde estávamos estacionados? Aquele pé da cama tinha de estar justamente no caminho do nosso dedinho do pé, quando levantamos e corremos para atender ao telefone? Aquela porta de metal daquela loja tinha de estar meio abaixada, justamente quando estávamos entrando de cabeça baixa? Aquela poça de água tinha de estar justo naquele lugar, quando o carro passou e nos molhou?

Advertisement

São infinitas as situações do dia a dia as quais todos nós estamos sujeitos. Acontecem com todo mundo, e não é só conosco. Essa é uma lição que demoramos muito para aprender. E sofremos por isso.

Quanto mais reclamamos das coisas, mais pode piorar. “Quanto mais rezo”, diz o ditado, “mais assombração me aparece”. E quanto mais reclamarmos, mais assombrações vão aparecer mesmo, tornando nossa vida mais difícil do que ela poderia ser.

Gratidão, gratidão, gratidão

Eu tinha um amigo, já falecido, que sempre dizia que precisamos ser sempre gratos por tudo o que nós temos, se quisermos que coisas boas aconteçam conosco. Somente agradecendo é que as coisas vão melhorar, ele dizia.

A Bíblia conta uma história interessante, quando 10 leprosos pediram para que Jesus Cristo os curasse. Apesar da grandeza da cura recebida, devido à gravidade daquela doença, incurável naquela época, somente um dos dez leprosos que foram curados voltou para agradecer a Jesus. Jesus perguntou perplexo: “Não foram purificados (curados) todos os dez? Onde estão os outros nove?” (Lucas 17:17-18).

E nós, quantas vezes não somos ingratos? Estamos sempre querendo mais, nunca estamos satisfeitos. Quando vamos parar para agradecer sinceramente por tudo o que temos e somos?

Advertisement

Sempre é tempo de aprender

Tenho um amigo de idade já bem avançada, que dizia que “burro velho não pega marcha”. Pois bem, esse mesmo amigo, com mais de 80 anos, aprendeu comigo a manejar o computador, coisa que ele nem sabia onde ficava o botão de ligar, e hoje ele é um dos que mais fazem um trabalho de indexação de documentos, que aparentemente era impossível para alguém de idade tão avançada como ele.

Que aprendamos, todos nós, a sermos gratos pelo que temos agora e pelo o que conseguimos fazer de bom até hoje. E que possamos nos esforçar um pouco mais a cada dia e parar de reclamar tanto, porque “não existe nada tão ruim”, como diz o provérbio inglês, “que não possa piorar”.

Podemos buscar aperfeiçoamento a cada dia, através do estudo, pesquisa e observação. E para tudo a humildade é fundamental.

Portanto, em vez de reclamarmos de tudo, que aprendamos a ser gratos, para atrair coisas boas para nossa vida!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!