5 fatos que ninguém sabe sobre a depressão

Há 5 fatos que não sabemos sobre a depressão, entretanto, se escolhermos ignorá-los podem destruir nossas vidas ou a vida de quem tanto amamos.

Roberta Preto

A tristeza é um sentimento comum dos seres humanos, assim como a alegria, ambas são condições típicas que nos acompanham em muitos momentos de nossas vidas, entretanto, elas não avisam quando chegam e nem despedem-se quando se vão.

Recentemente, conheci uma pessoa espetacular em um hospital, ele estava fazendo seus últimos exames, estivera internado por quase 4 meses, sendo que, desses meses, 8 dias foi em coma, pois caíra de um telhado numa altura de 7 metros quando estava trabalhando. Mas, sua história não acaba aí, o jovem de olhos verdes-esmeralda e um sorriso lindo, havia perdido seu pai que se suicidou e terminara um casamento de quatro anos, após a traição da esposa.

Ouvi toda sua história com muita atenção e a cada palavra que ele proferia mais eu me sentia abençoada por ter seu tempo e amizade. Todavia, o que mais me surpreendeu é como ele reagia a tudo aquilo, ele simplesmente sorria e dizia que sabia que Deus o amava.

Ele não culpou os céus por seus infortúnios, não odiava o pai dele, ao contrário, ele o amava ainda mais, entretanto, ele sentia muito por não poder “parar o tempo” e impedir o pai de desistir de sua própria vida. Contudo, sua fé rara o fez seguir em frente, tendo a certeza de que um dia eles serão uma família novamente.

Para muitos de nós encarar aflições e as perdas com um sorriso sincero e uma fé extraordinária como o jovem da história acima é quase que impossível, pois todos nós enfrentamos ansiedade ou desânimo em algumas fases de nossas vidas e, quando as coisas não dão certo, tendemos a buscar culpados e jogarmos nossas frustrações em alguém. Muitos de nós culpamos Deus quando alguém que amamos sem aviso prévio se vai e nos deixam apenas com a saudade e a culpa de não termos dito ou feito o suficiente pelo ente querido.

Advertisement

Olhar para o rapaz naquele hospital, depois dele ter passado por tanto sofrimento com uma fé inabalável, fez-me lembrar de um artigo especial sobre depressão. Havia uma citação que descrevia o amor de Deus: “Esse amor nunca muda. (…) Está lá para vocês quando estiverem tristes ou felizes, desanimadas ou esperançosas. O amor de Deus está lá para vocês quer sintam que o mereçam ou não. Ele está sempre lá, simples assim. (…)Nunca, jamais duvidem disso, e nunca endureçam o coração.”

Muitos, por não saberem lidar ou aceitar as perdas da vida, tornam-se doentes e existem 5 fatos que ninguém sabe sobre depressão, mas, precisam e devem atentar-se. São eles:

1. Ela engana qualquer um

Cuidado! Ela pode roubar sua vida, caso você a ignore ou imagine ser forte o suficiente para não se permitir ficar doente. Lembre-se: Somos humanos e todos nós, independente de qual seja nossas condições, se não cuidarmos com as tristezas da vida, podemos adoecer profundamente, e sim, podemos morrer de depressão. Se você não está doente, mas conhece alguém que você ama que esteja, tenha cautela e muita paciência com essa pessoa.

Exigir que ela seja forte não será o bastante, se você se importa com ela, “segure firme suas mãos e não solte”, pois ela pode precisar de suas mãos, ou até mesmo de suas costas para “carregá-la” ao médico, hospital ou passeios. É bem provável que ela esteja no seu limite e se você não quer perdê-la, você não desacreditará dela e jamais irá abandoná-la.

2. Não escolhe idade

A depressão infantil é mais caracterizada por anedonia, que nada mais é que a incapacidade da criança se divertir como as outras crianças o fazem, geralmente elas se “escondem” de tudo e todos, estão sempre tristes e muitas delas quando não cuidadas, também se suicidam como os adultos.

