Como organizar uma lavanderia

Manter os ambientes da casa organizados torna tudo mais fácil, a lavanderia principalmente, pois é de lá que normalmente saem todos os utensílios necessários para manter a higiene do lar.

Renata Finholdt

Para cuidar, lavar e passar as roupas de toda a família, armazenar os produtos de limpeza e ter um espacinho para guardar as ferramentas do marido e ainda algumas vezes, objetos de cuidados com o jardim, é preciso organizar o espaço de forma cuidadosa.

Algumas dicas para manter a lavanderia organizada:

Cesto de roupa suja

Ter um cesto para roupas sujas é uma boa saída para que toda a roupa que precisa de lavagem possa ser armazenada de forma organizada. Este cesto pode ficar em um cantinho da lavanderia e assim essas roupas não se misturam com as que acabaram de secar e ainda precisam ser passadas.

Cesto de roupa limpa

Estas roupas limpas e não passadas, inclusive, precisam ter um cantinho para que fiquem organizadas aguardando o momento em que forem passadas a ferro. Para isso também é possível colocar um outro cesto para este tipo de roupa.

Tábua de passar

Muitas vezes, a tábua de passar fica armazenada na lavanderia. Se for dobrável é possível guardá-la ao lado da parede, no entanto se for uma tábua com armário embaixo você deve deixar um espaço para ela e aproveitar a parte debaixo, por exemplo, para guardar os panos de limpeza e pequenos tapetes que você possui. Estes panos podem estar armazenados em pequenas caixas, guardadas organizadamente dentro do armário. Não é indicado que use o armário da parte debaixo da tábua de passar para guardar material de limpeza. Principalmente se você tiver crianças em casa, pois estando baixo facilita o acesso dos pequenos e contribui para aguçar a curiosidade dos mesmos.

Advertisement

Armário

Sendo assim, é bom que haja na lavanderia um pequeno armário no alto para que os produtos de limpeza tais como: sabão em pó, amaciantes, água sanitária, detergentes e toda a série de produtos usados para a manutenção da higiene em sua casa fiquem fora do alcance das crianças. Neste armário inclusive, é possível também manter uma organização, deixando na parte mais acessível os produtos mais utilizados e na parte mais distante de ser alcançada aqueles que servirão de reposição. Sacos de lixo, sacos de aspirador e objetos menores podem ser organizados em caixas e guardados dentro deste armário.

Cabide de vassouras

Um porta vassouras colocado na parede pode ser a solução para os problemas de vassouras e rodos soltos, desta forma eles ficam bem organizados e não atrapalham o caminho.

Varal

Um varal de teto é uma indicação para secar as roupas naqueles dias em que a chuva ou o frio não permitirem que as mesmas sequem ao ar livre. Este varal pode ser pendurado na lavanderia, se houver espaço. É possível adquirí-lo de acordo com as medidas de sua lavanderia.

Baldes e bacias

Estes normalmente também ficam organizados neste espaço. Você pode organizá-los de maneira que um se encaixe no outro, contribuindo para que fique melhor arrumado.

Diversos

Já aqueles objetos que são deixados na lavanderia por falta de opção, tais como caixa de ferramentas e aparelhos de jardinagem, podem ter uma prateleira exclusiva para eles. Desta forma, não se misturam ao restante dos materias de limpeza e deixam o ambiente mais organizado.

Advertisement

Com tudo arrumado e organizado, as tarefas de casa ficam mais simples de serem efetuadas. Ponha em prática sua determinação em organizar seu lar e seja feliz.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.