5 formas de lidar com a raiva e a irritação

A raiva e a irritação são emoções capazes de causar grandes danos, melhor aprender a se controlar, tornando-se uma pessoa mais calma e feliz.

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  • A raiva e a irritação são emoções comuns que surgem esporadicamente em alguns momentos da vida. O problema acontece quando a pessoa perde o controle e passa a se sentir continuamente irritado e de mau humor. Nesse caso, é preciso muita atenção e, se necessário, procurar ajuda de um especialista.

  • Segundo a psicóloga Adriana de Araújo no site: "O controle está em nossas mãos, cada um pode fazer diferente com novas ferramentas emocionais e atitudes".

  • Algumas ações podem ajudar você a lidar com essas emoções:

  • 1. Conte até 10 ou 10.000

  • Esse dito já se popularizou há muito tempo, pois faça uso de seu significado como achar melhor. Conte literalmente, saia de perto, coloque um gole de água na boca e demore a engolir, enfim... Escolha uma forma de dar um tempo para colocar suas emoções em equilíbrio. Busque o recolhimento e, encontrando serenidade, pergunte a si mesmo o que você ganha e perde em relevar a situação. Talvez você descubra que "fez tempestade em copo d'água" e ficará feliz consigo mesmo por ter evitado falar ou fazer algo que provocasse o seu arrependimento.

  • 2. Faça exercícios respiratórios

  • A respiração tem também grande importância no controle de nossas emoções, busque inspirar profundamente, até sentir o ar no abdômen, para diminuir o ritmo cardíaco. Segundo a especialista da matéria a respiração diafragmática "É o primeiro passo para restabelecer o equilíbrio e também para o relaxamento, desconstruindo o mecanismo de luta ou fuga causado pela respiração torácica".

  • 3. Mexa-se

  • Exercícios físicos são fundamentais para manter corpo e mente oxigenados e, portanto, saudáveis. A atividade física libera endorfinas e outras substâncias químicas no cérebro que auxiliam o controle das nossas emoções. Especialistas recomendam exercícios de relaxamento que sintonizam corpo e mente como pilates e yoga para controle da raiva e irritação. O ideal é que você procure saber quais treinamentos estão mais indicados para a sua necessidade.

  • 4. Pratique a compaixão e a gentileza

  • A compaixão e a gentileza fazem parte de um processo genuíno de desenvolvimento pessoal e promovem atitudes essenciais para o nosso bem-estar. Quando cultivamos a empatia passamos a interagir melhor com nossos sentimentos e emoções e, assim, nos tornamos mais flexíveis e imunes ao que nos prejudica emocionalmente. Estudos comprovam que reagir com gentileza quando somos tratados de forma rígida muda até mesmo a atitude do outro.

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  • 5. Cultive a gratidão

  • Existe no ser humano, de forma geral, uma tendência muito forte em valorizar as coisas negativas. Quantas vezes reclamamos tanto de algo ou alguém sem dar a real atenção para o que há de bom? Quando aprendemos a priorizar o bem e o lado bom de cada pessoa nos tornamos mais gratos e, consequentemente, mais tranquilos e felizes. A gratidão transforma porque nos faz enxergar o que realmente é importante para a nossa vida.

  • Raiva e irritação constante são emoções de grande poder destrutivo. Destroem relacionamentos, famílias, profissões e até mesmo a saúde física e mental. Pense no que você leu e perceba o quanto você está sendo perverso consigo mesmo alimentando esse tipo de emoção.

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Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

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A raiva e a irritação são emoções capazes de causar grandes danos, melhor aprender a se controlar, tornando-se uma pessoa mais calma e feliz.
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