Advertisement

Sabe-se que se pudéssemos nunca permitiríamos que a felicidade nos deixasse, no entanto, as dores são parte essenciais de nossa jornada. Infelizmente, essa doença é tão assustadora e pode-se considerar parente legítima da morte, pois quando não cuidada, leva qualquer um ao encontro dela.

O maior problema é quando ela atinge uma criança que pouco sabe se defender e muitas delas entregam-se a essa dor, então, ela suga tudo dessa criança, sua vitalidade, alegria, sonhos, amor e a esperança.

3. Ela não cura facilmente

“A depressão é o mal do século XXI”, essas foram palavras ditas por Silvia Ivancko, psicoterapeuta e psicóloga em 2006.

Engana-se quem pensa em combater uma depressão sozinho, ela não é uma tristeza passageira, é uma tristeza profunda que não pretende ir embora até que sua vítima pare de respirar.

Alguns lutam, todavia, por mais que você se esforce para sair, não conseguirá sair sozinho, será preciso buscar ajuda de pessoas confiáveis, com competência profissional. Também é preciso aceitar o apoio da família e de amigos queridos, e acima de tudo isso, encontre ajuda divina, ore e tenha fé. Você é um filho precioso de Deus, não tente dar fim a sua vida. Há sempre uma escolha e nela um novo recomeço, portanto, não desista de sua vida.

Advertisement

4. Ela não é uma “frescura”

A depressão é uma doença mundial que rouba muitas vidas. Enganar o doente e quem está próximo é sua especialidade. Ela faz o doente acreditar que é uma tristeza momentânea e também faz com que seus familiares e amigos pensem que é apenas uma “frescura” ou um momento de “franqueza” do indivíduo.

Em 2006 como a psicoterapeuta e psicóloga Silvia Ivancko havia relatado sobre “a depressão ser a doença do século XXI”, ela também concluiu: “Muitos acreditavam que o indivíduo que perdia o interesse pela vida era preguiçoso ou era falta de caráter.” Devido a tantos episódios reais que temos assistido e muitos temos vivido e sofrido durante todos esses anos, a depressão encontrou seu verdadeiro lugar, atualmente, é vista como um dos piores males que há no mundo.

Lembre-se que ao invés de usar palavras duras, críticas ao seu familiar, amigo ou até mesmo conhecido que sofra desse mal, procure primeiro ajuda para você, pois você não tem ideia da gravidade dessa doença. Há muitos profissionais qualificados e prontos para ajudar o doente e a família, e através desse preparo, você estará pronto para ajudar ou até mesmo, carregar no colo quem você muito ama. A depressão costuma matar de dentro para fora e não de fora para dentro.

Quando amamos verdadeiramente somos os braços, pernas, mente e coração, nós nunca deixamos nossos familiares, amigos ou parceiro para trás.

5. Ela não tem preferências

A depressão é uma doença que não possui preferências. Cerca de 1 milhão de pessoas morrem no mundo por causa dela. O mais triste é que ela não é fácil de ser detectada e muitos morrem sem sequer saberem que sofriam desse mal. Geralmente suas vítimas são dos homens mais simples aos mais arrogantes, atinge os lares dos mais ricos e também está no meio dos pobres.

Advertisement

Percebe-se que ela está acima de ser apenas uma “trivial tristeza” é algo de uma gravidade alarmante e todos nós precisamos nos atentar a tal situação quando esta tentar se infiltrar em nossas vidas ou na vida das pessoas que amamos.

Sabe-se que a saúde é tudo o que nos mantém vivos e se a perdemos, perdemos tudo! Somos presenteados com a vida, alguns nascem com muito, outros com bem pouco, mas o que realmente importa é ter saúde para se viver a vida ao lado das pessoas que merecem nosso amor.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.