Bebê tem que arrotar toda vez que mama?

Os filhos sempre serão nossos bens mais preciosos. Mantê-los seguros é nossa prioridade.

6,547 views   |   34 shares
  • A eructação, mais conhecida como arroto, é uma das principais preocupações das mães sobre seus bebês. Eles arrotam porque quando estão mamando os bebês engolem ar que acumulam no estômago e intestino. Normalmente a eructação ocorre quando o ar volta sob o pescoço e é liberado pela boca.

  • O fato do bebê ser muito novo, faz com que o sistema digestivo não esteja preparado para ajudar o bebê a soltar a eructação sozinho e cabe aos pais e familiares proporcionarem essa "ajudinha".

  • Infelizmente, alguns bebês sofrem de refluxo, o que causa mais medo em muitas mães. Colocar o bebê na posição vertical após mamar é a coisa certa a fazer, agora ter medo não é necessário, com muita cautela e preparo as coisas sempre dão certo.

  • Os pais precisam estar em alerta sobre a saúde de seus filhos sempre, evitar lugares sem ventilação, colchões muito macios, cobertores ou mantas muito fofos ou grossos, esse cuidado é necessário para a segurança deles, pois isso pode prejudicar a saúde dos bebês, pois eles carecem de lugares arejados.

  • Alguns passos são importantes a serem seguidos quando se tem um bebê em casa:

  • O bebê não é obrigado a arrotar

  • Todas as vezes que os bebês mamam, não é obrigatório colocá-los para arrotar, mas é importante. Alguns bebês levam quase 30 minutos após sua amamentação para liberar o arroto e também pode acontecer dele não arrotar, pois nem sempre o ar é engolido. Entretanto, ajudá-los nesse processo é essencial, porque permite a evacuação do ar inalado durante sua alimentação. Também pode prevenir que ele regurgite ou que engasgue com o leite, e também pode evitar o desconforto e dores na barriguinha deles, as famosas cólicas.

  • Bater nas costas do bebê pode ajudar

  • Bater levemente nas costas do bebê, mantendo-o na vertical, irá ajudá-lo na eliminação desse ar que foi engolido durante a amamentação, alguns engolem mais que outros. Geralmente, os bebês que são alimentados na mamadeira são propensos a sofreram mais desse incômodo, pois quando estão amamentando, a mamadeira continua a liberar o leite, mesmo que o bebê não esteja mais sugando, então o bebê precisa engolir esse leite e com ele o ar. Diferente do leite materno que só é liberado quando o bebê suga, ou seja, o leite vem regulado.

  • Advertisement
  • Posição para dormir

  • É necessário que os bebês arrotem até os 6 meses, assim os sistemas digestivos deles irão adquirir maturidade e essa preocupação de muitos pais deixará de existir. Mesmo que seu bebê tenha dormido durante a amamentação sem arrotar, isso não é algo desesperador, deixe-o descansar, ele pode arrotar durante o sono. O importante é sempre colocá-lo para dormir de lado ou colocá-lo para dormir de barriguinha para cima com a cabeça suspensa. Essas posições não permitem que os bebês se engasguem com o leite e nem se asfixiem no travesseiro.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.

Bebê tem que arrotar toda vez que mama?

Os filhos sempre serão nossos bens mais preciosos. Mantê-los seguros é nossa prioridade.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr