8 perguntas para fazer o amor de vocês durar mais

Existem 8 perguntas que são essenciais para o amor sobrepujar todos os desafios e perdurar por toda a vida.

Roberta Preto

Todos nós passamos a vida em busca da felicidade. Às vezes, nos deparamos com uma parte dela, a qual damos o nome de momentos felizes. Todavia, esquecemo-nos que a felicidade só é completa quando escolhemos ser felizes e nos empenhamos em tornar as pessoas a nossa volta felizes, assim sendo, encontramos a famosa felicidade.

Não existe sentimento mais perfeito e edificante do que amar e ser amado. Passar a vida ao lado de quem se ama é o que muitos almejam, no entanto, quando conseguem, basta alguns desafios que muitos abandonam seus lares. Desafios esses que poderiam ser superados com apenas 8 perguntas que, quando utilizadas durante a vida, permitem que o amor perdure para a eternidade.

1. Você pode me perdoar ?

Quando se comete erros, eles geram tristeza e desapontamento em nós e nas pessoas que ferimos com nossas atitudes egoístas, que dificilmente podem ser corrigidas com apenas um pedido de desculpas. Algumas das más escolhas que praticamos exigem o perdão. E, muito se sabe que para um amor ser duradouro, o orgulho precisa ser deixado de lado.

Leia: Como perdoar quem nos ofende

2. Podemos esquecer isso ?

Muitas brigas e mal-entendidos podem ser evitados se uma das partes escolher abandonar a contenda. Por mais que os atos do companheiro tenham provocado mágoa, cabe a você escolher alimentar a dor ou apagá-la de sua vida. Se o seu cônjuge esclareceu que não teve a intenção de magoá-la com o “comentário” feito por ele e que ele sente muito, acredite nele. Às vezes, você também fala o que não deve e nem sempre foi sua intenção ferir. Lembre-se que cabe a você escolher ter paz ou guerra no seu relacionamento.

Advertisement

3. Podemos superar ?

Existem muitas situações desconfortáveis que surgem nos relacionamentos e tornam-se quase impossíveis de serem superadas. Somente através de uma comunicação eficaz é possível encontrar meios de superá-las, todavia, só será possível se os parceiros estiverem dispostos a isso.

O primeiro passo é perguntar um ao outro se realmente podem superar e o segundo é terem coragem para fazê-lo. Alguns terão que superar e reconquistar a perda da atração e paixão que sentiam pelo companheiro. É possível reencontrar a paixão através da escolha de permanecerem juntos e fazerem algumas mudanças na relação, mas ambos precisam estar dispostos.

Entretanto, existem outros desafios que testam a fé, o amor e a capacidade de superar, dentre eles temos os problemas financeiros e familiares, como a perda de um filho. Infelizmente, muitos casais não superam e desistem da família, porém, existem outros que lutam e buscam ajuda juntos para superarem tamanha perda.

4. Podemos consertar ?

Um relacionamento saudável e verdadeiro exigirá sacrifícios em prol da relação. Diferenças sempre haverá, mas, todas elas podem ser sobrepujadas quando se têm um amor verdadeiro.

O maior sacrifício que a relação carece é da tolerância, todavia, muitos casais jovens não a colocam em prática, preferem jogar fora o relacionamento como se fosse um “objeto” do que consertar o que foi danificado, diferente das pessoas de antigamente que se esforçavam e juntas recolhiam os “cacos” e os colocavam.

Advertisement

5. Podemos encerrar a discussão ?

Um relacionamento pode se desgastar por pequenas discussões e coisas mal resolvidas que, quando não observadas e cuidadas, podem provocar grandes desavenças dentro da relação.

No segundo tópico foi falado sobre evitar brigas e mal-entendidos, esquecer o que não é importante, mas para que isso seja possível é importante nem começar, pois tudo se inicia com uma pequena discussão. Pense bem se vale a pena alimentar sua razão, pois nem sempre estamos certos. Será mesmo que só o outro está errando?

6. Podemos resolver isso juntos ?

William Shakespeare escreveu: “Quem não demonstra seu amor, não ama”.

Uma relação é feita a dois. Ambos precisam estar dispostos a envolver-se nos problemas um do outro, auxiliando e ajudando no que for possível, pois o relacionamento para ser verdadeiro precisa de apoio e cuidado pelo parceiro.

Somente através da união e de pequenos gestos e atitudes simples os desafios podem ser vencidos. Se o casal escolher apoiarem-se, usar de bondade, gentileza e sinceridade dentro da relação encontrão uma força propulsora para vencer o problema.

Advertisement

7. Podemos negociar ?

A negociação está presente em todas as áreas da vida e não seria diferente na relação amorosa. Negociar com o parceiro exige que uma das partes ceda, assim sendo, a felicidade reina no lar. Mas, é importante lembrar que quando um já cedeu cabe a outra parte também ceder em outro momento que seja preciso, agindo dessa forma, ambas recebem na mesma proporção os benefícios da negociação.

8. Vamos procurar ajuda ?

Vira e mexe a relação passa por tribulações. Algumas são bem mais fáceis de lidar, nada como um “jogo de cintura” para colocar as coisas no eixo. No entanto, quando se tem que lidar com traição, perdas, depressão, câncer e outras coisas terríveis que surgem durante a vida, é preciso buscar ajuda profissional. Existem profissionais qualificados prontos para socorrer a relação de vocês. Aceitar essa ajuda é uma forma de demonstrar o amor que sentem um pelo outro.

Leia: 5 dicas para o casal não ceder às tentações do divórcio

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.