Quem trai mais no Brasil: homens ou mulheres?

Você vai se surpreender com a quantidade de pessoas que traem e de que região elas são.

Evelise Toporoski

Infelizmente, a traição entre casais no Brasil é maior do que se imagina: 40,5% dos brasileiros confessam já ter traído, segundo a pesquisa Mosaico 2.0, realizada pelo Projeto Sexualidade (Prosex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O levantamento teve a coordenação da psiquiatra Carmita Abdo e ouviu 3 mil brasileiros das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Porto Alegre e Distrito Federal.

Uma das principais conclusões do estudo foi de que os homens traem mais que as mulheres: 50,5% dos parceiros admitiram que já tiveram um relacionamento extraconjugal, enquanto 30,2% das mulheres fizeram o mesmo.

Para a especialista, este comportamento tem uma explicação cultural, principalmente na América Latina em que os homens acreditam que uma relação exclusivamente sexual fora do casamento não afetaria o seu relacionamento principal. “O homem diz que isso faz parte da natureza masculina, que ele não vai abrir mão da oportunidade”, diz Camita em entrevista ao site G1.

Enquanto isso, quando as mulheres traem, geralmente estão insatisfeitas com seu relacionamento. “Geralmente há uma insatisfação sexual ou afetiva, por isso ela se permite”, afirma a psiquiatra.

Advertisement

Onde e quando eles traem

Entre as cidades pesquisadas, Salvador foi a campeã: 45,8% das pessoas admitiram já terem traído. Por outro lado, São Paulo apresentou o menor número de casais infiéis, com 33,8%.

Em relação a faixa etária, os que mais traíram tinham entre 41 e 50 anos.

Poucos casais concordam com os relacionamentos extraconjugais e mantém um relacionamento aberto sem exigir exclusividade do parceiro. Isso acontece com 3,4% dos homens e 2,6% das mulheres, segundo a pesquisa.

Apesar de acontecer com praticamente metade dos casais, a traição só prejudica o casamento e destrói famílias. Pense bem antes de entrar para a estatística!

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!