Como perdoar alguém que não acreditou em você

Veja 5 passos a levar em consideração para se livrar da mágoa e perdoar alguém que não acreditou em você

2,491 views   |   3 shares
  • Nós podemos fazer tudo que podemos e desejamos para sermos uma pessoa bondosa e confiável. Podemos sempre ser verdadeiros com todos que estão ao nosso redor, essas são qualidades natas de um verdadeiro coração que almeja dar o que é bom para seu próximo, e é natural que deseje também receber.

  • Entretanto, nem sempre receberemos daqueles que depositamos nosso coração, a devida confiança e lealdade, por um motivo ou outro essa pessoa deixará de acreditar em nosso coração sincero e preferirá acreditar na mentira, do quer na pura verdade.

  • Quando a pessoa que esperávamos que confiasse em nós, em nossas palavras e atos sinceros, não acreditaram, nos decepcionamos, e então surge em nosso coração alguns sentimentos tristes, tais como: decepção, tristeza, mágoa e, dependendo do grau, até em estado depressivo alguns entram. É difícil resistir à tentação de nunca perdoar a pessoa e, além disso para alguns, o contentamento da decepção é desejar vingança.

  • Mas é exatamente nesse momento que nossa condição como humanos é testada. Principalmente para aqueles que confessam serem religiosos e muitos cristãos, o exemplo e ensinamento de Cristo estão também postos à prova, pois Ele disse em Mateus 6:14-15: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Podemos ver, à luz dessa escritura, que o perdão ao próximo é necessário para recebermos também o perdão.

  • Sabemos que perdoar qualquer pessoa nunca foi fácil, e perdoar alguém que amamos também não é mas deveria ser. Quando o fazemos é como se o nectar da paz pousasse sobre nós.

  • Existem passos para o perdão, passos importantes que nos ajudam perdoar principalmente aquela pessoa que professamos amar, mas quando ela decepcionou o amor tornou ódio tristeza e dor.

  • 1. Você precisa estar disposto a se curar da dor que está sentindo

  • Ter desejo leva à motivação e a motivação leva a pessoa a realizar desejos sinceros, seja perdoar alguém ou seja conquistar um outro objetivo na vida. Nesse caso o objetivo é perdoar. Segundo a enciclopédia Wikipédia: "Disposição designa em psicologia a tendência relativamente estável no tempo que uma pessoa apresenta de se comportar de determinada maneira em determinadas situações."

  • 2. Começar a imaginar a pessoa como se ela fosse você

  • Como assim? Se você magoa alguém você deseja o perdão dela, nada mais justo que se colocar no lugar da pessoa que não acreditou em você. Tudo parte de ver o outro com respeito e aceitar que as pessoas não são como queremos que elas sejam. Ninguém pode mudar o outro, mas aceitar faz parte do princípio de educação. Pois todos nós temos formas de ser e de agir diferentes. Nós nos aceitamos com nosso defeitos também.

  • Advertisement
  • 3. Lembrar que sua dor deve ser curada

  • Uma ferida precisa ser fechada. E ela somente é fechada quando você cuida dela. O perdão é o remédio necessário para cicatrizar a ferida e a dor.

  • 4. Lembrar das consequências que virão se você não perdoar e/ou aceitar a fraqueza do outro. Também nos leva não sermos perdoados de nossas falhas. Jesus Cristo falou desse modo a todos:“assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão” (Mateus 18.35)

  • 5. Livre-se do sentimento de querer que o outro reconheça que errou

  • Não espere o outro vir até você arrependido, tenha atitude de livrar-se de sua dor apenas.

  • Muitos de nós podemos nos deparar com essa frase: "Perdoar eu perdôo mas não vou esquecer." Então, como eu perdoei? Algo que devemos saber é que, mesmo perdoando vamos lembrar do que a pessoa nos fez, porém não vamos sentir dor. Esse é o significado de perdoar e esquecer: Não olhar para trás lamentando a situação.

  • O perdão é uma necessidade que devemos fazer uso, porque é impossível ser saudável, ter uma vida emocional, física e espiritual sem a prática do perdão.

  • Resumindo: Se uma pessoa não acreditou em você, mas você falou a verdade, agiu honestamente, isso é mais problema dela do que seu. Fique com sua consciência tranquila porque a verdade sempre vem à tona, enquanto a mentira tem perna curta. Perdoe, deixe pra lá.

  • Para finalizar escrevo aqui as palavras de Fred Lusinha - conselheiro, psicólogo da saúde e diretor do Projeto do Perdão, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos: “Perdoar é a tranquilidade que se sente quando os aviões pousam.”

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Como perdoar alguém que não acreditou em você

Veja 5 passos a levar em consideração para se livrar da mágoa e perdoar alguém que não acreditou em você
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr