10 razões válidas pelas quais você nunca deveria namorar uma pessoa egoísta

A frase: "Antes só do que mal acompanhado" é perfeita para fugir de um homem egoísta. Há 10 razões válidas que confirma isso.

Roberta Preto

Conta-se que um vagalume estava numa árvore, mas percebeu uma serpente vindo em sua direção para devorá-lo. Ele, de imediato, começou a fugir dela. Correu um dia, e ela não desistiu; dois dias e nada. Todavia, no terceiro dia, já sem forças, o vagalume parou e disse à cobra:

  • Posso lhe fazer três perguntas?

E ela, com toda sua arrogância, disse:

  • Sim, vou te devorar mesmo.

  • Pertenço a tua cadeia alimentar?

  • Não.

    Advertisement
  • Eu te fiz algum mal na vida?

  • Não

  • Então, por que você quer me devorar?

E a serpente responde:

  • Porque não suporto seu brilho…

Cada decisão que tomamos, seja boa ou má, traz consigo uma consequência. As escolhas boas nos tornam vagalumes e as más nos fazem ter as atitudes da serpente. Algumas pessoas podem pensar que jamais sentem inveja, orgulho, arrogância ou egoísmo. Na verdade, nem sempre conseguimos ser bondosos e generosos o tempo todo, às vezes, agimos por impulso, interesse ou deixamos de fazer o certo para tentar agradar alguém, abandonando o melhor de nós, e acabamos por ter atitudes egoísta. No entanto, precisamos nos lembrar sempre do que é certo e retornar para o nosso lado bom.

Advertisement

Existem pessoas que possuem uma personalidade egoísta, elas são como a serpente da história, simplesmente adoram ser o que são e não sentem remorsos, pois não se importam com nada e nem com ninguém, apenas visualizam a si mesmas.

Por mais que você tenha um grande sentimento por esse tipo de pessoa, ainda assim, é preciso muito cuidado, você terá que desempenhar muito esforço para tentar ajudá-la, porém, ainda existe dois problemas para você ponderar: O primeiro, ela irá aceitar sua ajuda? Segundo, será que irá restar muita coisa de você até o final desta luta? Pense bem!

Para ajudar na decisão separei 10 razões válidas pelas quais você nunca deveria namorar esse tipo de pessoa:

1. Não pensam em ninguém

Pessoas egoístas pensam somente nelas e nos seus próprios interesses. Enquanto você for útil, ela irá lhe usar; depois que tiver sugado você, ela irá deixá-lo(a). E não pense que ela te ama, pois não ama. A maioria dos egoístas costuma ser narcisista, ou seja, ama a si própria. Portanto, não espere amor recíproco de quem não sabe tirar os olhos de si mesmo.

2. Não espere nada dele(a)

Geralmente, os egoístas acham-se merecedores de tudo e todos, acreditam que são o “centro de tudo” e que por isso tudo e todos precisam favorecê-los. Eles costumam ser muito generosos a respeito deles mesmos, ou seja: É sempre eles. “Eu sei mais que todo mundo, eu sou mais esperto e tenho sempre razão, eu sempre faço mais do que falar e falo principalmente sobre mim. “

Advertisement

3. São surdos para o mundo

Os egoístas estão sempre surdos para as pessoas a sua volta, pois para eles não importa o que você sinta, queira ou pense. A única coisa que importa são seus próprios pensamentos, desejos e tudo o que almejam e, principalmente, não só ignoram como brigam se você não concordar com a opinião deles, ainda que para eles a sua não signifique nada.

4. Não são humildes

Os egoístas estão longe de serem humildes. Não toleram conselhos e, como já foi citado no tópico acima, não aceitam opinião. Só eles sabem tudo. Infelizmente, discutir com eles é impossível, não calam-se quando você fala, até que você concorde com o ponto de vista deles. E adoram ser elogiados. Mas, se você fizer algo que seja melhor do que ele seja capaz de fazer, ele vai dar um jeito de criticar, também pode dizer “eu já sábia, estava na cara” ou pode alegar a todos que ele mesmo deu a ideia. Não se assuste, é uma necessidade do egoísta estar à frente de todos em tudo.

5. Não são verdadeiros

A maioria dos egoístas costuma ser mentirosa. O problema é que os egoístas acreditam nas próprias mentiras, pensam ser os melhores em tudo e não conseguem ser sinceros a ponto de admitir que eles não sabem algo ou que não criaram determinada ideia. Na mente do egoísta, o mundo foi criado para ele suprir seus desejos e necessidades. Somente ele pode ser inteligente e conhecer todas as verdades. As pessoas a sua volta precisam acatar suas opiniões, se não o fazem, arrumam briga com ele.

6. São orgulhosos

A pessoa egoísta não sabe dizer “eu sinto muito” ou “desculpe-me”, porque isso seria admitir que ela errou. Ela prefere perder algo ou alguém que a ame muito a ter que admitir que falhou. E ela o faz, pois não se importa.

Quanto aos problemas, anseios ou dúvidas, somente as pessoas egoístas podem ter. Você deve sempre ouvi-las atentamente, mas, ficam irritadas se você trouxer qualquer preocupação sua para elas, pois os problemas são seus e não delas.

Advertisement

7. Não seguem regras

Seguir regras para os egoístas seria o mesmo que amarrá-los, eles não obedecem a nada nem a ninguém, ultrapassam sinais de trânsito, não gostam de cinto de segurança, podem trair o parceiro, dão sempre um jeito de não pagar impostos, pois nada se aplica a eles. Acreditam serem os mais importantes e melhores, principalmente porque eles possuem a convicção de serem especiais e por isso possuem privilégios diante do mundo.

8. Não assumem culpas

Os egoístas, por serem os “donos da verdade”, acreditam que a culpa é sempre de outro, nunca, será deles. Se ocorre algo de ruim, o cônjuge, os filhos, os amigos, qualquer um a sua volta será o responsável, menos ele. Imagina, se ele irá assumir suas responsabilidades, seria pedir muito, eles simplesmente, não se importam de ver alguém querido pagar por suas más escolhas, não sentem vontade alguma de concertar as coisas, porque acreditam que estão certo, e isso os torna-o superior a todos.

9. São agressivos

As pessoas egoístas não aceitam um “não” como resposta. Se você não fizer o que eles querem que você faça ou se você não concordar com o que eles impõem, é muito provável que eles reajam com raiva, agressão verbal e até mesmo física. Os egoístas possuem muitas peculiaridades, dentre elas estão: Além de não admitirem seus próprios erros, também são incapazes de esquecer esses erros e as pessoas nas quais eles jogaram a culpa. Pode passar anos, sempre que houver brechas, eles trarão a culpa de volta sobre as costas dessas pessoas.

Lembrem-se que se eles ficam irados, fazem coisas absurdas. A culpa sempre será dos outros, pois foram eles que os deixaram loucos. E, acreditem, muitos deles não mudam, eles se acostumaram a ser mesquinhos mesmo.

10. São carentes

Os egoístas sofrem de carência afetiva, precisam da atenção de todos a todo momento para sentirem-se felizes, nunca estão satisfeitos. São considerados, de início, inteligentes e amigáveis por muitos, até que alguém discorde deles, então se rebelam com ódio e agressividade. Não importa se a discórdia for familiar, com um amigo ou um estranho, o modo como reagem sempre será o mesmo e sempre o farão dessa forma: “Sou o dono da verdade e vocês têm o dever de proporcionar-me atenção e amor da maneira que eu quero e ponto final.”

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.