5 problemas que o seu filho pode estar enfrentando na escola sem você perceber

Estar atento e presente ao dia a dia de seus filhos na escola é cada vez mais necessário para garantir a segurança deles.

Renata Finholdt

Os tempos são outros e nada se compara ao tempo em que nós, pais, estudávamos e íamos à escola diariamente. Muitas coisas que acontecem atualmente não aconteciam com tanta frequência em nossa época estudantil e muitos pais não se conscientizaram que o mundo hoje está mais difícil para todos, inclusive para nossos filhos.

É preciso atenção redobrada em nossas crianças e adolescentes e muita conversa para que possamos detectar possíveis dificuldades e problemas que nossos filhos possam estar enfrentando dentro das paredes da escola.

Vale lembrar que as dificuldades independem da qualidade da escola, sejam elas públicas ou particulares os pais precisam se envolver mais e mais para garantir que esteja tudo caminhando positivamente.

1. Bullying por outras crianças

Seu filho pode estar sofrendo bullying de outros colegas de escola e isso pode influenciar em suas ações dentro e fora de casa. Algumas crianças não sabem como se defender de atitudes como essa e nem chegam a contar a seus pais e professores. A melhor forma de identificar é sempre procurar saber sobre o dia a dia dos filhos dentro da escola, quem são seus amigos e como é o relacionamento com eles.

2. Bullying por professores

Pode parecer algo irreal, mas acontece, infelizmente. Alguns professores, por algum problema, acabam cometendo bullying com seus alunos, seja porque alguns deles têm mais dificuldade de aprendizagem, ou porque têm um sotaque diferente do sotaque local, etc. Independentemente do motivo, é algo ruim e precisa de observação e ação dos pais para que algo seja feito em relação a isso.

Advertisement

3. Dificuldade de aprendizado

O acompanhamento do ensino pelos pais é muito importante e parte primordial da evolução do aluno. Independente da série escolar que se encontram, os pais precisam saber se estão tendo ou não dificuldade em entender o que é ensinado. E essa observação é algo muito além de apenas observar as notas do boletim.

4. Dificuldade de relacionamento

Algumas crianças têm maior dificuldade de se relacionar com outras crianças e por isso ficam sozinhas e desacompanhadas tanto no período de recreação quanto nos trabalhos em grupo. Os pais têm plena consciência das dificuldades de seus filhos e se ficarem atentos a eles podem ajudá-los a superar essa dificuldade ajudando-os a fazer amizades.

5. Más companhias

Comportamentos estranhos, notas baixas, uso de palavras de baixo calão podem ser sinais de que os filhos estejam se relacionando com más companhias dentro da escola. Principalmente os adolescentes podem ser influenciados por elas, e elas estão em qualquer lugar, nas escolas públicas ou privadas.

A observação e acompanhamento constante dos pais pode detectar isso inicialmente. Neste caso, uma atitude precisa ser tomada com urgência.

A influência, presença e acompanhamento dos pais é cada dia mais importante para que os filhos possam sobrepujar os problemas que estejam enfrentando dentro das paredes da escola.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.